A vegetação do Brasil compreende as várias formações vegetais existentes. Basicamente, elas surgem conforme o tipo de clima e de relevo. Por sua vez, esses tipos de vegetação florestal ocupam cerca de 60% do território brasileiro, enquanto a área restante é campestre.
O grupo florestal compreende: pampa, cerrado, mata Atlântica, mata das araucárias, mata dos cocais, Amazônia e mangue. Enquanto isso, o grupo campestre é constituído por cerrado, caatinga, pampa e pantanal.
Conheça os tipos de vegetação do Brasil e suas principais características:
Pampa
O pampa é encontrado no sul do país. De forma geral, ele é formado por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras. Contudo, essa vegetação ocorre exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical, além de parte do Uruguai e da Argentina.
Cerrado
O Cerrado brasileiro abrange os Estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins e Bahia.
Nele se encontram arbustos belíssimos, embora sejam árvores retorcidas, além de ter também gramíneas. O Cerrado é o mais antigo bioma brasileiro.
Amazônia
A Amazônia é um importante bioma com território que corresponde a 6,9 milhões de Km² e abrange nove países: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname.
Além do seu vasto território, uma outra característica que impressiona é a sua biodiversidade, conquanto seja considerada a maior floresta tropical do mundo.
Mata dos Cocais
A Mata dos Cocais se localiza entre os Estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Ocorre em climas equatorial úmido e equatorial semiárido. É lá que estão os babaçus, árvore típica desse local, e outras árvores de grande porte como açaí, buriti e carnaúba.
Mata das Araucárias
Localizada no sul do Brasil e em partes do Estado de São Paulo, o clima da Mata das Araucárias é subtropical. Ali estão o pinheiro-do-paraná, árvore alta que mede mais de 30 metros. Daí resulta a formação de uma floresta bastante densa.
Mangue
A vegetação do mangue é formada por vegetais halófilos, que compreendem arbustos e plantas de tronco fino e raízes aéreas. É um tipo de vegetação litorânea, que surge em regiões alagadiças.
Caatinga
A caatinga ocupa o sertão nordestino, onde o clima é semiárido e chove pouco. Apresenta plantas que se mantém com pouca água, as chamadas de xerófilas, como o cactos.
Também surgem plantas como o facheiro e o mandacaru. E dependendo da umidade, podem crescer na caatinga árvores como aroeira, baraúna e juazeiro.
Pantanal
A área do Pantanal compreende parte dos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, chegando ao Paraguai.
É nas áreas alagadas que surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras crescem nas áreas onde o alagamento acontece de forma ocasional. Também há espécies da floresta tropical, que crescem nas áreas onde não existem alagamentos.
Mata Atlântica
A Mata Atlântica se localiza principalmente na costa do Brasil, embora seu clima seja o tropical quente e úmido. Basicamente, é esse clima e as chuvas que propiciam a sua grande biodiversidade.
Nela estão cedro, imbaúba, ipê, jambo, palmiteiro, pau-brasil e peroba. Ainda é possível encontrar vegetação nativa em 8% da sua área.
Achou interessante conhecer mais sobre a vegetação do Brasil? então não deixe de ler também sobre quais são os principais tipos do relevo brasileiro.
Fonte: Toda Matéria, Escola Kids, Estudo Prático, Estudo Kids, Brasil Escola.