Ilha é um tipo de superfície terrestre que se encontra cercada de água por todos os lados. Essas regiões são caracterizadas pela riqueza de espécies e ecossistemas, sendo essenciais aos estudos de diversos pesquisadores que se debruçam a desvendar as teorias ecológicas e de evolução.
Dessa forma, não há um número oficial que especifique a quantidade de ilhas ao redor do mundo, até porque novas ilhas surgem constantemente e outras, por outro lado, desaparecem de acordo com a movimentação dos oceanos, o que inclui a cheia e baixa das marés, por exemplo.
Conheça abaixo um pouco mais sobre o que são as ilhas, suas principais classificações e exemplos espalhados ao redor do mundo.
Características das ilhas
Em primeiro lugar, cabe diferenciar os conceitos de ilha e continente, afinal, ambas são cercadas por água.
Como base para estabelecer essas definições, os pesquisadores tomaram como parâmetro a Austrália, país com área semelhante ao menor continente da Terra (a Oceania), e a Groenlândia, considerada a maior ilha do planeta com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados.
Sendo assim, qualquer porção de terra com dimensões maiores que a Austrália e que seja cercada por água é considerada um continente ou parte dele, enquanto a ilha é toda e qualquer área terrestre cercada por água menor do que o tamanho da Groenlândia.
Ademais, para ser uma ilha, é preciso que toda a água que a cerca possua a mesma classificação. Isto é, se um pedaço de terra for cercado por mar e rio ele não pode ser considerado uma ilha. Contudo, se a terra for cercada somente por água do rio ou dos oceanos, ela entra nessa definição.
Conheça abaixo as classificações das ilhas, com relação a sua origem e também a sua localização.
Tipos de ilhas
Dessa maneira, elas podem ser vulcânicas, continentais, fluviais, lacustres, artificiais ou de corais.
Ilha vulcânica
As ilhas vulcânicas são aquelas formadas pelo processo de consolidação do magma em regiões oceânicas, o que ocorre por meio da pressão interna de vulcões marinhos ou pelo atrito entre placas tectônicas.
Essa atividade de formação das ilhas vulcânicas dura milhares de anos, devido ao excesso de lava que sai dos vulcões, se solidificando e sofrendo o processo de acumulação nos pontos mais baixos das superfícies, originando as ilhas.
Esse tipo de formação apresenta relevos acidentados e formações geológicas recentes, isto é, que sofreram poucas alterações pelos agentes externos de transformação do relevo.
Ilha continental
As ilhas continentais ou ilhas residuais são aqueles pedaços de terra que se desprenderam do continente e originaram outras superfícies. Essa separação permite que a água do mar “invada” essas terras, graças ao processo de erosão.
Em outras palavras, é como se o pedaço de terra que liga a ilha ao continente se desprendesse, formando ponto isolados. Ademais, em alguns casos essas ilhas se formam a partir do atrito entre placas tectônicas.
Lembrando que um conjunto de ilhas corresponde a um arquipélago, como a de Fernando de Noronha, no Brasil.
Ilha fluvial
Em seguida, as ilhas fluviais são aquelas que se formam quando uma área é cercada pelo mesmo rio. O Brasil conta com variadas riquezas desse tipo de ilha, por conta da boa qualidade e extensão de seus rios.
Quando essas ilhas contam com mar de um lado e rio do outro, elas são chamadas de fluviomarinhas. Exemplos importantes são a Ilha do Marajó, no extremo norte do Brasil, e a Ilha do Bananal, no Tocantins, considerada a maior ilha fluvial do planeta com 20 mil quilômetros quadrados.
Ilha lacustre
Por outro lado, as ilhas lacustres são aquelas formadas em porções menores de água, os lagos. Sua formação é distinta das outras, já que elas surgem a partir da deposição de sedimentos no interior do lago, gerando uma acumulação que atinge a superfície e forma os bancos de areia.
Ademais, esses bancos de areia podem se expandir com o tempo e abrigar vegetações e animais reunindo, portanto, um belo ecossistema.
Ilhas de coral e artificiais
As ilhas de coral ou ilhas coralíneas são pouco comuns, formadas por recifes de corais. Elas são formadas quando esses recifes se fixam sobre rochas submersas.
Os corais depositam sobre essas rochas seus esqueletos e criam as rochas coralíneas, que por sua vez originam as ilhas circulares ou atóis.
O Atol das Rocas é um dos mais famosos e se encontra no litoral do Rio Grande do Norte. De maneira similar, foi descoberta a existência de um recife de coral até então desconhecido na Ilha da Queimada Grande, no litoral paulista brasileiro.
Ademais, um fenômeno interessante tem ocorrido em alguns lugares do mundo, a partir da construção da ilha artificial. Ela é pensada para desafogar a superpopulação das grandes metrópoles mundiais, que já se encontram sem espaço devido a aglomeração de prédios e pessoas.
Com o propósito de construir aeroportos, essa tem se tornado uma das principais opções de desobstrução do espaço público. Na imagem acima, o arquipélago artificial de Palm Island, em Dubai, atrai grande potencial turístico e foi construída a partir de recursos naturais.
Curiosidades sobre ilhas
– Em 2013, um estudo de pesquisadores alemães e americanos analisou dados climáticos e ecológicos de quase 18 mil ilhas ao redor do mundo. Eles constataram que 65% delas são tropicais e a maior biodiversidade foi encontrada nas ilhas Galápagos, Canárias e do Havaí. Por outro lado, as ilhas oceânicas foram as menos encontradas na pesquisa;
– As ilhas não “flutuam” sobre as águas. Na verdade, em seu processo de formação, a parte submersa está ligada internamente aos continentes;
– Como dito anteriormente, a maior ilha do mundo é a Groelândia, território pertencente à Dinamarca, com mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e um clima bastante gelado.
Da mesma forma, só que do lado oposto, está a Saint Martin, menor ilha habitada do mundo, pertencente à França e Holanda e palco de magnificas praias e paisagens paradisíacas.
E aí, gostou de saber mais sobre a origem e tipos de ilhas? Então, continue com a gente e clique no link para ficar por dentro do que são as ilhas de calor.
Fontes: Prepara Enem, Brasil Escola, Escola Kids, G1 Globo, Unifesp
Imagens: Next Seguro Viagem, Prepara Enem, Mundo Nipo, Voe Simples, Mochileiros, Rio Grande Tem, Marcelo M Melo, Viagem e Turismo.