Geografia

Avalanche – O que é, como se forma, locais comuns e avalanche brasileira

Avalanche é como é chamado o deslizamento de uma grande quantidade de massa de neve, que varre tudo que estiver pelo caminho.

Atualizado em 09/12/2019

Sabia que uma avalanche pode arrastar uma cidade inteira? Ou matar milhares de pessoas?

Para entender esse fenômeno, primeiro ele acontece quando uma massa de neve se movimenta de forma rápida e violenta. Assim, esse movimento se precipita em direção a um vale, por exemplo.

Sobretudo, uma avalanche pode ser mortal, já que soterra ou leva tudo que estiver em seu caminho. Basicamente, pedras, terra, arvores, tudo é varrido e desce para uma encosta. Portanto, este movimento pode ser chamado ainda de desmoronamento ou deslizamento.

Como se forma?

Com isso, uma avalanche pode atingir cerca de 160 km/h e durante a descida, transportando cada vez mais pessoas, animais, construções, entre outros. Essencialmente, pode ser provocada pela passagem de esquiadores, ventos fortes, propagação de som, aumento de temperatura, entre outros.

Para além disso, os locais mais apropriados para acontecer uma avalanche são encostas sem árvores ou grandes pedras. Porque, esses fatores mantém a neve no lugar.

Por outro lado, uma quantidade pequena de neve também pode causar tal fenômeno. Por exemplo, o derretimento ou congelamento pode tornar o gelo escorregadio. Assim, o acumulo de neve em cima dessa superfície mais frágil pode facilmente desmoronar.

Avalanche - o que é, como se forma e a avalanche brasileira
Fonte: Ready

Logo, as pessoas que moram em regiões montanhosas buscam meios para se protegerem de avalanches. Para exemplificar, há construção de barreiras, cercas especiais e assim por diante.

E para completar, explosivos ajudam a limpar toda a neve deixada por uma avalanche.

Avalanche no Brasil

Todas as vezes que falamos sobre avalanches, pensamos em neve e em países bem montanhosos. Entretanto, essa queda súbita de uma grande massa de neve pode ser substituída por água. E é assim que é chamado também um fenômeno que acontece no Espirito Santo, aqui no Brasil.

Uma estrondosa quantidade de água despenca sobre uma rasa superfície no meio do oceano, que faz jus ao nome com o qual é batizada. Basicamente, a 5 quilômetros da praia da Costa de Vila Velha, fica um acumulo de terra onde quebra a avalanche. Essencialmente, esse fenômeno é considerado a maior onda do Brasil, chegando de 5 a 6 metros de altura.

Avalanche - o que é, como se forma e a avalanche brasileira
Fonte: O Globo

Os pescadores daquela região, aliás, chamam o local de Baixo dos Pacotes. Isso porque faz parte de um arquipélago de três ilhas visíveis, e uma outra que fica submersa.

Para entendermos melhor, trata-se, basicamente, de uma súbita mudança de profundidade no local. Assim, de 1000 metros, a superfície passa para apenas quatro metros, abruptamente. Como consequência disso, grandes ondulações são geradas e se quebram de forma violenta.

Essa avalanche brasileira, certamente, é uma das maiores e mais sinistras ondas aqui de nosso litoral. Logo, traz uma experiência incrível e um tanto bizarra para quem vai encarar e está disposto a tomar um caldo.

Gostou dessa matéria? Então venha conhecer essa: Abalos sísmicos – O que são, porque ocorrem e como são medidos?

Fontes: Só geografia, Escola Britannica e RedBull

Imagem de destaque: BlogDescalada