Geografia

Geologia – o que é, o que estuda, para que serve e quais seus princípios?

A Geologia é uma importante ciência, que estuda o planeta Terra, sua formação, seu histórico, inclusive sendo capaz de estipular qual sua idade aproximada.

Atualizado em 17/09/2019

A Geologia pode ser definida como uma ciência natural que estuda o planeta Terra. A palavra surgiu do grego “geo”, que significa Terra, mais “logia”, que quer dizer estudo ou ciência.

O objeto do seu estudo abrange a Crosta Terrestre, do que é composta e como se formou. Também entra em sua análise de que forma a Crosta se altera, assim como o tipo de estrutura da superfície.

Foi por meio da Geologia que se conseguiu calcular a idade aproximada da Terra em 4,6 bilhões de anos. Ela também lançou os fundamentos da Teoria Tectônica de Placas.

Contexto Histórico

Durante muitos séculos o livro Peri Lithon, de Teofrasto, discípulo de Aristóteles, foi referência em Geologia. Mas o primeiro compêndio sobre mineração foi escrito por Georg Agricola, em 1556.

Já Nicolaus Steno, no século XVII, elaborou diversos Princípios da Geologia. É dele o Princípio da Sobreposição das Camadas, da Horizontalidade Original e da Continuidade Lateral. Estes princípios definem a Estratigrafia.

Saiba mais sobre a Geologia – o que ela estuda e quais os seus princípios
James Hutton

Mas o primeiro geólogo moderno foi James Hutton, posto que publicou sua Teoria da Terra em 1785. Ali ele expunha cientificamente o motivo de se crer que o planeta seria muito mais antigo do que até então se supunha.

Em 1811 foi formulado o Princípio da Sucessão Estratificada por George Cuvier e Alexandre Brongniart. A teoria que ambos compuseram estipulava a idade da Terra.

E em 1830, Charles Lyell publicou seus Princípios da Geologia, com destaque para a Doutrina do Uniformitarismo. Ele sustentou que as ações geológicas demoram a acontecer, e, inclusive, ainda ocorrem na atualidade.

A Geologia serve para quê?

Saiba mais sobre a Geologia – o que ela estuda e quais os seus princípios

A Ciência da Geologia tem diversas aplicações práticas no nosso cotidiano, embora às vezes nem saibamos como. Um exemplo é a construção civil, posto que cabe ao geólogo aplicar seus conhecimentos na construção de uma estrada.

Ele determina como melhor explorar os minérios com o máximo de aproveitamento. A energia geotérmica, que se utiliza do calor subterrâneo, igualmente é proveniente dos estudos dos geólogos.

É através dessa ciência que atualmente se pode prever, com considerável margem de acerto, a possível ocorrência de um abalo sísmico. Por incrível que possa parecer, até fortes alterações climáticas podem ser determinadas por seus técnicos.

Se não fosse pelas pesquisas dessa doença, pouco saberíamos sobre a Terra, como sua idade ou a formação geológica. Também as alterações que foi sofrendo no transcorrer do tempo ficariam ignoradas.

Quais suas áreas de estudo?

A Geologia tem uma vasta área de estudo, onde podemos destacar a estrutura do planeta e suas idades geológicas. As riquezas minerais, assim como impactos ambientais, além dos riscos ecológicos, também se incluem nos campos de pesquisa.

Procura se saber também como se compõem os elementos e quais suas propriedades físicas. O relevo da Crosta Terrestre do mesmo modo se inclui nos trabalhos. Lista-se aí o estudo sobre petróleo, águas, cavernas, rochas estratificadas e sedimentos acumulados da erosão.

Saiba mais sobre a Geologia – o que ela estuda e quais os seus princípios

Topografia (acidentes geográficos), Astrogeologia (corpos celestes), Sismologia (sismos), Vulcanologia (vulcões) e Pedologia (solos). Também a Petrografia (rochas), Mineralogia (minerais), Estratigrafia (rochas estratificadas), a Geomorfologia (relevo) e Geoquímica (química do planeta).

Vale destacar inclusive que o geólogo é essencial nas construções, posto que ele faz análise de solo com segurança. E ainda prevê possíveis impactos ambientais. Por tais razões, antes de uma construção se iniciar, terá que ser feito um levantamento geológico, assim como geotécnico do local.

Leia também sobre a diversidade cultural – o que é, por que acontece e influências no Brasil.

Fonte: Wikipédia, Só Geografia, Guia do Estudante, Info Escola, Guia da Carreira, Que Curso?, Toda Matéria, Sua Pesquisa.

Fonte das imagens: Site Google, Wikipédia, Sopas de Pedra, 11 Elo.