O continente americano é divido em três subcontinentes, sendo a América Central um deles. Logo, é caracterizado por ser uma faixa de terra entre a América do Norte e a América do Sul. Assim, possui área de, aproximadamente, 742.266 km². Além disso, os oceanos Pacífico e Atlântico se encontram a oeste e leste do subcontinente, respectivamente.
Em síntese, a América Central é localizada numa placa tectônica própria, a Placa Caribeana. Em relação aos outros países que compõem o continente americano, os países do centro são os menos desenvolvidos economicamente. Entretanto, possuem como fonte de economia, a agricultura, além da extração de madeira e a caça.
Vale ressaltar que a civilização Maia vivia onde onde hoje se encontra a Guatemala. Logo, os Maias foram responsáveis por descobertas e revoluções consideráveis para a época, como o desenvolvimento da escrita hieroglífica. Além disso, o calendário, estudos sobre astronomia e arquitetura foram desenvolvidos pelos Maias.
Em resumo, os países que fazem parte da América Central tentaram, por meio dos “Estados Unidos da América Central” unir os países. Assim, o acordo foi estabelecido entre a Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua e Costa Rica. Porém, em 1840, a união foi desfeita. Um dos motivos que levaram ao fim do bloco foi a economia, além de dificuldade em relação à administração.
Conhecendo a América Central
Em síntese, a América Central é formada por sete países e ilhas. Visto isso, os países que fazem parte do subcontinente são: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, onde se encontra o Canal do Panamá responsável por grande parte do comércio marítimo internacional. Além disso, algumas ilhas que fazem parte da América Central pertencem à outros países de diferentes continentes.
Além disso, também fazem parte da América Central os países insulares do Caribe, sendo formado pelo Mar do Caribe, ilhas e Estados insulares. Nesse sentido, são 13 países independentes e 11 territórios.
Dessa forma, os países que fazem parte do território central do continente americano são:
- Antígua e Barbuda;
- Bahamas;
- Barbados;
- Cuba;
- Dominica;
- Granada;
- Haiti;
- Jamaica;
- República Dominicana;
- Santa Lúcia;
- São Cristóvão e Névis;
- São Vicente e Granadinas;
- Trinidad e Tobago.
Além disso, existem também os territórios, sendo eles:
- Anguila;
- Antilhas Holandesas;
- Aruba;
- Guadalupe;
- Ilhas Caimã;
- Ilhas Turks e Caicos;
- Ilhas Virgens Americanas;
- Ilhas Virgens Britânicas;
- Martinica;
- Monte Serra
- Porto Rico
Relevo, hidrografia e clima
Uma das características que predominam na região central do continente americano é a presença ativa de vulcões. Além disso, o relevo baseado em montanhas também é bem presente. Já em relação à hidrografia, os grandes lagos chamam a atenção. Assim, podemos destacar como principais os lagos do Nicarágua, o o Manágua e o Gatún.
Em relação ao clima, a América Central apresenta três variações climáticas bem distintas. Logo, é possível identificar a “terra temperada”, a “terra fria”, e a “terra quente”, dependendo da altitude em relação ao mar. Além disso, o clima presente no Pacífico é diferente do Caribe, por exemplo.
Outro aspecto encontrado no clima da região central é o período de seca em decorrência do ar frio vindo da Califórnia. Entretanto, as águas do Mar do Caribe proporcionam uma quebra na temperatura por possuir umidade do ar relativamente temperada.
Composição étnica e língua
Em síntese, a população que compõem os países da América Central é, em sua maioria, formada por mestiços e indígenas. Entretanto, onde se localiza a costa do Caribe, a predominância é da população negra ou mulata.
Além disso, o idioma que predomina na região central é o espanhol. O inglês é falado em Belize, sendo a língua oficial. Entretanto, os povos indígenas que vivem na região possuem o próprio idioma.
O que achou da matéria? Legal, não é? Tem muito mais aqui no site. Então, corre pra conferir o que é Metamorfose e pra que servem as raízes.
Fontes: Info Escola, Toda Matéria e Só Geografia