Geografia

População Economicamente Ativa – o que significa esse indicador?

Basicamente, esse é o nome que se dá à População Economicamente Ativa, e é o indicador que mede como anda a economia de uma região, além de descobrir as taxas de emprego ou desemprego.

Atualizado em 07/06/2019

A chamada População Economicamente Ativa é um cálculo feito para se saber o número de pessoas que se encontram trabalhando ou não. Sua sigla é PEA. Geralmente os dados são levantados por uma pesquisa, a exemplo do Censo.

O resultado dessas pesquisas é empregado em análise do mercado de trabalho. Também serve para medir o desempenho de rendimento de uma nação, além da Taxa de Atividade e da Taxa de desemprego.

Não existe um padrão mundial para se analisar as estatísticas sobre a População Economicamente Ativa. Isso pode variar, dependendo da situação econômica da região.

A forma de se descobrir a População Economicamente Ativa

Saiba o que é População Economicamente Ativa e como auferir seu índice

O modo de se auferir o índice da População Economicamente Ativa não é padronizado, posto que depende do local. Nos países mais pobres, por exemplo, leva-se em conta as pessoas entre dez e sessenta anos de idade trabalhando.

Só que nos países mais desenvolvidos, levam-se em consideração os indivíduos acima de quinze anos de idade.

Já a População Economicamente Inativa é calculada levando-se em contra o que sobra na estatística. Aqui estão os desempregados, os menores de idade, os estudantes sem trabalho, além das donas de casa e outros.

O que diz a estatística brasileira

No Brasil, a pesquisa sobre o tema é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados coletados em 2017, a População Economicamente Ativa corresponde a 63,05% da população.

Só que essa estatística brasileira leva em conta apenas o que trabalham com contrato formal ou Carteira de Trabalho assinada. Por isso esse índice certamente é bem maior, posto que muitos são os que estão no trabalho informal.

Saiba o que é População Economicamente Ativa e como auferir seu índice

De acordo com o IBGE, 20% da População Economicamente Ativa estão no Setor Primário da Economia. 21% se encontram no Setor Secundário, só que 59%, no Setor Terciário.

Essa realidade reflete o emprego de máquinas do campo (Setor Primário), assim como na indústria (Setor Secundário). Essas máquinas substituem o trabalhador e o força a se mudar para os grandes centros, onde está o Setor Terciário. Essa massa populacional agora tenta se inserir na terceirização da economia, no setor de serviço e comércio.

E se você curtiu este artigo, certamente que gostará de ler sobre o Desenvolvimento sustentável – o que é, história, objetivos.

Fonte: Brasil Escola, Wikipédia, Mundo Educação, Info Escola, IBGE, Suno, Toda Matéria, Só Geografia.

Fonte das imagens: Suno, Jornal Extra, Youtube.