William Shakespeare foi um dos poetas e dramaturgos mais importantes do seu tempo. Considerado o mais influente escritor do mundo, escreveu obras importantes, como “Hamlet”, “Othelo”, “Macbeth” e “Romeu e Julieta”.
Antes mesmo se tornar referência na literatura inglesa e mundial, Shakespeare passou por dificuldades e desafios. O caminho para o teatro iniciou no momento em que Londres passava por intensas mudanças artísticas, ainda sobre o reinado de Elizabeth I.
Naquela época, o jovem começou a estudar e se aventurou nos escritos de autores clássicos, bem como contos, crônicas e novelas. Dessa forma, as leituras, com o passar dos anos, se tornaram parte fundamental da formação como dramaturgo.
Biografia de William Shakespeare
William Shakespeare nasceu na Inglaterra, em Stratford-upon-Avon, no condado de Warwick, no dia 23 de abril de 1564. Filho de John Shakespeare e de Mary Arden, o jovem demonstrava apreço pela leitura e pelos estudos desde cedo.
O pai de Shakespeare era comerciante de lã, mas chegou a trabalhar para o prefeito de Stratford como tesoureiro. Shakespeare iniciou os estudos na cidade onde nasceu, mas, aos 13 anos, teve que deixar tudo. Isso porque, seus pais não tinham condições de mantê-lo na escola.
Assim, o jovem começou a trabalhar com o pai, vendendo lã no comércio local. O trabalho serviu como incentivo para que Shakespeare juntasse dinheiro e continuasse os estudos.
Aos 18 anos, William Shakespeare se casou com a aldeã Anne Hathaway. O casamento precoce rendeu ao jovem três filhos, Susanna e, mais tarde, os gêmeos Hamnet e Judith Quiney. Com o nascimento dos filhos, o casal começou a passar por dificuldades financeiras.
Mudança de rumo
Apesar das dificuldades, William Shakespeare não desistiu. Inclusive, em 1586, o jovem já escrevia alguns versos e acompanhava à todas as peças teatrais que chegavam à sua cidade.
Em 1586, Shakespeare decidiu se mudar para Londres, onde começou a trabalhar na porta de um teatro, o James Burbage (primeiro teatro de Londres) guardando cavalos e recebendo as pessoas.
Mais tarde, o jovem já estava nos bastidores, ajudando na produção, copiando peças e, até mesmo, encenando alguns papeis.
Ao mesmo tempo, William Shakespeare começou a se interessar ainda mais pelos estudos teatrais. Assim, estudou contos, crônicas, leu atores clássicos e novelas. Com isso, começou a escrever sua primeira peça, denominada “Comédia dos Erros”.
A peça, que começou a ser a ser escrita em 1590, só seria terminada por Shakespeare quatro anos depois. Quando terminou o primeiro trabalho, a peça continha um total de 150 sonetos.
Enquanto ainda trabalhava nos bastidores do James Burbage, Shakespeare se tornou copista oficial do grupo teatral e, em 1589, já adaptava peças de autores anônimos e escrevia os trabalhos do Globe Theatre.
Iniciando na dramaturgia
O primeiro trabalho de William Shakespeare foi a peça “Comédia dos Erros”. De forma geral, o trabalho do dramaturgo pode se dividir em três períodos.
No primeiro período, compreendido entre 1590 e 1602, o poeta escreveu peças com temas históricos, trágicos e comédias. Já na segunda fase, de 1602 a 1610, os trabalhos de Shakespeare focavam-se na tragédia e comédia.
Por fim, a terceira fase – que teve início em 1610 – o dramaturgo dedicava o tempo para escrever peças relacionadas à conciliação, ou seja, de cunho conciliatório.
Como o dramaturgo já desenvolvia peças para o teatro, em 1594, Shakespeare entrou como roteirista na Companhia de Teatro de Lorde Chamberlain. Assim, trabalhou na companhia até 1610, quando decidiu retornar à Stratford, sua cidade natal.
Foi também em 1610 que Shakespeare iniciou a escrita da última peça que faria em vida, “A Tempestade”, terminada apenas em 1613. Por fim, em 1616, William Shakespeare faleceu na cidade onde nasceu, no dia 23 de abril.
Obras de William Shakespeare
William Shakespeare escreveu, ao todo, 37 peças teatrais. As peças foram escritas se dividem em três fases, que compreendiam temas como comédias românticas, dramas históricos e tragédias.
Além disso, o dramaturgo escreveu dois poemas narrativos, sendo eles: “Vênus e Adonis” (1593) e “Lucrécia” (1594). Duas grandes peças do poeta, Romeu e Julieta (1594) e Hamlet (1601), foram escritas na primeira fase, compreendida entre (1590 a 1602).
Romeu e Julieta, por exemplo, foi uma das obras mais importantes do autor. Além disso, na peça, Shakespeare narra a trágica história de amor dos jovens Romeu e Julieta que, inclusive, inspira musicais e peças teatrais até dos dias de hoje.
Outra peça muito importante do dramaturgo foi “Hamlet”, na qual são questionados os valores da Renascença e da própria condição do ser humano.
Por fim, além das obras já citadas, também são importantes escritos de William Shakespeare as seguintes obras:
Comédias
O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.
Tragédias
Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.
Dramas históricos
Em dramas históricos as obras principais tem como, por exemplo, Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
O que achou da matéria? Se gostou, leia também quem foi Tiradentes e qual a história de vida de Galileu Galilei
Fontes: Ebiografia, Info Escola e Toda Matéria
Imagens: Aventuras na História, Mundo de Livros, CPB Educacional, Pantone Canvas e Aventuras na História