História

Bossa Nova – História, origem do movimento, características e artistas

Bossa Nova foi um movimento artístico cultural criado com o intuito de modernizar a música brasileira. Tom Jobim é um dos principais nomes.

Atualizado em 06/03/2020

O Brasil vivia um momento de ascensão pós Segunda Guerra Mundial. O período ficou conhecido como “Anos Dourados”, onde o crescimento econômico e cultural se desenvolviam de maneira rápida. Assim, dentro desse cenário otimista, um grupo de jovens decidiram inovar a cultura brasileira criando um movimento denominado Bossa Nova.

Nesse sentido, o movimento visava incorporar aspectos e características da música brasileira. Além disso, acredita-se que o movimento tenha surgido, oficialmente, em 1958, quando João Gilberto lançou o LP “Chega de saudade”. Em seguida, outros artistas como Tom Jobim e Vinícius de Moraes se juntaram em diversas composições. Dentre elas, uma das mais famosos músicas brasileiras, “Garota de Ipanema”.

Resumindo, o movimento foi mundialmente reconhecido quando, em 1962, um grupo de artistas se apresentaram em Nova Iorque. Portanto, o evento foi um concerto realizado no Carnegie Hall. Assim, dentre os músicos que participaram do grande dia estavam presentes Tom Jobim, João Gilberto, Oscar Castro Neves. Além disso, participaram também os músicos Agostinho dos Santos, Luiz Bonfá, Carlos Lyra, entre outros.

História da Bossa Nova

O movimento surgiu em meio ao crescimento econômico que o país passava. Juscelino Kubitschek (1902-1976) era o presidente e com ele ações políticas como o “cinquenta anos em cinco” estavam em vigor. Com isso, o presidente almejava colocar em prática ações do Plano de Metas e da Política Desenvolvimentista.

Bossa Nova - História, origem do movimento, características e artistas
Artistas que fizeram parte do movimento Bossa Nova. Fonte: Márcia Travessoni

Portanto, com a economia crescendo em ritmo acelerado, jovens da classe média carioca viram no período a oportunidade de criar algo inovador. Assim, após diversas experimentações e influências do jazz americano, João Gilberto lança o primeiro disco. Com isso, o movimento Bossa Nova tinha início, consolidando o estilo musical no país.

O movimento teve duração de mais de um década. Assim, terminou em 1966 com o surgimento do estilo MPB, Música Popular Brasileira. Em síntese, vale ressaltar que o fim do movimento não acabou com criações inspiradas na Bossa Nova. Isso porque, até os dias atuais, músicos ainda utilizam características do movimento em algumas composições.

Características do estilo musical

Como forma de modernizar o cenário musical brasileira, a Bossa Nova construiu características próprias que visavam o estilo moderno do Brasil que se formava. Dentre as principais características que compõem o estilo Bossa Nova podemos citar:

  • tom coloquial na voz;
  • temas cotidianos;
  • voz baixa, quase como sussurros;
  • harmonias de samba;
  • invenções melódicas de jazz.

Visto isso, as músicas eram compostas de acordo com as manifestações naturais das ruas, o movimento dos carros, o cotidiano dos centros urbanos se desenvolvendo. Assim, surgiram músicas mundialmente conhecidas como “Garota de Ipanema”. A canção foi composta em 1962 por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim.

Bossa Nova - História, origem do movimento, características e artistas
Tom Jobim foi um dos criadores da Bossa Nova. Fonte: History

Com o Golpe de 64 as músicas passaram a aderir formas de protestos contra os atos da ditadura. Com isso, era comum ver assuntos sociais nas composições dos artistas. Além disso, foi nesse período que se iniciava o que ficou conhecido como a moderna música popular brasileira, a MPB.

Em síntese, o fim do movimento em 1966 não significou o fim do estilo musical apresentado pelos artistas. Isso porque, até os dias atuais, ainda é possível ver composições que seguem o estilo musical da Bossa Nova.

Principais músicos

João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram os artistas que mais marcaram o movimento Bossa Nova. Entretanto, além deles, diversos outros músicos também ajudaram a compor grandes músicas.

