Biologia

Ribossomos, o que são? Definição, como surgem, composição e estrutura

Os ribossomos são estruturas citoplasmáticas não membranosas presentes nas células procariontes eu eucariontes de todos os seres vivos.

Atualizado em 01/02/2020

Os ribossomos são constituídos por citoplasmas que não possuem membrana. Além disso, fazem parte tanto do seres procariontes como dos eucariontes, sendo muito importantes para que uma célula se regenere. Possuem o formato de um grão, além de serem fundamentais para que uma célula cresça.

Nos seres eucariontes, os ribossomos possuem como estrutura quatro tipos de RNA, ácido ribonucleico, além de diferentes proteínas que completam sua formação. No total os ribossomos possuem 80 tipos de proteínas. Dessa forma, as proteínas presentes no ribossomo são produzidas no interior no núcleo e levadas para o citoplasma.

Ao observar os ribossomos notou-se que as partículas são divididas de duas maneiras, sendo a subunidade maior e subunidade menor. Nesse sentido, os processos ocorrem de maneira separada saindo do núcleo, porém ocorre dentro do citoplasma a união das duas subunidades ocasionando no ribossomo funcional.

Ribossomos, o que são? Definição, como surgem, composição e estrutura
Exemplo de organela com compostos celulares, além do ribossomo. Fonte: Escola Educação

O ribossomo funcional possui a tarefa de garantir a síntese de proteína. Em seguida, após os processos que ocorrem a partir do transporte das subunidades, é possível observar o que chamamos de sítios de ligação. Ao todo, são formados quatro tipos diferentes de sítio, chamados de sítio P, A e E, além de um sítio maior responsável pela ligação da molécula de RNA.

Função dos ribossomos

As células do corpo dos seres vivos necessitam constantemente de energia e proteína. As proteínas formadas no interior das células advém do trabalho dos ribossomos responsáveis pela condensação de proteína no interior das células. Assim, é fácil encontrar a presença de ribossomos em células que geram grande quantidade de proteína, como o pâncreas.

Quando uma célula produz uma quantidade elevada de atividade metabólica o ribossomo é denominado de polirribossomos. Quando um ribossomo é encontrado no citoplasma significa que são ribossomos livres e a ação da síntese proteica vai diretamente para o citosol. No entanto, quando os ribossomos são ligados, as sínteses proteicas são direcionadas às membranas.

Diferença entre o ribossomo de procariotos e eucariotos

Quando comparamos o ribossomo de células eucariontes e procariontes é possível observar que existem muitas semelhanças. Entretanto, alguns aspectos devem ser considerados como, por exemplo, o tamanho do ribossomo.

Ribossomos, o que são? Definição, como surgem, composição e estrutura
Exemplo de célula procarionte e eucarionte. Fonte: Brasil Escola

Isso porque, nas células eucariontes o ribossomo aparece maior em relação às células procariontes. Além disso, a composição desses citoplasmas se apresentam de forma mais complexa nas células eucariontes.

Você sabia?

  • A única célula em que o ribossomo não é encontrados é no espermatozoide, ou seja, nas células sexuais masculinas;
  • Além do ribossomo, uma organela celular é composta por mitocôndrias, retículo endoplasmático, aparelho de Golgi, lisossomos, peroxissomos, vacúolos e plastos.

O que achou da matéria? Se gosta do tema, aproveita o embalo pra conferir mais temas aqui no site como, por exemplo, o que é Ecossistema e Hereditariedade.

Fontes: Educa mais Brasil, Brasil Escola e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Petiscos

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.