Língua Portuguesa

Comprimentos – Diferença entre cumprimento, comprimento e quando usar

A língua portuguesa é repleta de palavras que podem confundir constantemente. As formas de comprimentos são um exemplo. Aprenda a diferença!

Atualizado em 04/02/2020

Na língua portuguesa existem diversas palavras que são parecidas tanto na escrita quando na pronúncia. Assim, fica fácil se confundir quando as diferenças não são bem explicadas. Um desses exemplos são as palavras para comprimentos, ou seja, cumprimento e comprimento que causam confusão diariamente na mente das pessoas.

Quer saber uma maneira bem simples de identificar a diferença entre os dois tipos de comprimentos? Vamos la! Quando duas pessoas se conhecem há um cumprimento entre elas. Pode ser um aperto de mão ou um abraço, por exemplo.

Nesse sentido, cumprimento se refere a forma de saudar e elogiar algo ou alguém. Porém, deve se observar que cumprimento adquire esse significado quando ligado ao verbo cumprimentar. Além disso, podemos usar a expressão cumprimento quando esta estiver relacionada ao ato de cumprir alguma tarefa.

Por outro lado, quando nos referimentos ao tamanho de algo ou alguém estamos falando do comprimento. Assim, a expressão pode indicar extensão quanto à longitude, tempo e espaço.

Usando os comprimentos

Já vimos que as palavras cumprimento e comprimento estão certas, existem na língua portuguesa, porém, com denominações diferentes. Dessa forma, é essencial  saber quando e como utilizar as duas expressões de comprimentos.

Comprimentos - Diferença entre cumprimento, comprimento e quando usar
Fonte: Pasqualetes

Quando usar comprimento?

Quando olhamos o significado de comprimento no dicionário a palavra faz referência à distâncias. Ou seja, tudo que remete à longitude, altura, tamanho, grandeza, tempo e outras denominações utilizamos a expressão comprimento. Assim, a palavra comprimento é um substantivo que remete à ação de fazer algo ou de ter realizado algo.

Observe os exemplo:

  • O comprimento do prédio da esquina ultrapassa os 20 metros.
  • As formas geométricas utilizam o comprimento pela largura para se calcular área.

Quando usar cumprimento?

Se comprimento está relacionado à distância, a palavra cumprimento remete à realização de algo. Ou seja, ações como execução, acatamento, obediência, observância, saudação, elogio, congratulação e outras denominações utilizam a expressão cumprimento. Além disso, cumprimento também está relacionado ao verbo cumprir.

Comprimentos - Diferença entre cumprimento, comprimento e quando usar
Fonte: YouTube

Veja alguns exemplos:

  • Cumprimente seu avô por mim.
  • Cumpri com todas as atividades da semana em três dias.

Além disso, cumprimento também está relacionado ao ato de cumprimentar alguém, fazer saudações ou elogiar.

Veja:

  • Cumprimentei meu amigo com um abraço de urso.
  • Ela foi embora e não cumprimentou ninguém.

Gostou da matéria? O português tem cada pegadinha, não é? Se gosta de temas assim, já corre pra conferir o que são Conjunções e Abreviação.

Fontes: Só Português, Dúvidas de Português e Escola Kids

Fonte ima30gem destaque: Palavras do dia

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.