História

Despotismo esclarecido – Origem e influência do Iluminismo na monarquia

 O despotismo esclarecido foi uma maneira reformista de governar se baseando nos princípios iluministas. Isso ocorreu em monarquias da Europa.

Atualizado em 15/02/2020

Primordialmente, o Iluminismo teve origem no século XVII, porém, só foi se tornar influente no século seguinte. Isso se deu quando monarcas começaram a adotar o pensamento iluminista. Essa atitude ficou conhecida como despotismo esclarecido.

O despotismo foi uma maneira reformista de governar se baseando nos princípios iluministas. Ademais, esse fenômeno ocorreu em certas monarquias da Europa continental.

Porém, seu momento de maior aplicação foi a partir da segunda metade do XVIII.

Origem do Despotismo Esclarecido

Primordialmente, a expressão “despotismo esclarecido”, foi nomeada pelo historiador Wilhelm Roscher. E foi cunhada em 1847. O objetivo desse termo era explicar uma série de governos que passaram a adotar vários princípios iluministas como ideais filantrópicos, progresso e racionalismo.

Porém, mesmo com essa adoção, os governos não fizeram nenhuma concessão à limitação do poder real. Além disso, não expandiram os direitos políticos para as minorias da população. O despotismo foi desenvolvido no leste europeu, onde naquela época a economia ainda era atrasada. E nem mesmo a burguesia existia.

Ademais, o objetivo inicialmente era acelerar o processo de modernização de alguns países e com isso aumentar o poder e prestígio. Com isso, eles também poderiam enfraquecer a oposição ao seus governos.

O primeiro a defender os ideais iluministas foi Pedro I, afinal, ele foi o primeiro a utilizar tal doutrina para efetuar melhorias. Essas melhorias se aplicavam na área religiosa, econômica, administrativa, social e cultural.

Porém, mesmo com a aplicação desses ideais, Pedro I -juntamente com seus sucessores, não se preocupou com a reestruturação da sociedade em paralelo com as reformas. Como exemplo, tem-se Catarina II, que patrocinava as artes e estimulava a publicação de livros, porém, ainda tornou mais dura a lei de servidão.

despotismo-esclarecido-europa
Despotismo Esclarecido – Fonte: Estudo Prático

Contexto histórico

Primordialmente, antes era comum se acreditar que monarcas eram escolhido por Deus, evitando questionamentos na centralização do poder. Porém, desde o século XVII, os filósofos iluministas começaram ganhar espaço por toda a Europa com seus ideais. Eles defendiam o uso da razão sobre a visão teocêntrica que vigorava. Então, alguns monarcas passaram a realizar reformas em seus reinos com influências iluministas, e isso acabou contribuindo para o desenvolvimento das nações. Por fim, estes monarcas que alteraram sua forma de governo com ideias iluministas, ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos, ou ainda reis absolutos iluminados.

monarca-despotismo
Monarca Maria I (Portugal, 1734-1816) – Fonte: Aventuras na História

Exemplos de Déspotas

Frederico II

É considerado o principal déspota esclarecido prussiano. Ele reformou o sistema penal, e além disso, aboliu as torturas praticadas por seu pai, fundou escolas promovendo a educação e incentivou a produção cultural. Vale lembrar, que foi um dos primeiros a decretar a tolerância religiosa.

monarca-frederico
Frederico II – Fonte: Opera Mundi

Catarina II

Ela era estrangeira da Prússia, e assim que assumiu a Rússia fez várias mudanças. Como por exemplo, construiu escolas, hospitais, modernizou e reformou cidades e racionalizou a administração pública.

catarina-monarca
Catarina II – Fonte: Aventuras na História

José II

Em resumo, ele era um imperador da Germânia e suas principal ação foi a abolição da servidão e a tortura. Além disso, ele foi responsável por fundar escolas, hospitais e asilos, conceder liberdade ao culto de todas as crenças religiosas. Ademais, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações e por fim, tornou a língua alemã como obrigatória.

monarca-jose-ii
José II – Fonte: Hisellmart

Marquês de Pombal

Já em Portugal, o ministro do rei Dom José, foi responsável pela expulsão dos jesuítas, pela reforma educacional e manufatureira portuguesa. Foi ele quem criou o banco real e isentou impostos para exportações.

marques-pombal
Marquês de Pombal – Fonte: Aventuras na História

Gostou de saber mais sobre o despotismo? Então leia também sobre Absolutismo: o que foi e onde aconteceu?
Fontes: TodaMatéria, HistóriadoMundo, InfoEscola
Fonte da imagem destaque: InfoEscola