Para quem ama astronomia, a Semana Mundial do Espaço é um momento único e prazeroso durante o ano. Isto porque, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os dias 4 a 10 de outubro, anualmente, em comemoração às contribuições da tecnologia espacial para a vida humana.
Além disso, a data serve para relembrar acontecimentos marcantes da era espacial, a realização de programas educativos e ações de conscientização sobre a importância das pesquisas no Espaço.
Dessa forma, vamos aprender um pouco mais sobre a Semana Mundial do Espaço, principalmente como ela foi criada. Nesse ínterim, separamos alguns marcos relevantes da ciência para a Terra, através dos estudos na atmosfera.
Como foi criada a Semana Mundial do Espaço?
Como dito anteriormente, a ONU foi quem criou a Semana Mundial do Espaço. Só que isto aconteceu em 1957, em comemoração aos acontecimentos da época, que marcaram a história da era espacial.
A propósito, o satélite Tancredo I foi desenvolvido por estudantes brasileiros, da Escola Municipal Presidente Tancredo Almeida Neves, em Ubatuba, na cidade de São Paulo.
Após finalizado, foi lançado ao Espaço, em 2017, em parceria com a Agência Espacial Japonesa e a Agência Espacial Brasileira. Posto que, essa criação foi fruto da Semana Mundial do Espaço.
Posteriormente, o professor Candido Moura, responsável pelo Projeto UbatubaSat, que orientou os alunos no desenvolvimento do Tancredo I, iniciou a construção do satélite Tancredo II.
Ainda mais, os acontecimentos abaixo foram os principais motivos da ONU em estabecer uma semana inteira de celebração, incentivo ao estudo do espaço sideral e eventos temáticos.
Sputinik I
O Sputnik I foi lançado no dia 4 de outubro de 1957, sendo o primeiro satélite terrestre construído pelo homem. Este possuía 58 centímetros de diâmetro em esfera de alumínio e pesava 83 quilos.
O satélite se manteve durante 21 dias coletando informações sobre meteoritos, radiação cósmica e temperaturas da atmosfera. Ao passo que, contava-se cerca de 96,2 minutos para o Sputnik-1 dar a volta na Terra.
Nesse meio tempo, ao completar 57 dias em órbita, foi destruído pelo calor ao chegar na atmosfera terrestre. Em suma, a Semana Mundial do Espaço celebra esse acontecimento com muito orgulho.
Tratado do Espaço Exterior
No dia 10 de outubro de 1967, foi assinado, pelos estados membros da ONU, o Tratado do Espaço Exterior.
De forma geral, o acordo determina que não pode haver armas nucleares ou bases militares no Espaço, porque todos os países podem realizar pesquisas espaciais em benefício do mundo inteiro.
Por isso, a Semana Mundial do Espaço comemora esse marco tão importante, que uniu as nações em proteção ao espaço sideral. Em contrapartida, o documento define regras e normas para manter a ordem e regulamenta as atividades espaciais de cada país.
Sem dúvida, a ciência espacial já provou o seu valor. A saber, as máquinas fotográficas, os sensores digitais, o GPS e imagens de satélite da Terra que temos hoje, são resultados de pesquisas no Espaço.
Em suma, a Semana Mundial do Espaço tem o objetivo de inspirar alunos no estudo científico e unir o mundo em prol da educação espacial, visto que são iniciativas que podem atrair futuros profissionais da área.
O que achou dessa matéria? Se gostou, corre pra conferir essa outra aqui: Lua Azul – O que é, quando ocorre, características e fenômenos no céu
Fontes: Esero, History, ONU News I, ONU News II
Imagens: Uol, Army University, Sputinik Mundo e Jornal Ciência