Outros assuntos

Exame Nacional do Ensino Médio – O que é e como funciona o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova anual que avalia os estudantes e também serve como forma de entrada nas Universidades.

Atualizado em 18/10/2019

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998. Sobretudo, seu objetivo sempre foi avaliar o desempenho dos estudantes que estão terminando o a escolaridade básica no Brasil. Portanto, podem participar todos aqueles que estão se formando no Ensino Médio, ou quem já concluiu em anos anteriores.

Antes de 2004, essa era uma prova que media apenas o desenvolvimento do aluno na escola básica. Posteriormente, passou a ser utilizada como forma de entrada em Universidades. A partir de 2010, foi inserida no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse modo, se tornou o maior e mais completo exame educacional do país.

Desde que se tornou ferramenta de ingresso nas instituições de ensino superior, o Exame Nacional do Ensino Médio foi substituindo os vestibulares das diversas faculdades. Atualmente, mais de 500 entidades usam a nota do exame, complementar ou total, para selecionar os alunos que entrarão para a graduação.

Exame Nacional do Ensino Médio - o que é e como funciona o ENEM
Fonte: Conexão Política.

Além disso, o Enem serve como forma de conseguir bolsas em entidades particulares por meio do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Bem como, ajuda estudantes a obter financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). Também contempla cursos técnicos através do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Sendo assim, essa avaliação é a grande porta de entrada para várias pessoas conseguirem seus diplomas em todas as regiões do Brasil.

Como funciona o Exame Nacional do Ensino Médio

Todos os anos, milhares de estudantes realizam essa prova. Para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, é necessário apresentar documento com foto oficial. Também é obrigatório o preenchimento do cartão resposta com caneta preta. O candidato pode levar lanche e água para se manter saciado durante a avaliação.

Exame Nacional do Ensino Médio - o que é e como funciona o ENEM
Fonte: Governo de São Paulo.

O teste possui 180 questões divididas em quatro módulos e uma redação dissertativa. Sendo realizada em dois dias. Depois de passar por vários formatos, hoje o Enem é feito em dois domingos consecutivos.

No primeiro, os estudantes têm 45 de múltipla escolha sobre “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” e outras 45 de “Ciências Humanas suas Tecnologias”. Ademais, ainda precisam fazer a Redação. Dessa forma, os candidatos possuem 5 horas e 30 minutos para finalizar o teste.

Já no domingo seguinte, são realizadas as provas de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias”. Cada uma com a mesma quantidade de questões dos módulos anteriores. Por não ter redação, o tempo de conclusão é de 5 horas.

Você já sabia sobre o Enem? Então aproveita para ler também Analfabetismo, o que é, suas variantes e seus números no Brasil.

Fontes: Ministério da Educação e Educa Mais Brasil.

Imagem de destaque: IstoÉ.