Física & Química

Sublimação, o que é? Definição, principais características e exemplos

A sublimação é um processo físico que transforma substâncias direto da fase sólida para fase gasosa, sem passar pela fase líquida

Atualizado em 06/10/2020

Uma das características principais do processo de sublimação é sua mudança de fase, ou seja, uma substância passa direto do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa.

Entretanto, o ponto chave da sublimação é que ela não necessita passar pelo nível intermediário que é o responsável pela agitação de partículas, conhecido como a fase líquida.

Características da sublimação

Em suma, alguns fatores são importantes para que ocorra o processo de sublimação, como por exemplo, a pressão. Em outras palavras, a pressão exerce um papel direto na temperatura e isso faz com o que a substância altere a sua fase.

Tudo Gostoso

Para exemplificar, pode-se observar a pressão em torno da água. Ela é baixa suficiente e isso faz com que sofra um ponto triplo. Nesse ponto, existem quantidades iguais em ambos estados.

Dessa forma, a sublimação da água se dá abaixo do ponto triplo. É importante ressaltar que substâncias divergentes apresentam pontos triplos também diferentes.

No que tange o processo de sublimação, pode-se traçar as propriedades físicas da temperatura e da pressão. Em suma, a temperatura tem dois pontos. Em alguns casos o material precisa sofrer condições de extremo calor, enquanto em outros o processo ocorre em temperatura ambiente.

Diagrama de fases

Geralmente, para se descobrir o estado físico de uma substância é necessário, primeiramente, conhecer os valores da temperatura e da pressão na qual ela está submetida. Isso é feito por meio de diagramas.

Em síntese, cada substância apresenta um diagrama e esses valores podem ser observados por meio de experimentos. Contudo, o chamado diagrama de fases é dividido em três regiões, elas representam os três estados, sólido, líquido e gasoso.

Sublimação química, o que é? características e exemplos
Física Comentada

Outra característica é que as linhas que delimitam as regiões do diagrama são responsáveis por apontar em quais pontos a substância muda de fase. Em suma, o ponto triplo do diagrama mostra a temperatura e a pressão que pode coexistir a substância nas três fases.

Abaixo desse ponto se localiza a curva de sublimação. Em síntese, as posições são o que definem os valores da pressão e da temperatura em que acontecerá o fenômeno da sublimação.

Exemplificando, quando um sólido que está submetido a uma pressão menor que a do ponto triplo é aquecido, ele passará diretamente para o estado gasoso.

Mudança de fase e purificação de substâncias

Alguns fatores devem ser observados no que tange a troca de fase das substâncias. Isso porque, elas são encontradas nos três estados físicos e são as condições expostas que determinam este fator.

Sublimação química, o que é? características e exemplos
Oxílumen

Outra característica é que as substâncias também podem passar pelo processo de transformação em decorrência do aquecimento e resfriamento, quando cedem ou absorvem calor.

Além disso, cada fase em que são transformadas, as substâncias recebem um nome conforme o estado inicial e final. A fase final determinada como sublimação é usada na técnica de purificação dos sólidos.

Entre algumas maneiras de purificação de substância está a sublimação. Em suma, algumas matérias passam com mais facilidade por esse procedimento.

Exemplos onde ocorre sublimação

Um exemplo bem conhecido e utilizado é a naftalina. Popularmente usado como um repelente contra insetos e também em gavetas, roupas, o processo de sublimação se dá à medida que essa substância perde seu peso e começa a evaporar-se.

Dessa forma, a naftalina se converte em gás em consequência das baixas temperatura e da pressão.

Sublimação química, o que é? características e exemplos
Cultura Mix

Outra substância em que ocorre o fenômeno da sublimação é o Iodo. Em suma, essa substancia em temperatura ambiente passa de forma lenta do estado solido para o gasoso.

Além disso, o calor é responsável pela aceleração do processo de sublimação. Quando se encontra em temperatura acima de 113,7°C o iodo se forma em estado líquido.

Por fim, um dos exemplos mais conhecidos é o gelo-seco. Em síntese, o ponto triplo do CO2 (gás carbônico) ocorre quando a pressão é de 5 atm. A sublimação dessa substância se justifica devido à pressão do ambiente que é de 1 atm.

O que achou dessa matéria ? Que tal ler também sobre Estados físicos da água, quais são? Quantos são? E as mudança dos estados

Fonte: Educa Mais Brasil, Portal São Francisco, Info Escola, Toda Matéria,

Imagem: Tudo Gostoso, Física Comentada, Cultura Mix, Oxilúmen, Ehow e Super Abril