Uma galáxia é um grande sistema formado por estrelas, matéria escura, nuvens de gás e poeira. Via Láctea é o nome dado para a nossa galáxia. Portanto, o Sistema Solar e o Planeta Terra estão localizados dentro dela. O nome é devido a sua aparência esbranquiçada, que, segundo os gregos antigos, quando vista de noite em locais sem nuvens, lembravam um “Caminho de Leite”.
Acredita-se que nossa galáxia existe desde quase a criação do universo, ou seja, há milhões de anos. Por causa de sua distância e tamanho, nossa tecnologia não nos permite conhece-la por completo, porém ela se parece com um cata-vento gigante, que está sempre em movimento.
A Via Láctea tem, aproximadamente, 100 mil anos luz de diâmetro e é o lar de mais de 200 milhões de estrelas. Lembrando que: Em volta das estrelas, geralmente, orbitam planetas. Dessa forma, o nosso planeta é um entre os vários que fazem parte da galáxia.
Estrutura da Via Láctea
Sua estrutura é basicamente formada por um disco, o halo e um bojo.
Disco: É a região que define o modelo espiral, portanto, é nele que estão localizados os braços espirais. Ou seja, existem dois braços principais e outros secundários. Dessa forma, o Sol está na borda de um braço secundário, chamado de Braço de Orion;
Halo: É uma aglomeração de estrelas antigas em estrutura circular em toda a galáxia;
Bojo: É uma região densa de formato circular com buracos negros e formação estelar.
Estudos da Galáxia
Em síntese, o disco da estrutura da Via Láctea não tem a forma achatada. Sob o mesmo ponto de vista, pesquisadores alegam que a nossa galáxia é torta e retorcida.
10 fatos curiosos sobre a Via Láctea
Agora que você já sabe o que são galáxias e sabe em qual delas o Planeta Terra está, que tal conferir 10 itens interessantes sobre a Via Láctea?
1- Estrada de leite no céu
O nome Via Láctea, dado para a nossa galáxia, é devido a sua aparência “leitosa”, como se fosse uma Estrada de Leite. Ela pode ser vista dessa forma de noite em locais com poucas nuvens.
2- Caminho da Anta
Os indígenas viam a galáxia de outra maneira. A princípio, para eles as constelações representavam os ciclos, o caminho pela natureza. Por isso, nomearam como Caminho da Anta.
3- Mistura das luzes das estrelas
A luz da Via Láctea vista por nós, através de um telescópio ou em lugares sem luz urbana e sem nuvens, é formada por uma mistura das luzes emitidas pelas estrelas da galáxia.
4- Constelação de Sagitário
A princípio, a Constelação de Sagitário, a parte com maior brilho na galáxia, fica o centro da Via Láctea.
5- Poeira cósmica
Segundo especialistas, a Via Láctea existe há milhões de anos. Assim também, alguns estudos sugerem que o surgimento das galáxias foi após o Big Bang, através de uma nuvem com hidrogênio, poeira cósmica e hélio. Da mesma forma, com o tempo, a nuvem se transformou em várias nuvens formando várias galáxias.
6- Galáxia em forma de espiral
A Via Láctea possui o formato de um espiral. Dessa forma, o disco, um dos componentes da estrutura da galáxia, é responsável por definir essa forma espiral. As estrelas, gases e poeira estão localizados no disco.
7 – Galáxia anciã
A nossa galáxia, segundo estudos, surgiu um pouco depois que o nosso universo se formou. Ou seja, ela é muito antiga.
8- Visão da Via Láctea
É possível enxergar uma parte da galáxia em lugares com poucas nuvens e sem luz urbana, fica visível uma faixa com estrelas, poeira e gás. Entretanto, atualmente devido a poluição cada vez maior no planeta, está cada vez mais difícil de enxergar com clareza.
9- Tamanho da galáxia
A Via Láctea é muito grande mesmo… Só para ter ideia, você levaria 100 mil anos para atravessar a galáxia na velocidade da luz. Assim também, outro exemplo para entender o tamanho, nossa distância até o centro da galáxia é de 26 mil anos luz.
10- Buraco Negro
O centro da Via Láctea possui um buraco negro bem denso e bem maior que o Sol. De acordo com pesquisadores, há a possibilidade de ter vários outros buracos presos em sua órbita.
Gostou de saber sobre a galáxia que vivemos? Então, vem saber mais sobre Constelações, o que são? Origem, principais constelações e características
Fontes: InfoEscola, BrasilEscola, Espaço de Conhecimento UFMG, Revista Galileu
Imagens: Muyinteresante, G1, AstroPontos.org, BBC, OTempo, College Canon, OGlobo, BiluBilu, Mistérios do Universo, Correio Braziliense, Gizmodo, Super Interessante