A Antártida é o continente mais frio da Terra, com temperaturas que variam entre -30ºC e -65°C. Inclusive, a maior parte do território fica coberto por uma camada constante de gelo que nunca derrete. Não por acaso, o continente é chamado de deserto de gelo.
Localizado na zona de maior latitude do Hemisfério Sul, o continente antártico conta com uma área territorial de cerca de 14,4 milhões de quilômetros quadrados.
Além disso, outra característica da Antártida é a falta de população permanente. Como se trata de um local muito frio, o continente conta com uma população sazonal, composta por pesquisadores, ambientalistas e afins.
História da Antártida
1- Descoberta
A Antártida não foi descoberta como os demais continentes, pois não teve uma população originária e um processo de ocupação.
Ao invés disso, de acordo com a história falada, o continente foi descoberto nos séculos V e VI por exploradores polinésios, bem antes das primeiras expedições europeias para o extremo sul do planeta.
O primeiro europeu a passar pela região foi Fernão de Magalhães, no século XVI. Magalhães é conhecido como o pioneiro na tentativa de dar a volta ao mundo.
Posteriormente, no século XVII, o navegador britânico James Cook também navegou pela região. Depois dele, vários outros exploradores das mais variadas nacionalidades passaram pela região.
2- Exploração
A primeira região do continente a ser explorada foi a península Antártica a partir da década de 1820. A transição entre o séc. XIX e o séc. XX teve um período conhecido como Idade Heroica da exploração da Antártida.
Nessa época, diversas expedições partiram de países como Reino Unido, Alemanha, EUA, Noruega e Bélgica e se estabeleceram na Antártida. Desse modo, os objetivos dessas expedições variavam, algumas tinham fins comerciais, outras tinham objetivos militares.
Também haviam expedições com foco em pesquisas científicas, mas eram em menor número. Mas depois da Segunda Guerra Mundial a Antártica passou a ser uma importante base de pesquisa para cientistas de várias nacionalidades.
3- Tratado da Antártida
Com o intuito de intensificar a exploração científica da Antártida, vários países fizeram reivindicações territoriais. A solução sobre a gestão da área e para regulamentar as atividades foi o Tratado da Antártica, realizado em 1959 e que entrou em vigo dois anos depois.
O documento prevê que o continente deve servir a todos os propósitos pacíficos. Por fim, o tratado também estabelece liberdade para a investigação científica e a divulgação e disponibilização gratuitas das observações e resultados obtidos oriundos das pesquisas.
Geografia da Antártida
1- Clima
A Antártida é o continente mais frio da Terra, pois está na zona de maior latitude do Hemisfério Sul. Sendo assim, a região tem um clima polar, com baixas temperaturas durante todo o ano, acompanhadas por ventos fortes e gelados e a umidade do ar é desértica.
As chuvas na Antártida são escassas e acumulam apenas cerca de 50 mm ao ano. Por outro lado, as tempestades de neve são recorrentes. No inverno a temperatura média varia entre -20 ºC na costa e -70 ºC no interior. A temperatura mais baixa já registrada foi de -89,2 ºC, que foi a menor já obtida na Terra.
2- Fauna
A maior parte da Antártida é coberta por geleiras. No entanto, a sua fauna é composta por vários animais marinhos tais como: focas, leões-marinhos, elefantes-marinhos, baleias, golfinhos, focas e peixes. Além disso, a região conta com pinguins, andorinhas-do-mar, albatrozes e gaivotas.
3- Flora
Como a Antártida é um continente cujo solo fica sempre congelado, o aparecimento de formas de vida vegetal ocorre apenas nos meses mais quentes do ano. A fauna é composta, sobretudo, por musgos, gramíneas e líquens. Inclusive, a Antártida é tida como o maior deserto do mundo.
4- Relevo
A Antártida conta com um relevo composto por montanhas e planaltos. Essas formas costumam ficar recobertas por uma camada de neve externa que nunca derrete. Para você ter uma ideia, apenas 1% da superfície da Antártida não é coberta por gelo.
