Precessão, o que é? Definição, quando ocorre e rotação de equinócios

A precessão é o período do ano em que a Terra possui dias e noites com a mesma duração, distribuídas entre dois hemisférios terrestres.

Precessão

A precessão dos equinócios, mais conhecida como “O Grande Dia”, acontece a cada 25.770 anos. Isto porque a Terra se movimenta na rotação de forma inclinada, demorando esse tempo para completar uma volta em torno do eixo de sua eclíptica. Além disso, o nome está relacionado à capacidade de antecipar ou preceder os equinócios.

Dessa forma, este fenômeno é comparado ao giro de um peão desequilibrado, que também roda no eixo inclinado. Ao passo que, o movimento da Terra é lento, pois seu eixo de inclinação é de 23,5°, sendo imperceptível aos seres vivos. Se considerarmos o período de um ano, esta movimentação é de menos de 1° de deslocamento.

Por isso, vamos aprender um pouco mais sobre a precessão, suas causas e consequências. Ademais, esse movimento foi descoberto por Hiparco de Alexandria, que observou alterações na posição dos astros, isto aconteceu na Grécia Antiga no ano de 129 antes de Cristo.

O que é precessão?

O período do ano em que a Terra possui dias e noites com a mesma duração é chamado de precessão de equinócios. Como dito anteriormente, a antecipação faz com que a iluminação solar se distribua nos dois hemisférios terrestres.

Precessão
Toda Matéria

Em geral, a cada 2 mil anos, os equinócios adquirem um mês de diferença. Isto porque, a cada um ano, este movimento é antecipado em 20 minutos. Os equinócios causados pela precessão acontecem quando o sol fica posicionado sobre a constelação de peixes.

Isto é, existe uma influência astronômica e astrológica nessas transformações. No entanto, quando há uma mudança na constelação – posicionando em aquários – por exemplo, é considerado um novo grande dia. Isto provoca argumentos místicos e esotéricos entre diversas religiões.

A propósito, existe uma crença de que no ano de 2150, os equinócios deixarão peixes para acontecer em aquários, o que causaria uma suposta presença de um “Novo Messias”. Em suma, a precessão é apenas um dos movimentos da Terra, o que reafirma o deslocamento do Sistema Solar, as galáxias e todo o universo.

Outros movimentos

Em suma, a nutação é um componente não circular do polo da Terra que se movimenta em torno da eclíptica. Assim, a inclinação da órbita da Lua com a Terra em torno do Sol (de 18° 18′ a 28° 36′) é causada por esse fenômeno. Ademais, a inclinação do eixo da Terra com a eclíptica decresce 0,46815 ao ano. Além disso:

∊ = 23° 26’21,418″ – 0,46815″t – 0,0000059″t² + 0,00001813″t³, t≡(ano-2000)

Resumidamente, a Terra possui diâmetro equatorial 40 km maior do que o diâmetro polar. Além disso, não é perfeitamente esférica, mas é achatada nos pólos e arredondada no equador. Portanto, as forças diferenciais acabam achatando ainda mais, como também ajudam a alinhar o eixo da eclíptica.

Por fim, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Movimentos da terra, quais são? Quando ocorrem, tipos e consequências

Fontes: Brasil Escola, Astro e Mundo Educação

Imagens: Toda matéria e Sonnen

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.