Astronomia

Via Láctea, o que é? Definição, principais características e curiosidades

Via Láctea é o nome dado para a nossa galáxia. O nome é devido a sua aparência esbranquiçada, que lembra um "Caminho de Leite".

Atualizado em 01/09/2020

Uma galáxia é um grande sistema formado por estrelas, matéria escura, nuvens de gás e poeira.  Via Láctea é o nome dado para a nossa galáxia. Portanto, o Sistema Solar e o Planeta Terra estão localizados dentro dela. O nome é devido a sua aparência esbranquiçada, que, segundo os gregos antigos, quando vista de noite em locais sem nuvens, lembravam um “Caminho de Leite”.

Acredita-se que nossa galáxia existe desde quase a criação do universo, ou seja, há milhões de anos. Por causa de sua distância e tamanho, nossa tecnologia não nos permite conhece-la por completo, porém ela se parece com um cata-vento gigante, que está sempre em movimento.

A Via Láctea tem, aproximadamente, 100 mil anos luz de diâmetro e é o lar de mais de 200 milhões de estrelas. Lembrando que: Em volta das estrelas, geralmente, orbitam planetas. Dessa forma, o nosso planeta é um entre os vários que fazem parte da galáxia.

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Formato de Espiral

Estrutura da Via Láctea

Sua estrutura é basicamente formada por um disco, o halo e um bojo.

Disco: É a região que define o modelo espiral, portanto, é nele que estão localizados os braços espirais. Ou seja, existem dois braços principais e outros secundários. Dessa forma, o Sol está na borda de um braço secundário, chamado de Braço de Orion;

Halo: É uma aglomeração de estrelas antigas em estrutura circular em toda a galáxia;

Bojo: É uma região densa de formato circular com buracos negros e formação estelar.

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Estrutura da Galáxia – Créditos: André Luiz da Silva/USP

Estudos da Galáxia

Em síntese, o disco da estrutura da Via Láctea não tem a forma achatada. Sob o mesmo ponto de vista, pesquisadores alegam que a nossa galáxia é torta e retorcida.

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Disco não é plano – OGLE/UNIVERSIDADE DE VARSÓVIA

10 fatos curiosos sobre a Via Láctea

Agora que você já sabe o que são galáxias e sabe em qual delas o Planeta Terra está, que tal conferir 10 itens interessantes sobre a Via Láctea?

1- Estrada de leite no céu

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Estrada de Leite

O nome Via Láctea, dado para a nossa galáxia, é devido a sua aparência “leitosa”, como se fosse uma Estrada de Leite. Ela pode ser vista dessa forma de noite em locais com poucas nuvens.

2- Caminho da Anta

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Caminho da Anta

Os indígenas viam a galáxia de outra maneira. A princípio, para eles as constelações representavam os ciclos, o caminho pela natureza. Por isso, nomearam como Caminho da Anta.

3- Mistura das luzes das estrelas

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
College Canon

A luz da Via Láctea vista por nós, através de um telescópio ou em lugares sem luz urbana e sem nuvens, é formada por uma mistura das luzes emitidas pelas estrelas da galáxia.

4- Constelação de Sagitário

Constelação de Sagitário
Constelação de Sagitário

A princípio, a Constelação de Sagitário, a parte com maior brilho na galáxia, fica o centro da Via Láctea.

5- Poeira cósmica

poeira cósmica
Poeira Cósmica

Segundo especialistas, a Via Láctea existe há milhões de anos. Assim também, alguns estudos sugerem que o surgimento das galáxias foi após o Big Bang, através de uma nuvem com hidrogênio, poeira cósmica e hélio. Da mesma forma, com o tempo, a nuvem se transformou em várias nuvens formando várias galáxias.

6- Galáxia em forma de espiral

Formato de espiral
Formato de Espiral da galáxia

A Via Láctea possui o formato de um espiral. Dessa forma, o disco, um dos componentes da estrutura da galáxia, é responsável por definir essa forma espiral. As estrelas, gases e poeira estão localizados no disco.

7 – Galáxia anciã

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Mistérios do Universo.

A nossa galáxia, segundo estudos, surgiu um pouco depois que o nosso universo se formou. Ou seja, ela é muito antiga.

8- Visão da Via Láctea

Via Láctea, o que é? Detalhes e Curiosidades
Correio Brasiliense

É possível enxergar uma parte da galáxia em lugares com poucas nuvens e sem luz urbana, fica visível uma faixa com estrelas, poeira e gás. Entretanto, atualmente devido a poluição cada vez maior no planeta, está cada vez mais difícil de enxergar com clareza.

9- Tamanho da galáxia

Visão do céu
GizModo

A Via Láctea é muito grande mesmo… Só para ter ideia, você levaria 100 mil anos para atravessar a galáxia na velocidade da luz. Assim também, outro exemplo para entender o tamanho, nossa distância até o centro da galáxia é de 26 mil anos luz.

10- Buraco Negro

Buraco Negro
Super Interessante

O centro da Via Láctea possui um buraco negro bem denso e bem maior que o Sol. De acordo com pesquisadores, há a possibilidade de ter vários outros buracos presos em sua órbita.

Gostou de saber sobre a galáxia que vivemos? Então, vem saber mais sobre Constelações, o que são? Origem, principais constelações e características

Fontes: InfoEscola, BrasilEscola, Espaço de Conhecimento UFMG, Revista Galileu

Imagens: Muyinteresante, G1, AstroPontos.org, BBC, OTempo, College Canon, OGlobo, BiluBilu, Mistérios do Universo, Correio Braziliense, Gizmodo, Super Interessante