Língua Portuguesa

Ponto e vírgula – Como usar, em que situações e os principais exemplos

Ponto e vírgula é um sinal de pontuação utilizado em frases muito longas. Além disso, em alguns casos, serve como substituto da vírgula.

Atualizado em 07/02/2020

Já reparou que na escrita existem diversos sinais de pontuação como a exclamação, reticências, ponto de interrogação? Esses sinais servem para dar entonação e separar um texto para que fique legível e de fácil entendimento. Um dos sinais de pontuação que utilizamos é o ponto e vírgula representado pelo símbolo (;).

Mas pera aí, como e quando utilizamos esse tal de ponto e vírgula? Entender a forma correta de utilizar a pontuação é de extrema importância. Isso porque, um ponto no lugar errado pode mudar completamente o sentido de uma frase.

Dessa forma, utilizamos o ponto e vírgula quando queremos dar dentro da frase uma pausa maior. A pausa indica que a frase ainda tem continuação e que a ideia não foi finalizada, diferente de utilizar apenas um ponto final, por exemplo. Sendo assim, o ponto e vírgula é o meio termo entre a vírgula e o ponto final. Vamos analisar alguns exemplos.

Como utilizar ponto e vírgula?

Bom, quando escrevemos uma ideia muita longa e queremos dar pausa para que o leitor não se perca podemos utilizar a pontuação (;). Esse é um exemplo. Porém, o (;) não possui regras e normas específicas para sua utilização. Ou seja, podemos utilizá-lo no momento em que for propício, melhorando o ritmo da frase.

Ponto e vírgula - Como usar, em que situações e os principais exemplos
Fonte: Como escreve

Assim, é comum o uso do ponto em vírgula nos seguintes casos:

  • frases independentes;
  • antes e após o uso de conjunções;
  • antes de conjunções adversativas;
  • orações em que o uso da vírgula está em excesso;
  • separações numéricas.

Vale lembrar que assim como acontece com a vírgula, ao utilizar o (;) a frase em seguida é escrita com letra minúscula. Nesse sentido, é comum ver a utilização desse sinal de pontuação em itens enumerados como listas, explicações e leis, por exemplo.

Além disso, o (;) é muito utilizado quando a vírgula já está sendo um excesso no texto. Assim, o (;) permite que o leitor compreenda a frase e não se perca durante a leitura. Assim, observe alguns exemplos da utilização do (;):

Para separar itens em uma enumeração (comuns em leis):

Art. 22. O locador é obrigado a: (LEI No 8.245, DE 18  DE OUTUBRO DE 1991.)

I – entregar ao locatário o imóvel alugado em estado de servir ao uso a que se destina;

II – garantir, durante o tempo da locação, o uso pacífico do imóvel locado;

III – manter, durante a locação, a forma e o destino do imóvel;

IV – responder pelos vícios ou defeitos anteriores à locação;

V – fornecer ao locatário, caso este solicite, descrição minuciosa do estado do imóvel, quando de sua entrega, com expressa referência aos eventuais defeitos existentes;

Itens enumerados

Em síntese, a utilização do (;) em itens enumerados é muito comum em listas de supermercado, lista de materiais em geral e etc.

Ponto e vírgula - Como usar, em que situações e os principais exemplos
A Língua Portuguesa possui vários tipos de pontuação. Fonte: Português

Veja:

A política dos 3Rs é:

  • Reciclar;
  • Reduzir;
  • Reutilizar.

Além disso, o (;) pode ser utilizado quando a frase já possuir muitas separações com a vírgula. Assim, o sinal de pontuação (;) entra como forma de estruturar melhor o texto e gerar melhor entendimento. Dessa forma, veja os exemplos nas frases:

  • Prefiro nadar; minha irmã, jogar queimado; minha mãe, ir para a academia.
  • Gustavo gosta de matemática; eu, de história.
  • Este verbo indica o ato de estabelecer diferenças, ou seja, distinguir, diferenciar, separar; o ato de especificar, listando, descrevendo ou relacionando; o ato de separar, segregar e marginalizar.
Ponto e vírgula - Como usar, em que situações e os principais exemplos
A pausa é maior quando se utiliza ponto e vírgula em uma oração. Fonte: Segredos de concurso

Vale lembrar que quando o (;) é utilizado antes de conjunções adversativas a frase passa a ter uma pausa maior. Visto isso, podemos observar o exemplo antes de palavras como contundo, mas, porém, entretanto, todavia e etc. Veja:

  • Quero sair mais com você; pois um casal precisa ter boas amizades.
  • Amanhã é dia de prova; porém não comecei a estudar ainda.

O que achou da matéria? O português tem várias regrinhas de pontuação, mas analisando bem os exemplos dá para aprender rapidinho, não é? Olha, já que está aqui aproveita pra conferir mais dicas da Língua Portuguesa como, por exemplo, a diferença entre Comprimento e Cumprimento e o que é Abreviação.

Fontes: Quero Bolsa, Dúvidas de Português, Brasil Escola e Exame

Fonte imagem destaque: Português Play

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.