Língua Portuguesa

Ponto de interrogação – O que é, quando e como usar, exemplos práticos

O ponto de interrogação é utilizado em frases interrogativas diretas. Pode também ser usado com outros tipos de pontuação indicando incerteza ou indignação.

Atualizado em 09/10/2019

A Língua Portuguesa é cheia de pontuações para que a intensidade do que escrevemos ou falamos seja expressa. Assim, o ponto de interrogação é indicado pelo sinal gráfico (?). Dessa forma, é utilizado para indicar uma pergunta em frases diretas.

Logo, o ponto de interrogação é se classifica como marcador de intensidade e expressão. Além disso, também pode ser usado com outros tipos de pontuação, como a exclamação (!), a reticências (…) e etc.

Dessa forma, para que uma pergunta seja feita é necessário que ao final da frase seja utilizado o sinal gráfico ?. Logo, a frase sem a pontuação pode ser entendida como afirmação.

Ponto de interrogação - Como usar, dicas e exemplos

Fonte: Suburbano Digital

Quando usar o ponto de interrogação

O ponto de interrogação deve ser utilizado em frases interrogativas diretas. Assim, em frases interrogativas indiretas deve-se utilizar o ponto final. Logo, veja os exemplos:

Frases interrogativas diretas:

  • Você gosta de sorvete?
  • Hoje nós vamos ao cinema?

Frases interrogativas indiretas:

  • Luciana perguntou qual o horário da prova e em que sala será a próxima aula.

Ponto de interrogação e outros sinais de pontuação

Ponto de interrogação - Como usar, dicas e exemplos
Fonte: Slide Share

Em resumo, para que textos, principalmente histórias literárias, possam ser mais atraentes é necessário maior uso de expressividade textual. Dessa forma, o uso das pontuações se trona imprescindível.

Assim, o ponto de interrogação pode ser utilizado com o auxílio de outros tipos de pontuação. Logo, são exemplos a exclamação (!) indicando surpresa e indignação. Dessa forma, as reticências (…) que indicam dúvida e incerteza; e as aspas (“”) quando a pergunta estiver se referindo à fala de outra pessoa ou personagem, também são exemplos.

Logo, veja os exemplos:

Interrogação com exclamação:

  • Quem você pensa que é para dizer o que eu tenho que fazer?!
  • Como assim você não gosta de pudim?!?!!

Dessa forma, quando o ponto de interrogação é utilizado junto ao ponto de exclamação a frase pode ter sentido mais interrogativo ou mais exclamativo. Logo, o sentido vai depender da ordem em que as pontuações foram postas – ?! ou !?.

Interrogação e reticências 

  • Estou perdida. Qual caminho devo seguir?…
  • Será que ele mora nessa rua mesmo?…

Interrogação e aspas

Resumindo, as aspas são utilizadas para indicar a fala ou pensamento de outra pessoa ou personagem. Dessa forma, são vistas mais frequentemente em livros literários, jornais, revistas. Assim, observe os exemplos:

  • Eu estava lendo e ouvi minha mãe dizer: “Filha, você vem almoçar?”
  • “Por que a senhora tem uma boca tão grande?”, perguntou a Chapeuzinho Vermelho à vovozinha.

O ponto invertido

Ponto de interrogação - Como usar, dicas e exemplos
Fonte: Guioteca

Em resumo, o ponto de interrogação como conhecemos (?) possui outra forma de ser utilizado na língua espanhola. Dessa forma, se utilizamos o ponto ao final da frase, no idioma espanhol ele também é utilizado na forma invertida (¿) no início da frase. Logo, observe:

  • ¿Puedo hacerte una pregunta?

Então, o que achou da matéria? Leia também sobre a Variação linguística – Definição, tipos, exemplos e contexto social

Fontes: Toda Matéria, Norma culta

Fonte imagens: HypescienceSuburbano DigitalSlide ShareGuioteca

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.