O Rio Tigre é o rio que, junto ao Rio Eufrates, delimita a Mesopotâmia, cortando a Turquia, Síria e o Iraque.
Com cerca de 1.850 quilômetros de extensão, o Rio Tigre foi a fonte principal das antigas civilizações mesopotâmicas.
Mesopotâmia, que significa “terra entre rios”, faz alusão aos rios Tigre e Eufrates. É uma região conhecida por ser um dos berços da civilização humana.
Características
De antemão, o Rio Tigre é frequentemente citado na Bíblia e na História Geral. Ele é formado por dois rios provenientes do planalto da Anatólia, constituindo uma confluência em formato de um tilt.
Contudo, Tigre possui diversos afluentes, entretanto, os principais são: Pequeno Zab, Grande Zab, Diyala e Adhaim;
Por todo o percurso de 1.850 quilômetros de extensão do Tigre, o tempo é geralmente quente e sem muitas chuvas, mas mesmo assim, os agricultores conseguem plantar na região.
A princípio, o curso d’água tem o índice pluviométrico muito baixo e a região é árida. Além disso, o solo nas margens é salino.
Entretanto, ao longo do seu curso a paisagem muda, indo das grandes plantações irrigadas até os desertos desabitados.
Localização
O Rio Tigre está localizado no sudoeste da Ásia, ao leste o Rio Eufrates. Ele nasce na Turquia, atravessa o Iraque e segue até o Golfo Pérsico.
Sua nascente, na Turquia, começa na encosta leste dos montes. Seguindo seu curso, o rio passa ao longo de Amida (a moderna Diyarbakır), onde a estrada real da Assíria para a Anatólia cruza o rio.
Durante o percurso, o Tigre passa nas cidades Nínive e Assur, além de receber águas dos rios Grande, Pequeno Zab, Batman e Diyala. A partir deste último, é que o curso d’água passa a receber pequenos navios.
Posteriormente, o Tigre segue pelo Iraque. Em Al Qurnah se junta ao Eufrates e formam a costa dos árabes. Após isso, o rio finalmente deságua no Golfo Pérsico.
A importância do Rio Tigre
Em síntese, na região, uma das cidades que foram denominadas em referência ao Império Romano Assírio, foi a cidade de Assur. Niníve, capital da Assíria, também surgiu às margens do Rio Tigre.
Dessa forma, as principais cidades modernas às margens do Tigre são Bagdá e Mossul, ambas no Iraque.
Analogamente, o Tigre também prestigiou a Civilização Suméria, que utilizou suas águas para irrigar Lagash, em 2.400 a.C.
Ademais, o curso d’água faz parte da região do Crescente Fértil, que tem o formato de lua e o solo prolífero. Assim, o local é privilegiado pelos rios Jordão, Eufrates, Nilo e o Tigre.
Agora que você sabe tudo sobre o Rio Tigre, veja o que é Crescente Fértil, sua definição e história do berço da civilização.
Fontes: Info Escola, Escola Britannica, Toda Matéria.
Imagens: Talos, The New York Times, Southwest Asia Geography, Uol, Egito Antigo,