Geografia

Aquecimento global, o que é, causas e consequências para o planeta

O aquecimento global tem se intensificado nas últimas décadas, provocando o derretimento de geleiras e causando grandes catástrofes naturais.

Atualizado em 26/08/2019

O aquecimento global é o conjunto de fatores que leva ao aumento da temperatura média do planeta. Tanto os oceanos quanto a atmosfera terrestre estão cada vez mais quentes.

A causa provável é a grande emissão de gases poluentes, posto que aceleram o efeito estufa. Esses gases podem provir de atos da natureza, como a atividade dos vulcões, por exemplo. Mas é da contínua atividade humana que vem o aquecimento global.

O século XX será lembrado como a época mais quente da História, desde a derradeira glaciação. A temperatura subiu uma média de 0,7°C nos últimos 100 anos.

Contexto Histórico

A temperatura da Terra não foi estável durante sua História, posto que houve aquecimentos e até Glaciações. O planeta já foi esquentado por milhares de vulcões, assim como se congelou por muito tempo.

Aquecimento global: quais suas causas e que consequências provoca?

Só que esses foram eventos naturais, assim como ocorreram ao longo de milhares de anos. Nada comparado à velocidade com que o atual aquecimento global tem se efetivado. É que desde a Revolução Industrial, ainda no século XVIII, já se lançava poluentes na atmosfera.

Com o correr do tempo, começaram as queimas de combustíveis fósseis, como a gasolina e o diesel. Pioraram a situação as queimadas intensas das florestas, assim como das palhas dos canaviais, por exemplo. Tudo isso, somado a diversos outros fatores, acabou acumulando gases poluentes na atmosfera.

O nosso planeta está cada vez mais quente

Desde que a Terra saiu da última glaciação, o século XX já é o mais quente da História. O aquecimento global é tão intenso que a temperatura subiu em média 0,7°C em um século.

Há uma previsão pessimista, posto que prevê temperaturas mais elevadas nas próximas décadas do século XXI. Isso é o que acredita o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que monitora o aquecimento global.

Aquecimento global: quais suas causas e que consequências provoca?

Pesquisa publicada em 2017 comprova que as chances de a temperatura média do planeta subir são de 90%. As previsões são sombrias quanto ao aquecimento global no século XXI, posto que pode haver um aumento entre 2 a 4,9 °C.

A alarmante notícia é pelo fato de que bastará um aumento de 2 °C para que os danos ambientais sejam irreversíveis. Portanto o aquecimento global é tido como emergencial e de terríveis consequências para a humanidade.

As consequências do aquecimento global

O aquecimento global se intensificou nas últimas décadas, inclusive isso já é bem visível na natureza. É que cresceu a incidência de incêndios de grandes proporções, além de tempestades violentíssimas.

Aquecimento global: quais suas causas e que consequências provoca?

As extremidades geladas da Terra também sofrem com isso, posto que só o Alasca aqueceu 1,3 grau por ano nas últimas três décadas. A NASA concluiu que as geleiras estão menores em aproximadamente três centenas de bilhões de toneladas de gelo.

Também muito reduziu o gelo da Groenlândia e da Antártida Ocidental. Com tanto gelo derretido, obviamente que o nível do mar subiu, e foi cerca de 75 milímetros em 25 anos.

No entanto, nem tudo é unânime no meio acadêmico, posto que há cientistas que negam a existência do aquecimento global. A alegação é que o planeta entra e sai naturalmente de épocas de esfriamento e aquecimento. Ou seja, a ação humana nada tem de influência sobre isso.

E, falando sobre mudanças climáticas, confira ainda: El Niño e La Niña: entenda como eles bagunçam o clima no planeta.

Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Toda Matéria, Info Escola, Só Geografia, El País, Mundo Educação, Significados, Ecycle, Stoodi.

Fonte das imagens: Hypescience, Wikipédia, Youtube, Pensamento Verde.