Biologia

RNA, o que é? Definição, estrutura, produção, função e principais tipos

RNA, ou ácido ribonucleico, é um tipo de ácido nucleico, uma molécula responsável pela síntese de proteína e formada por nucleótidos.

Atualizado em 26/05/2020

O RNA, do termo em inglês RiboNucleic Acid (ácido ribonucleico), é um ácido nucleico responsável pela síntese de proteínas. Assim como no DNA, essa molécula é formada por nucleotídeos, que formam uma espécie de cadeia. Os nucleotídeos são, assim, divididos em grupos, sendo fosfato, açúcar e uma base nitrogenada.

Em síntese, o RNA é formado a partir da molécula de DNA. A formação ocorre por meio do processo de transcrição, dentro das células do corpo. As duas moléculas, RNA e DNA, apresentam características semelhantes, porém, com algumas diferenças.

Ou seja, as moléculas de ácido nucleico são formadas por bases nitrogenadas, como a adenina, guanina, citosina e uracila. No DNA, entretanto, ao invés da uracila, a base nitrogenada presente é a timina. Além disso, essas bases são classificadas em dois grupos, sendo as purinas (adenina e guanina) e as pirimidinas (citosina e uracila).

Estrutura do RNA

De forma geral, o ácido ribonucleico é composto por uma cadeia de nucleotídeos que se intercalam por meio de ligações fosfodiéster. O açúcar presente no ácido ribonucleico é a ribose, enquanto que no DNA, é a desoxirribose. As bases nitrogenadas e o açúcar são as características que diferem as duas moléculas.

Outra característica estrutural é em relação à formação das moléculas. Isso porque o DNA é composto por dupla fita. Enquanto isso, o RNA é formado por uma única fita.

Além disso, diferente do DNA, o ácido ribonucleico não forma dupla-hélice, mas possui composições tridimensionais bem complexas.

RNA, o que é? Definição, estrutura, produção, função e principais tipos
Estrutura do DNA e RNA.

Com isso, a estrutura do ácido ribonucleico é formada por um açúcar – no caso, a ribose -, as bases nitrogenadas e um fosfato. Neste sentido, as bases nitrogenadas se dividem de duas formas. Ou seja, a ligação entre adenina (A) e guanina (G) representa as bases purinas. Enquanto isso, as bases pirimidinas são a citosina (C) e a uracila (U).

Para que o RNA seja formado, a molécula de DNA serve como uma espécie de molde para composição do ácido ribonucleico. O processo é denominado transcrição e ocorre no núcleo celular, onde o DNA libera uma fita complementar para o ácido ribonucleico. Assim, a informação contida nas moléculas de ácido nucleico é formada por DNA → RNA → Proteína.

Tipos de RNA

A função principal do RNA é a produção de proteína. Dessa forma, podemos classificar a molécula em três tipos, sendo o RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossômico (rRNA) e RNA transportador (tRNA).

Por conta das divisões, a molécula de ácido ribonucleico se classifica como intermediária durante o processe de síntese das proteínas. Assim, o DNA consegue ser traduzido em forma de proteína.

Em síntese, o ácido ribonucleico mensageiro, ou seja, RNAmrepresenta a molécula que leva as informações do DNA. Em outras palavras, as proteínas são formadas e, por meio desse processo, ocorre a tradução do DNA. Já o ácido ribonucleico transportador, também chamado de RNA de transferência, é responsável pelo transporte de aminoácidos.

RNA, o que é? Definição, estrutura, produção, função e principais tipos
A molécula de ácido ribonucleico é formada a partir da molécula de DNA, no processo denominado transcrição.

Assim, por meio do transporte, ocorre a formação de novas proteínas. Pela formação composta por quatro alças, o RNAt é conhecido, também, como trevo de quatro folhas.

Por último, o RNAr, ou o ácido ribonucleico ribossomal, é responsável pela formação dos ribossomos. Assim, eles são formados para que a síntese de proteínas possa ocorrer no núcleo celular. Vale destacar que as células, neste caso, apresentam 80% de RNA formadores de ribossomos.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também como o Corpo Humano é divido e quais Sistemas fazem parte do corpo dos seres humanos.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria e Biologia Net 

Imagens: Science, Tes e Khan Academy

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.