História

Holodomor, o que foi? Definição, crime de Stalin e fome na Ucrânia

Um dos maiores genocídios da história da humanidade se chama Holodomor, que foi uma série de mortes causadas pela fome durante o governo de Stalin.

Por Kariny Bianca

-

Antes de tudo, a fome matou milhões de ucranianos entre os anos de 1931 e 1933, assim os acontecimentos dessa época foram denominados de Holodomor, que significa “deixar morrer de fome” ou “morrer de inanição”.

De modo geral, esse fato histórico foi causado por Josef Stalin, este que cometeu genocídio contra a população da Ucrânia quando ainda liderava o comunismo soviético.

Em 1928, o regime de stalinismo passou a controlar a produção de cereais dos países da União Soviética, fazendo com que o Estado tivesse posse do produto a baixíssimos custos. Nesse meio tempo, o governo começou a racionalizar a administração das propriedades agrícolas.

No entanto, a Ucrânia se mostrou resistente às medidas impostas por Stalin em relação aos cereais, visto que outros países aceitaram goela abaixo.

Por isso, o governo comunista decidiu cometer atrocidades, humilhações e mobilizar uma campanha antiucraniana, assim condenaria a postura da Ucrânia.

O que foi Holodomor?

Como dito anteriormente, os ucranianos foram severamente punidos pela posição de forma contrária aos soviéticos russos. Após ataques de ridicularizações e julgamentos vexaminosos contra a Ucrânia, Stalin passou perseguir o campesinato.

Holodomor
Eu Today

A partir de então, Stalin aumentou absurdamente as metas de produção de cereais, obrigando os camponeses da Ucrânia a passarem fome para conseguir atender a demanda do poder central soviético.

Assim, tudo o que era produzido se tornou propriedade exclusiva do governo, momento em que houve o confisco total dos alimentos, por volta de 1930.

Ao passo que, os trabalhadores que tentavam comer batatas ou espigas de milho eram presos e condenados ao trabalho escravo. Nesse sentido, o número de mortes por causa da fome chegava a 4 milhões, quando somados aos corpos encontrados nos campos, essa contagem alcançava os 14 milhões de mortes.

A saber, toda essa atrocidade aconteceu durante três anos do regime stalinismo. Contudo, o cenário de sofrimento na Ucrânia era espantoso, de tal forma que os cadáveres ficavam espalhados pelas ruas e nos campos.

Imagina-se pilhas de corpos amontoados, exalando odor de podridão em regiões inteiras.

Genocídio de Stalin

O historiador Robert Service relatou a negligência dos jornais dos países democráticos em não divulgar o que acontecia na Ucrânia. Ainda mais, os intelectuais famosos da época negaram divulgar os crimes cometidos por Stalin.

Pessoas mortas
Reddit

Assim, o Holodomor ficou esquecido por anos, sendo pouco falado na história. De fato, foi um acontecimento cruel, sendo até comparado com o holocausto dos judeus pelo nazismo.

Por isso, listamos a seguir, cinco fatos sobre Holodomor:

  • Foi um crime: a União Soviética cometeu assassinato por fome contra a população da Ucrânia. Ainda mais, Josef Stalin foi o responsável à frente do bloco socialista.
  • Decisões erradas: o Partido Comunista Soviético agravou a fome do campo ucraniano ao tomar decisões insensatas. Além do plano de coletivização de Stalin, havia um problema político muito maior.
  • Consequências da fome: o governo agiu de forma extremamente negligente com a população ucraniana, assim, a fome generalizada e o desespero provocaram situações desumanas, como o canibalismo.
  • Números de mortes: não foi possível definir a quantidade exata de mortes causadas pela fome na Ucrânia. No entanto, cerca de 4 milhões de pessoas teria morrido em circunstâncias anormais. Por isso, contabiliza-se que a contagem pode ser maior, já que alguns distritos chegaram a perder dois terços de seus habitantes.
  • Pouco se fala em Holodomor: a fome na Ucrânia foi escondida por muito anos, visto que quase não há material ou documentos sobre o que realmente aconteceu no governo soviético.

Após as mortes, os ucranianos sobreviventes receberam treinamento para trabalhar nas terras coletivas do Estado.

Por fim, as metas de produção impostas por Stalin foram alcançadas, diminuindo as sansões e a fome. Sobretudo, não havia mais como reparar a maldade, insensibilidade e um dos maiores genocídios da história da humanidade.

O que achou dessa matéria sobre Holodomor? Se gostou, confira também: Revolução Russa, o que foi? História, sistema czarista e governo provisório

Fontes: História do Mundo, Brasil Escola, Toda Matéria e Aventuras na História

Imagens: Eu Today, Reddit e MBC

Próxima página »