Língua Portuguesa

Como ensinar a ler? Por onde começar, alfabetização e atividades

Existem várias maneiras de como ensinar uma criança a ler, sendo a diferenciação do que é símbolo e palavra uma das primeiras técnicas.

Atualizado em 02/07/2020

Ler, com certeza, é uma das práticas mais prazerosas que existem. Isso porque, por meio da leitura, é possível viajar para lugares distantes, imaginar cenários fantasiosos e mergulhar em diversos tipos de conhecimento. Porém, a leitura é um hábito adquirido, e as práticas de como ensinar a ler devem vir logo cedo, ainda na fase infantil.

Ou seja, a alfabetização infantil é crucial para tornar a leitura um hábito prazeroso. Alfabetizar não é tarefa fácil, mas existem diversas técnicas e maneiras de deixar os pequenos interessados em aprender a ler e escrever. Assim, para que o aprendizado seja feito de forma eficiente, é necessário que alguns pontos sejam destacados.

A leitura, neste caso, pode ser ensinada por meio de comportamentos e diversas atividades. Nesse sentido, o comportamento diz respeito ao ambiente onde a criança está e às formas com que os pais auxiliam no processo de aprendizado.

Ao auxiliar uma criança a ler, por exemplo, técnicas simples podem tornar o desenvolvimento da leitura prazeroso. Assim, não é forçar o aprendizado, mas sim aprender formas de tornar o caminho mais agradável para os pequenos.

Mas, afinal, quais são as técnicas para ensinar a ler? Vamos te contar!

Como ensinar a ler?

O primeiro passo para ensinar uma criança a ler é a alfabetização. Com isso, é necessário mostrar para a criança os benefícios que ela terá com a leitura.

Um dos primeiros caminhos, nesse sentido, é relacionar a escrita com objetos visuais. Mas por quê? A resposta é simples!

Imagine que você esteja aprendendo uma nova língua. Ali, nos primeiros dias de aprendizado, você não consegue entender o que está escrito numa frase sem a ajuda de imagens que se associem à escrita. Isso acontece porque as letras que formam a frase não passam de símbolos. Com as crianças, a situação é a mesma.

Como ensinar a ler - Por onde começar, alfabetização e atividades
Quindim

Então, o primeiro passo da alfabetização infantil é ensinar a diferença existente entre letras, desenhos e símbolos. O importante dessa técnica é mostrar para a criança que letras e símbolos possuem distinção e que podemos registrar o que falamos por meio da escrita.

Outro passo importante é ensinar a ordem como a leitura funciona, ou seja, da esquerda para a direita. Assim, vale ler junto da criança com o dedo sobre as palavras, ensinando com é a estrutura da leitura. A partir do entendimento das letras e da ordem de leitura, o próximo passo é ensinar as letras iniciais do alfabeto.

Para isso, é recomendado o uso de atividades lúdicas, como músicas, livros com histórias curtas e brincadeiras na internet, por exemplo. Esse tipo de prática ajuda a criança a entender como o alfabeto é montado. Assim, para iniciar o processo de alfabetização, as vogais e fonemas devem ser ensinados, mostrando que as letras podem formar palavras.

Contando histórias

A partir do entendimento das vogais e fonemas, o próximo passo é ensinar a criança a escrever o próprio nome. Isso porque, o nome representa um sentimento profundo, ou seja, a identidade. A questão do nome também pode ser aplicada com o nome dos pais e de amigos próximos à criança.

Contar histórias, com certeza, é uma técnica infalível. Depois de todo o processo de conhecimento do alfabeto, entendimento das vogais e da formação das palavras, a criança vai se apaixonar ainda mais pela leitura.

Provavelmente, nesta fase, os pequenos já estarão lendo por conta própria. A partir disso, o processo de aprendizado passa, então, para a fase do ritmo e da frequência de leitura.

Como ensinar a ler - Por onde começar, alfabetização e atividades
Colégio Gênesis

O ritmo de leitura, neste caso, é o entendimento da criança sobre pontuação, pausas na leitura e entonação, por exemplo. Com a leitura frequente de histórias, a compreensão textual, com certeza, aumentará.

O que pode ser feito a partir disso é incentivar a produção de textos. Além do mais, a criança poderá aumentar o vocabulário já aprendido, além de compreender a estrutura das histórias com início, meio e fim.

Atividades para ensinar a ler

Cada fase da alfabetização infantil exige atividades diferentes. Isso porque, o nível de aprendizado vai aumentado conforme a idade. Então, nos primeiros momentos quando as vogais estão sendo ensinadas, por exemplo, é possível utilizar atividades como:

  • “A palavra ____ começa com que letra?”
  • “Qual a palavra que começa com a letra _____?”
  • Jogos na internet;
  • Livros pontilhados;
  • Músicas do alfabeto;
  • Caça-palavras;
  • Palavras cruzadas.

A partir da introdução das sílabas, as brincadeiras podem passar para um nível mais avançado, como a formação das palavras. Neste caso, brincadeiras como n+a forma na; n+e, forma ne e assim por diante. Por fim, o incentivo à leitura pode ser, também, mostrado quando a criança estiver na rua. Por exemplo, mostrar outdoors, placas, desenhos com escrita, etc.

E aí, o que achou da matéria? Se gostou, confira também o que é Intertextualidade e quais são os tipos de Variação Linguística. 

Fontes: Home Schooling Brasil, Leiturinha e Gravidez Online

Imagens: Outras PalavrasQuindim e Colégio Gênesis

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.