Biologia

Seleção natural, o que é? Condições, tipos, conceitos da teoria de Darwin

A seleção natural é um dos mecanismos essenciais para a evolução dos seres vivos, em que seleciona as espécies vantajosas

Atualizado em 22/12/2019

Sabia que somos frutos de uma seleção natural? E que tudo no planeta Terra também passou por isso? Em resumo, essa ação consiste em uma seleção de indivíduos que mais se adaptarem em certa condição.

Tais condições, aliás, que envolvem o meio ecológico em que estão inseridos. Logo, eliminam aqueles desvantajosos para essa mesma condição.

Em resumo, o termo “mais adaptado” quer dizer aquele que possui uma probabilidade maior de sobreviver e deixar descendentes, em tal ambiente.

Você sabia, inclusive, que a seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações? Bem como em ambientes constantes, onde ela age de forma estável. Assim, elimina os fenótipos ineficazes.

Seleção natural - condições ecológicas, tipos e estudos
Fonte: Estudo Prático

De antemão, ao longo do tempo, o ambiente se manifesta de forma inconstante. Logo, mostra interações diferentes entre os seres vivos e o espaço. Com isso, propicia inúmeras pressões seletivas sobre uma população. Embora, não elimina determinados alelos, que em um ambiente estável seriam eliminados. Dessa maneira, a variabilidade genética sofre menor redução.

Para entendermos bem, é assim que acontece na população humana com determinados alelos que seriam eliminados por serem poucos adaptativos. Para exemplificar, podemos citar o alelo que causa a doença chamada anemia falciforme ou siclemia.

Anemia Falciforme

Em resumo, essa doença é causada por um alelo que determina a formação de moléculas anormais de hemoglobina com possuem baixa capacidade de transporte de oxigênio. Com isso, as hemácias que as têm, adquirem o formato de foice quando a concentração de oxigênio diminui. Por essa razão, são chamadas hemácias falciformes.

Seleção natural - condições ecológicas, tipos e estudos
Hemácias com formato de foice. Fonte: Badalo

Os heterozigóticos apresentam tanto hemácias e hemoglobinas normais quanto hemácias falciformes. Embora, ligeiramente anêmicos, sobrevivem, com menor viabilidade em relação aos homozigóticos normais.

Em condições ambientais normais, o alelo para anemia falciforme sofre forte efeito seletivo negativo, ocorrendo com baixa frequência nas populações. No entanto, há uma alta frequência desse alelo em extensas regiões da África, onde há grande casos de malária.

Essa alta frequência deve-se à vantagem dos indivíduos heterozigotos para anemia falciforme, pois são mais resistentes à malária. Assim, os “indivíduos homozigóticos normais” correm alto risco de morte por malária enquanto os “indivíduos homozigóticos para a anomalia” morrem de anemia.

Os heterozigóticos, entretanto, apresentam, sob essas condições ambientais, vantagem adaptativa, propiciando a alta taxa de um alelo letal na população.

Tipos de Seleção Natural

A seleção natural pode atuar de três formas diferentes:

Seleção natural - condições ecológicas, tipos e estudos
Fonte: Biologia Resumos

– Seleção direcional: Prioriza um dos fenótipos extremos por ser o mais vantajoso para a população.

-Seleção estabilizadora: É o tipo mais comum de seleção natural. Basicamente, ela seleciona fenótipos intermediários, fazendo com que aparecem em maior quantidade. Nesse caso, os fenótipos extremos são eliminados.

-Seleção disruptiva: Ocorre quando dois ou mais fenótipos extremos são mantidos na população.

Charles Darwin

O naturalista inglês Charles Darwin foi quem formulou a teoria da seleção natural, no século 19. Primeiramente, ele estudou a variação entre plantas e animais em sua viagem a bordo do navio Beagle, que percorreu todo o mundo. Assim, seus estudos foram publicados em seu livro chamado “A Origem das Espécies“, em 1859.

Seleção natural - condições ecológicas, tipos e estudos
Fonte: Secretaria de Cultura

Gostou dessa matéria? Então, venha conhecer essa: Mutação, o que é? – Conceito, como ocorre, tipos de mutação

Fontes: Só Biologia e Toda Matéria

Imagem de destaque: Estudo Prático