Física & Química

Stephen Hawking, quem foi? – Biografia, carreira, doença, feitos científicos

Stephen Hawking foi um astrofísico inglês que desenvolveu diversas teorias sobre buracos negros. Ele também é responsável pela teoria da origem do Universo.

Atualizado em 02/10/2019

Stephen Hawking, nasceu em 8 de janeiro de 1942 e foi um dos maiores cientistas de todos os tempos. Físico e teórico britânico, ele foi responsável por várias grandes descobertas da astrofísica moderna. Como, por exemplo, o funcionamento dos buracos negros. Também foi vencedor de vários prêmios, entre eles, o Prêmio Especial de Física Fundamental.

Nascido em Oxford, Inglaterra, Stephen William Hawking era filho do médico Frank Hawking e da Filósofa Isabel Hawkings. Seu pai estudou Medicina na Universidade de Oxford e sua mãe se graduou em Filosofia, Política e Economia na mesma universidade.

Desde criança, Stephen já se mostrava diferente. Já aos seis anos gostava de construir trens de brinquedo. Seus colegas o apelidaram de Einstein, pois era muito inteligente. Segundo ele, matemática era uma matéria muito simples, por isso se interessava mais por física e astronomia.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Fonte: A Mente é Maravilhosa.

Os casamentos de Stephen Hawking

Aos 17 anos entrou para a Universidade de Oxford após ganhar uma bolsa de estudos. Mesmo sendo o mais jovem da turma, Stephen Hawking pegou seu diploma em física. Logo depois, em 1962, entrou para um mestrado Trinity Hall College, em Cambridge, onde formou-se com honrarias.

Durante a graduação, ele conheceu sua primeira esposa, Jane Wilde. Com quem se casou em 1965 e teve três filhos Robert, Lucy e Timothy.

Fonte: New In Town.
Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Stephen Hawking com esposa e filhos – Fonte: Ponteiro.

No entanto, o casamento durou até 1990. Cinco anos mais tarde, sua enfermeira Elaine Mason se tornaria a nova esposa. Mas o relacionamento também não funcionou e, em 2006, houve um novo divórcio. A separação o deixou mais próximo de seus filhos e, consequentemente, da ex-esposa.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Fonte: Expresso.

Doença

Um fato importante da vida de Stephen Hawking é a doença com a qual teve de conviver por toda a vida. Aos 21 teve que ser levado ao médico após cair de patins. O diagnóstico, então, foi esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa progressiva que atinge os neurônios motores. Dessa forma, promovendo a atrofia dos músculos e sua paralisação total.

Na ocasião, o médico disse que ele só teria mais três anos de vida. Mesmo com a trágica notícia, Stephen decidiu se casar, passando toda a cerimônia apoiado numa bengala.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Fonte: El País.

Mais tarde, em 1970, ele para de andar e é obrigado a utilizar uma cadeira de rodas. Nessa época, ele já era bastante conhecido e trabalhava no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Também já era pai de três filhos. Em 1985, sua saúde foi agravada por uma pneumonia, sendo assim precisou ficar ligado a um respirador artificial.

A sugestão dos médicos era de desligar o aparelho, mas sua esposa Jane não autorizou e o levou de volta para casa, onde foi submetido a uma traqueostomia. Sendo assim, ficou impossibilitado de falar pelo resto da vida. Então, passou a usar uma voz computadorizada para se comunicar.  Hawking viveu dessa forma até seus 76 anos, falecendo em 14 de março de 2018.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Fonte: Update or die.

Importantes feitos científicos

Stephen Hawking tem seu nome em 15 publicações científicas. Também é o autor de algumas teorias fundamentais da física moderna pautadas nas teorias da gravidade, termodinâmica e mecânica quântica. Apesar de sua doença, ele entrou para a literatura científica com livros de cunho científico.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Stephen Hawking e colegas – Fonte: IAS.

O mais célebre de seus teoremas, é o de singularidade. Juntamente com o físico inglês Roger Penrose, ele provou que pontos onde o espaço-tempo é infinitamente curvado podiam se formar no interior de buracos negros. Esses pontos são as singularidades, onde a força gravitacional de um buraco negro pode atrair qualquer coisa no espaço.

Assim também sugeriu a lei de que a área superficial de um buraco negro nunca se altera. Dessa forma, mostrou que os buracos negros poderiam ser estudados a partir de sua massa, momento angular e quantidade de carga elétrica.

Além disso, Stephen Hawking foi responsável pela ideia de que uma pequena quantidade de radiação eletromagnética pode escapar da grande força gravitacional dos buracos negros. Portanto, Radiação Hawking seria responsável pela evaporação completa do conteúdo deles.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Fonte: Tech Ao Minuto.

Uma de suas mais polêmicas teorias, no entanto, foi sobre a formação do Universo. Essa é explanada em “Uma Breve História do Tempo” de 1988. Ele utilizou como base as teorias da Relatividade Geral e Mecânica Quântica. Porém, o livro chama a atenção pela escrita simples e ilustrações criativas.

A ideia, portanto, era demonstrar seus estudos para que leigos pudessem entender. O sucesso foi tamanho que o livro foi traduzido para 30 idiomas.

Outra obra seguindo a ideia de facilitar a leitura trazendo teorias cosmológicas mais recentes sobre o espaço foi “O universo numa casca de noz”, de 2001. Ele teve sua vida retratada no filme “A Teoria de Tudo”, de 2014.

Stephen Hawking - a biografia de um dos maiores físicos modernos
Stephen Hawking e o ator que o interpretou em “A Teoria de Tudo”, Eddie Redmayne – Fonte: RFM.

Se interessou sobre a biografia desse cientista? Então, vem ler a desse antecessor Galileu Galilei, quem foi? Principais inventos e obras que o consagraram.

Fontes: Brasil Escola e eBiografia.

Imagem de destaque: Physics World