Língua Portuguesa

Redação do Enem 2019 – Possíveis temas do ano + dicas de redação

A redação do Enem 2019 promete temas mais abrangentes e fácies de se desenvolver. Confira dicas e possíveis assuntos que podem ser abordados este ano

Atualizado em 03/10/2019

A redação do Enem 2019 (Exame Nacional do Ensino Médio) é a parte do exame que desperta maia a ansiedade dos estudantes. Não é possível ir com certeza absoluta sobre o que esperar do tema. Por isso, o estudante deve, durante o período de preparação, estar atento aos assuntos que mais circulam no Brasil.

Assim, sendo dissertativa-argumentativa, a redação do Enem busca do candidato habilidade de argumentação a favor ou contra ao tema proposto. Além disso, o estudante deve elaborar, ao final do texto, a proposta de intervenção para a questão abordada.

Logo, a preparação e a visão ampla de cada candidato são fatores importantes. Assim, é necessário estar atento às questões que incluem cultura, economia, política e aspectos sociais. Dessa forma, fazer a conexão entre esses pontos se torna imprescindível e garante maior repertório na escrita.

Para este ano, a redação do Enem não vai focar em questões de cunho polêmico e “ideológico”, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Assim, assuntos que envolvam movimentos sociais, identidade de gênero, feminismo, movimento LGBTBQ+ e outros, não devem cotados.

Temas para a redação do Enem 2019

Redação do Enem 2019 - confira os possíveis temas para este ano
Fonte: Concurso de Redação

O esperado para a redação do Enem 2019 são temas considerados consenso para a maioria dos brasileiros. Logo, assuntos visivelmente mais abrangentes e fácies de se desenvolver é a aposta para 2019.

Dessa forma, confira os possíveis assuntos que podem ser tema da redação do Enem 2019:

Discurso de ódio na internet

A internet possibilitou a aproximação de pessoas, a divulgação de trabalhos e a criação de novas oportunidades. Porém, com toda a tecnologia e o avanço cada vez mais crescente das redes sociais, as pessoas viram a internet como meio de propagar o ódio.

Assim, “Os efeitos da Cultura de ódio na internet” ou o “Letramento Digital” podem ser possíveis temas para a redação do Enem 2019. Logo, o candidato poderá argumentar sobre os motivos e as consequências que levam usuários a propagarem o ódio na internet.

Redação do Enem 2019 - confira os possíveis temas para este ano
Fonte: Stoodi

Volta de doenças erradicadas ou Movimento Antivacina

Com uma rápida analisada nas notícias é possível observar o número de relatos sobre o ressurgimento de doenças no Brasil. Logo, epidemias consideradas erradicadas foram detectadas este ano, como o sarampo. O tema entra na questão da saúde pública, além de levantar debates sobre o movimento antivacina.

Temas ligados à Educação

Quatro possíveis temas que abordem educação podem cair na redação do Enem 2019. Assim, confira as possíveis temáticas:

  • Bullying e violência nas escolas: o tema pode abranger o bullying que ocorre nas escolas, além da agressão mais frequente aos profissionais da educação;
  • Alfabetização: de acordo com dados do IBGE 7% de pessoas acima de 15 anos não são analfabetas. Logo, um total de 11,5 milhões de brasileiros não possuem escolaridade.
  • Evasão Escolar: pode ser um possível tema já que, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil é o terceiro país no ranking de maior evasão escolar. Assim, a dica é fazer uma análise sobre o perfil das pessoas que mais evadem a escola e quais os motivos.
  • Educação Domiciliar: o candidato pode abordar como a educação domiciliar pode ser benéfica aos brasileiros, considerando as condições da educação no país.  Assim, o tema é considerado como possível assunto para a proposta de redação por conta do Projeto de Lei do atual governo;
Redação do Enem 2019 - confira os possíveis temas para este ano
Fonte: Exame

Violência no Brasil e a redução da maioridade penal

O atual governo acredita que a redução da maioridade penal pode impedir que jovens se envolvam em crimes. Porém, a discussão que já é antiga, aborda questões como o aumento do número de prisões e o sistema prisional brasileiro, que conta com número maior do que a capacidade disponível.

Dessa forma, o candidato poderá abordar na redação o que e leva jovens ao crime e quais as soluções viáveis para o problema.

Migração e os refugiados

O Brasil é um dos países que mais recebem imigrantes e refugiados. Logo,  a entrada de venezuelanos é um exemplo. Assim, o tema se torna propício a ser uma das apostas da redação do Enem 2019. Dessa forma, o candidato pode abordar questões como o ataque aos estrangeiros e a xenofobia.

Depressão na população brasileira

No mês de setembro o combate à depressão está mais intensificado. O Brasil se enquadra entre os países que mais registram casos de suicídio no mundo. Logo, o número de pessoas diagnosticadas com depressão e ansiedade se tornou alarmante.

Dessa forma, o estudante pode discorrer sobre os motivos para o aumento do número de casos de depressão. Além disso, apresentar possíveis soluções para o tema.

Exploração Sexual Infantil

Esse tema é decorrente na sociedade brasileira e existem diversos relatos sobre o assunto. Assim, como forma de desenvolvimento, o candidato terá dados relacionados à pobreza, cultura da violência e o machismo para a elaboração da redação. E, dessa forma, apresentar possíveis intervenções.

Dicas para uma boa redação

Redação do Enem 2019 - confira os possíveis temas para este ano
Fonte: INEP Enem

Escrever uma redação dissertativa-argumentativa exige treino, estudo dos possíveis temas, preparação e foco. Assim, aliado aos estudos, se sentir confiável no momento da escrita pode garantir boa nota. Dessa forma, algumas dicas podem ser importantes para quem almeja a tão sonhada pontuação na redação. Confira:

  • Ler redações bem avaliadas de edições anteriores;
  • Fazer simulados;
  • Mostrar domínio de repertório;
  • Elaborar uma proposta de intervenção detalhada;
  • Cuidar da apresentação do texto.

Achou interessante as sugestões e dicas? Então confira esse outro texto sobre Complemento verbal – o que é, pra que serve e como usar 

Fontes: Enem Brasil Escola, Metrópoles

Fonte imagens: Concurso de Redação, YouTube, Stoodi, Exame, INEP Enem

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.