Biologia

Protozoário, o que é? Definição, classificação e principais características

Protozoário é um ser eucarionte, unicelular e heterótrofo. Possuem reprodução sexuada e assexuada e podem transmitir doenças como a malária.

Atualizado em 12/03/2020

Protozoários são seres encontrados em ambientes úmidos ou com presença de água. Além disso, são classificados como seres eucariontes constituídos por apenas uma célula e podem produzir seu próprio alimento. Assim, são seres que possuem estilo de vida livre. Porém, algumas espécies de protozoário são encontradas no corpo de outros seres vivos, como nos humanos.

Por conta disso, alguns protozoários são responsáveis por doenças como amebíase, tricomoníase, toxoplasmose, leishmaniose (visceral e tegumentar), doença de Chagas e malária. Assim, o principal protozoário responsável pelas doenças humanas são os parasitas.

A reprodução desses organismos celulares pode ocorrer de forma sexuada ou assexuada. Dessa forma, na reprodução assexuada ocorre a divisão binária. Enquanto isso, na reprodução sexuada há a formação do zigoto a partir da fusão dos organismos.

Características do protozoário

De acordo com a forma como os protozoários se locomovem na água, eles são divididos em quatro grupos: ciliados, flagelados, rizópodes e esporozoários.

Protozoário, o que é? Definição, classificação e principais características
Protozoários do gênero Trichonympha. Fonte: Science Source

Os protozoários ciliados recebem esse nome porque possuem uma estrutura denominada cílios que os ajudam na locomoção, sendo o Paramecium um exemplo. Já os flagelados são aqueles que utilizam fragelos para se locomovem, como os Tripanosoma cruzi. Além disso, a doença de Chagas é causada por esse tipo de protozoário.

Alguns protozoários possuem a capacidade de modificarem a estrutura corporal para se locomoverem. Isso ocorre porque possuem prolongamentos citoplasmáticos chamados de pseudópodes. Assim, os protozoários são constituídos de pseudópodes são chamados de rizópodos, sendo a ameba um exemplo desse grupo.

Classificação

A classificação dos protozoárias é considerada complexa e contestável. Isso porque, os pesquisadores acreditam que possa existir diversos filos dentro do Reino Protista. Porém, a fim de simplificar os estudos sobre os protozoários, apenas seis filos são considerados.

Protozoário, o que é? Definição, classificação e principais características
Exemplo de protozoário do Filo Foraminifera. Fonte: JP trabalhos

Nesse sentido, os principais filos do Reino Protista são:

  • Filo Rhizopoda: são aqueles que utilizam pseudópodes para se locomover, como os rizópodos.
  • Filo Actinopoda: possuem pseudópodes que são utilizados na locomoção, porém, apresentam o formato afilado.
  • Filo Foraminifera: são os protozoários que apresentam carapaça externa à célula, rica em perfurações de onde saem os pseudópodes.
  • Filo Aplicomplexa: são os protozoários que não apresentam formas de locomoção, ou seja, são esporozoários.
  • Filo Zoomastigophora: são aqueles que apresentam como forma de locomoção os flagelos.
  • Filo Ciliophora: são aqueles em que o cílio é utilizado como forma de locomoção.

Você sabia?

  • Por não possuir estrutura locomotora os protozoários são levados pelo ar, água e até por animais;
  • A malária é uma doença causada pelo parasita Plasmodium vivax;

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir essa matéria sobre o Reino Animal.

Fontes: Educação Globo, Brasil Escola e Toda Matéria

Fonte imagem destaque: Discutindo Biologia

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.