A distância da Terra ao Sol é uma das menores do sistema solar. Nosso planeta e o astro rei estão muito distantes, e, mesmo assim, a distância entre um e outro é uma das menores. Assim, o sol é a estrela mais próxima em toda a galáxia que está localizada mais próxima do planeta Terra.
Todavia, mesmo que tenha conseguido 99,8% da massa de todo o sistema solar, o sol ainda não é a maior estrela de que se tem notícia, dando lugar para a estrela conhecida como VY Canis Majoris. Esta estrela é cerca de 2 mil vezes maior do que o próprio Sol.
A distância da Terra ao sol impacta bem pouco quando tratamos da temperatura que sentimos por aqui. Contudo, a inclinação do nosso planeta, ou seja, o ângulo em que ele se encontra, é o que nos dá essa sensação de calor e frio que sentimos de acordo com as estações do ano.
Qual a distância da Terra ao Sol?
Ao longo da história, vários astrônomos tentaram descobrir e estabelecer a distância exata da Terra ao sol e, assim, estabelecer também uma unidade de medida. Entretanto, a União Astronômica Internacional firmou a Unidade Astronômica (UA) como medida para as distâncias solares.
Assim, a distância da Terra ao Sol equivale a aproximadamente 149 600 000 km, o que equivale a 8 minutos-luz de distância, sendo que um minuto-luz corresponde a 17.987.547 quilômetros de distância. Apesar da distância ser muito grande, o Sol ainda é a estrela mais próxima do nosso planeta.
Características do Sol
Com massa 300.000 vezes maior que a da Terra, o Sol tem raio de 695.500km e distância de 149.600.000 km de nosso planeta. Todavia, tem em sua composição química, 91,2% de hidrogênio, 8,7% de hélio, 0,078% de oxigênio e o,o43% de carbono.
Estudos indicam que o Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade, assim como a Terra. Sua temperatura varia entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius. Ele é composto de seis camadas, distribuídas entre coroa (camada mais externa), cromosfera, fotosfera, camada convectiva, camada radiativa e núcleo.
Curiosidades sobre a distância da Terra ao Sol
Você sabia que o sol é composto por 6 camadas, sendo a mais externa a coroa, também conhecida por corona? A superfície solar é conhecida como fotosfera e a atmosfera se divide em cromosfera e coroa. Em seu interior, o sol ainda apresenta a camada convectiva, a camada radiativa e o núcleo.
Em seus 4,5 bilhões de existência, o sol tem um tamanho impressionante, chegando a ser 109 mil vezes maior do que a Terra, apesar da distância da Terra ao Sol.
Dentro do sol, entretanto, cabem cerca de 1,3 milhões de planetas igual ao nosso. Com temperaturas que variam entre 5,5 mil e 15 milhões de graus Celsius, a luz do sol demora cerca de 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.
Sonda Solar
A sonda Parker Solar Probe conseguiu o feito de ser a única a se aproximar mais do Sol, em agosto de 2018, ou seja, a única a atravessar a distância da Terra ao Sol. Essa missão da Nasa propõe uma aproximação gradual do sol e prevê que em 2025 seja possível alcançar a coroa do astro rei.
O sol vai acabar?
Um dia o sol vai morrer. Sim, é verdade! Em 4,5 bilhões de anos, o Sol consumiu cerca de metade do seu hidrogênio, o que lhe dá uma meia vida. Todavia, quando consumir de fato todo o seu hidrogênio, a única coisa que lhe restará é o hélio.
Assim, quando acabar o seu consumo, o Sol começa a entrar no processo de morte. Isso irá acontecer a partir do momento em que o astro rei aumentar de tamanho e passar a engolir os planetas do sistema solar. A previsão indica que o Sol ficará 100 vezes maior, entrando em colapso total.
Então, o que achou da matéria sobre a distância da Terra ao Sol? Se gostou, leia também: Radiação solar – O que é, como funciona e quais seus efeitos no planeta.
Fontes: Site de curiosidades, Toda Matéria, Mega Curioso
Imagens: Superinteressante, Brainly, Revista Planeta, Nasa