O que é heresia? História, concepções religiosas e inquisição

O termo heresia – háiresis – é originário do grego que significa escolha ou opção. Esse termo foi ressignificado pelo poder do clero.

O que é heresia? História, concepções religiosas e inquisição

O termo heresia – háiresis – é originário do grego e significa escolha ou opção. Contudo, esse termo foi criado pela igreja católica para denunciar falsas doutrinas. No entanto, o termo heresia pode significar também um contrassenso.

Portanto, no foco religioso, e especificamente em relação ao catolicismo, heresia significa doutrinas teóricas falsas. Assim, são ideias que eram tidas como falsas, diante do Cânone católico.

Assim, a partir desse pressuposto o conceito de heresia na sua origem e essência, eram divergências que se estabeleciam no próprio âmbito do cristianismo. Porém, essas divergências surgiam pelo fato da igreja católica se nomear detentora da ortodoxia.

Heresia e ortodoxia

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Aventuras na História

Neste sentido, a igreja católica utiliza o termo ortodoxia por ter nessa palavra o significado de caminho reto, associado a um pensamento fundador original.

Portanto, quando se estabeleceu essa diferença entre heréticos e ortodoxos, essa oposição transpassou todo o âmbito temporal da idade média. Assim, desde a alta idade média passando pelo período intermediário medieval  até a baixa idade média, esta oposição se manteve.

Neste sentido, dentre os opositores da igreja católica e os defensores, cada grupo requeria a verdadeira fé. Portanto, o que era defendido por ambos grupos era a verdade de uma doutrina cristã.

Origem do termo heresia pelos católicos

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Aliamça de misericórdia

Vale lembrar que podemos estender o conceito de heresia também para posições não somente religiosas. Portanto, diante de qualquer pensamento ortodoxo, toda opinião contrária é herética.

Porém, o termo heresia no viés religioso já aparece desde o século II por grupos contrários à ordem católica, tanto na vertente oriental quanto ocidental. No entanto, no século V, temos um texto importante de Santo Agostinho, “De Heresibus”.

Portanto, nesse texto, Agostinho listou 88 heresias. Posteriormente no século VII, santo Isidoro enumerou 77 heresias em seu texto, Etimologias.

O termo heresia faz alusão também ao ato de pegar que alguns teólogos remetem a Adão e Eva que estenderam a mão para pegar o fruto proibido. Assim, nesse ato de Adão e Eva, foi inaugurado o termo heresia como primeira forma de pensamento discordante em relação a Deus.

Heresia no início do catolicismo

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Santhatela

Para Inácio de Antioquia (morto em Roma no século II), a palavra heresia significava falsos profetas, opinião que é concordante em Irineu de Lyon (130-202). Contudo, é importante lembrar que, para esses autores, o herético não era somente aquele que erra, mas também quem induz ao erro.

Porém, existem concepções de heresia que a contrapõe ao conceito de paganismo. Neste sentido, Isidoro de Sevilha, autor também dessa época, alegava que o herético é aquele que erra e se obstina nesse erro. Neste caso, o herético é diferente do pagão, porque conhece a fé cristã, já o pagão ainda não foi cristianizado.

Contudo, essa diferença conceitual entre hereges e pagãos mudou posteriormente na baixa idade média. Neste período são hereges não somente aqueles que criaram e praticaram formas não aceitas de cristianismo como os Cátaros, por exemplo. São considerados hereges também os pagãos como as bruxas, e pessoas que praticavam o sabbat.

Heresia no século XII

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Aventura na história

A partir do século XII, as práticas heréticas mais graves eram as críticas dirigidas aos sacramentos e as autoridades dos padres, como as feitas pelos cátaros. No entanto, essas críticas eram violentamente combatidas.

Neste sentido, a heresia em sua essência passou a significar desvio da prática religiosa. Assim, a igreja católica combatia fervorosamente as práticas pagãs que derivam da permanência de outras formas de religiosidades. Contudo, essas formas advêm de diferentes culturas integradas à civilização europeia (árabes, moçárabes, cigano etc).

Porém, além dessas formas heréticas surgiu outra nos catálogos de heresias da igreja, a “pregação não autorizada”. Esta nova prática herética foi escrita no decreto “Adbolendum”, promulgado pelo papa Lúcio III em 1184.

