História

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições

Festa Junina é uma comemoração tradicional do mês de junho nas regiões do Brasil, sendo a segunda maior festa brasileira, depois do carnaval.

Atualizado em 17/04/2020

Durante o ano existem diversas datas comemorativas. Entretanto, algumas são mais esperadas que outras, como o Natal no mês de dezembro e o Carnaval no mês de fevereiro, por exemplo. Além do mês de dezembro e fevereiro, junho também é um mês comemorativo. Isso porque, ocorrem as celebrações da Festa Junina.

Com início no dia 12 de junho, dia de Nossa Senhora Aparecida e véspera do dia de Santo Antônio, a festa junina é uma celebração que só tem fim no dia 29 de junho, dia de São Pedro. Entre essas datas, estão os dias de São João, 23 e 24 de junho. Assim, esses são os santos populares que se destacam no mês de junho.

Nesse sentido, as Festas Juninas são celebradas por diferentes estados brasileiros. Cada celebração possui elementos característicos de casa região, porém, conservam as tradições que são próprias da festa. Quer saber mais sobre essa incrível comemoração? Então, se prepare para essa viagem!

Origem da Festa Junina

Hoje em dia é comum ver as Festas Juninas sendo comemoradas em barracas de igrejas ou em locações ligadas ao catolicismo. Isso porque, durante os anos, a comemoração sofreu modificações, já que, no início, era uma festa pagã celebrada para homenagear deuses da natureza e da fertilidade.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
Santos populares lembrados no mês de junho. Fonte: YouTube

Assim, as celebrações juninas datam do século XVII e são consideradas a maior festa brasileira depois do carnaval. Portanto, a Festa Junina é uma celebração que veio junto da chegada dos portugueses durante a colonização. A festa, que já era comum na Europa, conquistou os brasileiros que criaram caraterísticas nacionais para a comemoração.

Dessa forma, conforme as festas foram ocorrendo, elementos do interior do Brasil foram moldando as comemorações juninas no país. Logo, comidas típicas e as tradições sertanejas se misturaram à danças, enfeites e a muita alegria. Portanto, as comemorações de hoje são uma mistura das tradições africanas, europeias e indígenas.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
A festa junina é um tipo de festa realizada no mês de junho por todo o país. Fonte: Rosa Penido

Por mais que as festas juninas são comemoradas em diferentes regiões do Brasil, na região Nordeste é onde há grande valorização dos costumes e tradições. Na cidade de Campina, na Paraíba, acontece uma das maiores festas do país com direito à queima de fogos, fogueira gigante, concurso de quadrilha, comidas típicas e jogos.

Características da Festa Junina

As festas juninas são comemorações que ocorrem nas diferentes regiões do Brasil. Assim, apesar das peculiaridades de cada lugar, a festa guarda costumes e tradições que se repetem, independente do lugar onde estão acontecendo.

Nesse sentido, são danças, comidas tímicas, enfeites, simpatias que alegram o mês de junho em diferentes partes do Brasil. Confira a seguir o que não pode faltar em uma Festa Junina:

Comidas e Bebidas

O lugar onde a festa é montada recebe o nome de arraial. É um lugar que recebe bandeirolas de diferentes cores, barracas com comidas e bebidas típicas, além de diversos jogos.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
Comidas típicas da Festa Junina. Fonte: Portal 6

Dentre as comidas tradicionais estão a pipoca, a paçoca, pé de moleque, canjica, cachorro-quente, pamonha, curau. Além disso, bolo de milho, arroz-doce, pinhão, cuscuz e tapioca também entram no cardápio. Já na parte das bebidas as mais comuns são o vinho e o quentão.

Danças

As danças mais comuns durante as festas juninas são o forró e a quadrilha. O forró é muito comum na região Nordeste, enquanto na região Centro-Oeste ouvi-se muito o sertanejo. As pessoas dançam e se divertem nos arraiás enfeitados e cheios de alegria.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
Grupo Dança Nordestina Vingadores de Virgulino, em Manaus. Fonte: Portal Beiju

A quadrilha se caracteriza por ser uma dança típica da Festa Junina. Assim, possui traços de origem europeia e consiste numa dança de casais que ocorre em grupo. Além disso, é comum a disputada entre diferentes grupos de quadrilha durante todo o mês de junho.

As vestimentas dos grupos são baseadas nas tradições caipiras e existe uma coreografia chamada de casamento caipira, feita em homenagem à Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro.

Balões e Fogueira

A soltura de balões marca o início das comemorações juninas. Porém, atualmente existem restrições referentes aos balões relacionadas à segurança. Além disso, a fogueira é outro elemento que marca as festas juninas.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
Decoração típica das Festas Juninas. Fonte: Pinterest

As fogueiras são montadas como forma de proteção contra os maus espíritos. Além disso, de origem pagã, o elemento da fogueira foi mantido e dedicado aos diferentes santos que são lembrados no mês de junho.

Assim, a fogueira quadrada é em homenagem à Santo Antônio; a redonda à São João e a triangular à São Pedro.

Brincadeiras

Várias são as brincadeiras que divertem que está aproveitando as festas juninas. Dentre as mais comuns estão: cadeia, pau de sebo, pescaria, correio-elegante, saltar a fogueira, argola e várias outras. Além disso, algumas pessoas fazem simpatias específicas para o mês de junho, que acabam sendo enquadradas nas brincadeiras juninas.

Festa Junina, o que é? Origem, data comemorativa e principais tradições
A pescaria é uma das brincadeiras típicas da Festa Junina. Fonte: Pinterest

Por fim, é comum que as Igrejas, no dia 13 de junho, distribuam para as mulheres que procuram marido um “pãozinho de Santo Antônio”.

Sem dúvidas a Festa Junina é uma grande comemoração. Gostou de conhecer um pouco sobre essa comemoração? Então, o que acha de saber mais sobre como mulheres e homens cultivam as amizades?

Fontes: Brasil Escola e Toda Matéria 

Fonte imagem destaque: CCPR Leite 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.