Orogênese é um dos tipos de movimentos tectônicos, responsável por causar deformações nas placas tectônicas, de acordo com a intensidade das forças que são empregadas sobre elas. Além deste movimento, os movimentos também são classificados como epirogênese.
Ambos os movimentos estão relacionados com a formação do relevo, constituído por fatores endógenos, ou seja, internos, e exógenos, os fatores externos que alteram a formação do relevo. Estes fatores são advindos dos movimentos tectônicos, bem como de massas continentais.
Sendo assim, cada movimento é classificado por conta do tipo de deformação que produz nas placas tectônicas, como dobras e falhas geológicas. Nesse sentido, os movimentos tectônicos são classificados em dois tipos: orogênese e epirogênese.
Definição de orogênese
Orogênese é um dos tipos de movimentos tectônicos que altera a formação do relevo por meio da movimentação das placas tectônicas. Estes movimentos ocorrem de forma horizontal e são classificados em convergente e divergente.
No movimento convergente, duas placas tectônicas se chocam, sendo uma placa oceânica e outra placa continental. Neste caso, a primeira placa retorna ao manto terrestre, enquanto a segunda forma dobras, quando as placas se enrugam. Neste movimento, as placas se aproximam e acabam se chocando.
Já no movimento divergente, ocorre ao contrário. Ou seja, ao invés das placas se chocarem, elas se afastam e formam rachaduras e fendas na crosta terrestre. Nesse sentido, após a formação dessas aberturas provocadas pelas placas, o magma do interior da Terra é levado para a superfície por meio dos movimentos das correntes convectivas ascendentes.
O movimento convergente, dentro do orogênese, é responsável, principalmente, pela formação de desdobramentos e cordilheiras. Já o movimento divergente, corresponde à formação de cordilheiras submarinas, também chamadas de dorsais.
Este tipo de movimento costuma ocorrer em formações geológicas, do ponto de vista da Geologia, recentes e instáveis. Além disso, o orogênese também é conhecido como movimentos orogênicos, responsáveis pela formação das grandes cadeias de montanhas e cordilheiras, bem como vulcões, abalos sísmicos e terremotos.
Mas o que é epirogênese?
A expressão epirogênese foi criada, em 1890, por Gilbert, e se classifica também como um dos movimentos tectônicos. Diferente do que acontece com a orogênese, este movimento ocorre na vertical, provocando movimentos nas placas tectônicas e diversificando as formações geológicas.
Portanto, ambos os movimentos tectônicos são semelhantes quanto às suas funções, porém se diferem no sentido em que acontecem. Enquanto a orogênese transforma o relevo na horizontal, a epirogênese transforma o relevo no sentido vertical.
Por fim, este movimento tectônico é mais comum em formações geológicas mais antigas e em terrenos estáveis, ou seja, aqueles que são menos acidentados e mais planos, diferente do ocorre com a orogênese. Além disso, este movimento tectônico não causa vulcanismo e terremotos, já que não apresenta dobras e falhas.
O que achou da matéria sobre Orogênese? Se gostou, confira também o que são Escudos Cristalinos e Depressões Geográficas.
Fontes: Info Escola, Brasil Escola e Mundo Educação
Imagens: Alta Montanha, Sciencenode e Hypescience