No entanto, os que praticavam tal heresia eram os diversos grupos de valdenses e também os Humiliate. Contudo, o peso dessa heresia era igual aos criticavam os sacramentos e os benefícios dos padres.

Nesse sentido, criticar as funções dos padres era o mesmo que pregar fora dos cânones eclesiásticos. Assim, atribuíam a heresia dos cátaros, por discordarem de questões sutis do catolicismo, mas também a atribuíam aos valdenses pelo ato de pregação indevida.

Duas vertentes de heresia

Apologistas da Fé católica

A primeira vertente de heréticos focaliza para a palavra evangélica pronunciada e pela ação que tem o objetivo de concretizá-la. Portanto, esta crítica volta-se violentamente à decadência da igreja. Essa vertente se relaciona mais com as questões da liberdade de pregar, o que caracteriza os grupos de valdenses.

A segunda vertente são aqueles que questionavam de maneira mais essencial, os fundamentos teóricos e dogmáticos do cristianismo. Neste sentido, originaram novas formas de compreensão da religiosidade. Assim, deram origem a novas práticas que rejeitavam os sacramentos o que o caso dos cátaros.

Contudo, nessas duas visões havia um traço em comum. Ou seja, a recusa da igreja visível com seu quadro oficial de sacerdote, como detentora do poder da salvação.

Conciliação com os heréticos

Ópera Mundi

Inocêncio III (1198-1216) foi um dos únicos papas que se mostrou aberto às questões de alguns heréticos. Mesmo que esse papa estimulou as cruzadas anticátara ele viu nos dois grupos os dos cátaros e os valdenses algumas diferenças.

Em relação aos cátaros, a oposição era mais grave porque atacava as bases fundamentais do catolicismo, em relação aos valdenses à oposição era mais da ordem disciplinar. Contudo, Inocêncio mostrou-se aberto a receber os grupos que quisessem apresentar um propósito das ações e uma declaração de ortodoxia.

Assim, alguns grupos, se fossem aceitos, poderiam realizar suas pregações livremente. Porém, outros poderiam não ser aceitos e voltarem a ser acusados de heresia. Contudo, alguns grupos de valdenses não conseguiram entrar em acordo com o catolicismo e continuaram a ser declarados hereges.

A inquisição

Info Escola

No período que se seguiu mais aberto, de certa forma, aconteceu já um momento de maior repressão, com a Santa Inquisição. Portanto, em 1233, por meio dos monges dominicanos a repressão se consolidou com a inquisição aos hereges, praticantes de feitiçaria e aos pagãos.

Porém, a inquisição foi se desenvolvendo no sentido de declarar os maiores perigosos hereges, os pagãos e os que praticam feitiçaria.

Neste sentido, nos séculos XIV e XV os manuais de inquisição conduziram ao argumento de considerar a feitiçaria como a pior heresia. 

Assim, os maiores exemplos dessa diretriz é a prática da inquisição de Bernardo Guy em 1324 e os tratados demonólogos do século XV.  Basicamente, algumas formas de heresias que se destacaram são:

  • Valdenses: também chamados de valdensianos. Teve origem entre os seguidores de Pedro Valdo por volta de 1173 em Lyon na França
  • Arianismo: originada pelos seguidores de Ário, presbítero cristão de Alexandria.
  • Protestantismo: Uma das três principais divisões do cristianismo, junto com a ortodoxia e o catolicismo.
  • Maniqueísmo: filosofia religiosa sincrética e dualística fundada por Maniqueu filósofo do século III
  • Catarismo: Movimento cristão de ascese extrema criado na Europa ocidental entre 1100 a 1200
  • Pelagianismo: Conceito teológico que negava o pecado original e a corrupção da natureza humana deriva de Pelágio da Bretanha

Gostou da matéria? Se gostou, leia também, Cátaros, o que são? história do catarismo, doutrina e cruzadas.

Fontes: Só Portugues, Significados, Brasil Escola

Imagens: Príncipe da Liberdade, Aventuras na História, aliança de Misericórdia, Santhatela, Apologistas da Fé Católica, Ópera Mundi, Infoescola

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