A Antártida tem uma altitude média de 2200 metros, o que faz dela o continente mais elevado do mundo. Inclusive, o seu ponto culminante fica no maciço Vinson, a 4892 metros acima do nível do mar.
5- Hidrografia
Por fim, a Antártida é banhada pelo oceano Glacial Antártico e pelos diferentes mares em que ele se divide. Além disso, a maior parte do continente é coberta por um gelo que nunca derrete e apenas uma parcela passa por degelo durante o período quente, o que dá origem aos cursos d’água intermitentes, como o rio Onyx, que tem cerca de 32 km de extensão e é o mais extenso da Antártida.
Demografia da Antártida
A Antártida é o único continente em todo o planeta Terra que não conta com uma população permanente. As pessoas que se estabelecem por lá são pesquisadores e auxiliares, ambientalistas e pessoas que se dedicam à preservação do ecossistema da região.
Sendo assim, o continente conta com uma população sazonal, que aumenta no período em que as condições climáticas são mais favoráveis. No inverno, a população é de cerca de mil pessoas, já no verão de 4 mil a 5 mil pessoas ficam no continente gelado.
Infraestrutura e economia da Antártida
A infraestrutura da Antártida está relacionada com as bases de pesquisa construídas por várias nações. O estimado é que existam cerca de 30 países presentes no continente gelado, com cerca de 80 bases para pesquisas científicas conduzidas.
Algumas dessas bases não operam durante todo o ano, elas interrompem as atividades no inverno e voltam no verão. Dessa forma, a maior concentração das bases é na península Antártida, no oeste do continente.
Todo o suprimento necessário para a população na Antártida é transportado por navios de outros locais. A região conta ainda com acesso a redes de comunicação tais como telefone e internet, e meios de transporte, como aeronaves e navios.
Não é possível falar sobre a economia da região, já que não há uma população permanente no local e não existe uma estrutura governamental típica de um país ou território. Logo, a região não tem uma economia própria.
As atividades que ocorrem com maior frequência na Antártida são de subsistência, como a pesca e também as pesquisas científicas, como a exploração de recursos biológicos e minerais.
Na década de 1970, a pesca comercial era intensa na região, e essa atividade tem ganho força recentemente. Dentre as espécies mais procuradas estão o bacalhau-da-antártida e o peixe-gelo. Além disso, há outros recursos naturais na região, tais como água doce e minerais como minério de ferro, cobre, ouro e hidrocarbonetos.
Por fim, a paisagem natural e a fauna da Antártida são atrativos turísticos. Visitas acontecem por meio de cruzeiros e expedições gerenciadas pela Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico (Iaato), organização criada em 1991 com o intuito de garantir o turismo sustentável na região.
O correto é Antártida ou Antártica?
Ambas as formas de escrever estão corretas. No entanto, há algumas décadas, era usado “antártica” e “antártico” apenas com adjetivo no português do Brasil.
Em resumo, o termo “antártica” deriva de outras duas palavras em grego: ant (oposto) e arktikos (ártico), que formam a palavra antarktikos (antiártico), e se refere ao posicionamento geográfico do continente Ártico.
Curiosidades sobre a Antártida
Algumas curiosidades que você pode gostar de conhecer são:
- Cerca de 62% da água doce do mundo estão nas geleiras da Antártida.
- Os maiores icebergs de todo o mundo estão na Antártida.
- A aurora austral, similar à Aurora Boreal, aparece todos os dias no continente.
- O ponto de menor altitude do continente fica a 3.500 metros abaixo do nível do mar, sob a geleira conhecida como Denmar Glacier.
- Existe uma cachoeira vermelha de água salgada na Antártida. A cor das águas, que têm origem na base da geleira de Taylor, é por causa da presença de óxidos de ferro.
- Por fim, existe registro de atividade sísmica na ilha Decepção, uma ilha da Antártida que tem um vulcão ativo.
Enfim, gostou do texto? Então não deixe de ler também sobre a Ásia: história, cultura e países do continente
Fontes; Mundo Educação; Escola Kids; Brasil Escola; Toda matéria; Super Abril; Info Escola; e, por fim, Mega Curioso.