O ano, em qualquer lugar do planeta, é dividodo em quatro estações. Essas estações são oriundas do movimento de translação da Terra. Ou seja, estão diretamente relacionadas à inclinação do planeta em relação ao Sol, que garante que os dois hemisférios recebem diferentes incidências solares. Desse modo, temos o verão, o inverno, o outono e a primavera.
Contudo, o tema aqui é o verão, a estação preferia de muitos brasileiros, marcada pelo aumento da temperatura e o sol escaldante. Além dos dias mais longos e de noites mais curtas.
O verão é a estação que começa logo após o fim da primavera. Portanto, são essas as duas estações mais quentes do ano, ao contrário do inverno e do outono.
A palavra verão, aliás, vem do latim veranum tempus, que significa algo como “tempo primaveril ou tempo da frutificação”. Isso porque está relacionada com o fim da primavera.
Características do Verão
Quando se fala em verão, a primeira coisa que vem à cabeça é o calor. Isso porque a estação é a época do ano com as temperaturas mais altas. E que normalmente coincide com o período de férias, de muitas festividades, e o pico de viagens ao litoral. Afinal, nada combina mais com calor do que praia.
No entanto, embora seja uma estação que remete à diversão, ela também levanta algumas preocupações. Isso porque, devido ao clima mais quente e seco, é no verão que aumenta o risco de desidratação,de meningite e dos problemas respiratórios.
De mode geral, essas são as principais características dessa estação:
- Temperaturas mais altas e tempo quente;
- Ocorrência de chuvas de rápida duração, conhecidas como chuvas de verão ou convectivas. Apesar de serem rápidas, costumam ser intensas e acontecem, normalmente, no fim da tarde, quando os índices de evaporação das águas (rios, lagos, mares) estão mais altos.
- Dias longos;
- Noites curtas.
Quanto a duração dos dias e noites, isso acontece porque uma parte do planeta está mais próximo ao sol nesse período.
Datas do Verão nos Hemisférios
Contudo, as estações acontecem em tempos diferentes dependendo do hemisfério, como vemos a seguir:
- Hemisfério Norte: também chamado de verão boreal, começa dia 20 ou 21 de junho e vai até 22 ou 23 de setembro;
- Hemisfério Sul: também chamado de verão austral, começa dia 21 ou 22 de dezembro e termina dia 20 ou 21 de março.
Solstício de Verão
O Solstício é um fenômeno astronômico marcado pelo momento em que o Sol atinge a maior declinação em latitude em relação à Linha do Equador. Dessa forma, quanto mais distante da Linha do Equador, maior será a incidência dos raios solares. Portanto, é chamado o solstício de verão o momento em que um dos hemisférios terrestres recebe mais incidência solar, marcando o início da estação.
No entanto, enquanto em um dos hemisférios está passando pelo solstício de verão, o outro está passando pelo solstício de inverno.
Sendo assim, tanto o solstício quanto o equinócio, resultam dos movimentos de rotação e translação do planeta. Este último, explicamos nesta outra matéria.
Horário de Verão
A ideia de horário de verão foi proposta há muito tempo atrás, em 1784, por Benjamim Franklin. Nessa época, ainda não existia a luz elétrica. A intenção da medida, portanto, seria aproveitar por mais tempo a luz do sol.
Porém, apesar das observações e pesquisas feitas por Franklin, essa medida só foi adotada no século XX. Mais precisamente na época da Primeira Guerra Mundial. O primeiro país a implantar essa medida, foi a Alemanha, como uma forma de economizar carvão.
Desse modo, o horário de verão começa ainda na primavera e se prolonga até o fim do verão. A medida consiste em adiantar o relógio em uma hora. Dessa forma, aumenta-se a disponibilidade da luz do dia, resultando em um racionamento de energia.
Sendo assim, com o fim da estação, os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite, voltando a marcar 23h.
Atualmente, essa medida é adotada em 30 países. No Brasil, o horário de verão começou a partir do decreto de Lei de Lei nº 20.466, no dia 1º de outubro de 1931.
Horário de Verão no Brasil
Como já mencionado anteriormente, esse horário foi adotado no Brasil na década de 1930. Contudo, a medida só foi efetivada a partir de 1985.
Desse modo, o relógio era adiantado em 1 hora no país, no 1º domingo de novembro; e só voltava ao “normal” no 3º domingo de fevereiro do ano seguinte.
Contudo, depois de 33 anos de horário de verão, em 2019, a medida foi suspensa no país pelo presidente Jair Bolsonaro. Conforme explicou, as mudanças dos hábitos dos brasileiros faziam com que o consumo de energia aumentasse muito no chamado horário de pico, invalidando a economia em outros horários do dia. Por isso, essa alteração no horário não fazia mais sentido no Brasil.
Curiosidades
Durante essa estação, acontece um fenômeno muito curioso na Torre Eiffel. Isso porque o monumento, ponto turístico de Paris, aumenta sua altura em 15 centímetros nos meses mais quentes. Isso acontece porque o calor acaba dilatando o ferro da estrutura.
Outro detalhe interessante sobre as estações do ano é que, antigamente, existiam cinco estações. Ou seja, o verão era dividido em dois: o verão, de clima quente e chuvoso; e o estio, marcado pelo clima quente e seco.
Por fim, agora que você já sabe tudo sobre a estação mais quente do ano, que tal conhecer mais sobre o outono?
Fontes: Brasil Escola, Toda Matéria, Alunos Online, InfoEscola
Fonte Imagem Destaque: Estudo Prático