Bossa Nova - História, origem do movimento, características e artistas
Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Fonte: Agência Brasil

Portanto, os principais músicos são:

  • Dorival Caymmi
  • Edu Lobo
  • Francis Hime
  • Marcus Valle
  • Paulo Valle
  • Carlos Lyra
  • Ronaldo Bôscoli
  • Nara Leão
  • Bebel Gilberto
  • Baden Powell
  • Nelson Motta
  • Wilson Simonal

As principais músicas do movimento

Diversas foram as composições criadas a partir do estilo Bossa Nova. Assim, foram que marcaram a história do Brasil. Além disso, algumas composições foram reconhecidas mundialmente. Dessa forma, dentre as principais músicas do movimento podemos citar:

1. Garota de Ipanema

É, com certeza, uma das músicas mais conhecidas do movimento. Deste modo, foi uma composição feita por Vinicius de Moraes (1913-1980) e Tom Jobim (1927-1994). Além disso, a canção foi uma homenagem à apresentadora Helô Pinheiro.

2. Samba do Avião

Em resumo, abordando aspectos urbanos da cidade do Rio de Janeiro, a canção foi composta em 1962, por Antônio Carlos Jobim. Assim, o nome veio a partir da observação do músico que via a cidade maravilhosa a partir de um avião.

3. Desafinado

Composta por Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça. Porém, foi João Gilberto quem a interpretou. Em síntese, foi uma letra que mencionava as características do movimento Bossa Nova dentro da composição.

4. Insensatez

Composta pelos parceiros Vinicius de Moraes e Tom Jobim , em 1961. Assim, a canção possuía características melancólicas e um tom de arrependimento. Foi uma música que tomou proporções mundiais, sendo grava em inglês com o título How Insensitive. Logo, foi interpretada por artistas como Ella Fitzgerald, Frank Sinatra e Iggy Pop.

5. Wave

Mais uma composição dos amigos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Além disso, foi uma produção que contou com a ajuda de Claus Ogerman, responsável pelo arranjo da canção. A música que significa “onda” em português fala de amor e das paisagens praianas.

Bossa Nova - História, origem do movimento, características e artistas
Chega de saudade, disco primordial da obra de João Gilberto. Fonte: Observatório do teatro

6. Pela Luz Dos Olhos Teus

Composta, também, por Vinicius de Moraes e música de Tom Jobim. Porém, foi na voz de Miúcha e Tom Jobim que a canção ficou conhecida. Assim, cada um interpretava um parte da canção. Um das características dessa música é o fato de não possuir refrão.

7. Ela É Carioca

Foi uma música composta em homenagem à mulher carioca. Assim, foi uma produção de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Nesse sentido, os músicos colocaram na letra aspectos da cidade maravilhosa, além da personalidade das mulheres cariocas.

8. Chega de Saudade

Em síntese, foi uma das canções que mais marcaram o movimento da Bossa Nova. Assim, composta em 1956 por Vinicius de Moraes e Tom Jobim, a letra traz o sofrimento amoroso como tema principal. Além disso, o nome da música foi utilizado para batizar o disco solo de João Gilberto.

9. Águas de Março

Resumindo, foi uma canção criada em 1972 por Tom Jobim. Logo, ficou reconhecida na voz do compositor e da cantora Elis Regina, em 1974. Nesse sentido, é considerada uma canção grande. Porém, a música logo caiu no agrado popular e se tornou reconhecida.

10. Samba de Uma Nota Só

Por fim, criada por Tom Jobim (música) e Newton Mendonça (letra) a canção possui uma verão em inglês. Logo, é denominada One Note Samba. Nesse sentido, é também uma música que possui letra grande. Além disso, possui características metalinguísticas.

Você sabia?

  • A música Garota de Ipanema entrou para a lista das 50 grandes obras musicais da humanidade. O título veio da Biblioteca do Congresso norte-americano, em 2005;
  • O Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro, data de aniversário de Tom Jobim;
  • Tom Jobim foi considerado pela revista Rolling Stone como um dos maiores nomes da música brasileira.

O que achou da matéria? Se gostou, corre pra conferir o que foi o Tropicalismo, outro movimento cultural que marcou o cenário musical brasileiro.

Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Mundo Educação e Cultura Genial

Fonte imagem destaque: Cultura Mix

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.