Matemática

Tetraedro – O que é, conceito e elemento na natureza

O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo. Decerto, ele é formado por quatro triângulos equiláteros.

Atualizado em 13/05/2020

O tetraedro é um triângulo poligonal, com 3 faces triangulares iguais. Portando, se você observar, esta figura geométrica é idêntica a uma pirâmide, ou seja, a base e todos os lados são congruentes o que o tonar regular.

Outra observação importante, para você que está aprendendo o que é um quadrilátero, é a altura. Não podemos esquecer, portanto, o fator que compõe a estrutura do tetraedro. E, finalmente, para terminar a composições da figura, temos as 6 arestas dos triângulos que juntas resultam em um poliedro.

As figuras que fazem parte da geometria espacial são:  tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro e icosaedro. Conhecidas também como sólidos, essa figuras são usadas em várias criações. Medalhas, pingentes, anéis cadernos entre várias outras coisas. É só notar ao seu redor.

Área do tetraedro

Tetraedro - o que é e conceito

Altura

Ainda sobre a altura, essa medida pode ser calculada da seguinte maneira. Tudo está relacionado com a distância ente o vértice, ou seja, a pontinha do tetraedro, e sua base. Para ter a medida é simples, veja abaixo.

a = Medida da aresta

Volume

O volume também pode ser calculado facilmente e há uma fórmula específica para o triângulo, portanto, facilita, e muito, na descoberta do valor. Basta substituir as respectivas siglas:

SBÁrea da base

h = Altura

Área total

Enfim, a área total vai depender unica, e exclusivamente, da medida das arestas. Em suma, para calcularmos a área total dessa figura, usaremos a seguinte fórmula:

formula matematica area do tetraedro regular

a = Medida da aresta

Tetraedro irregular

Tetraedro - o que é e conceito
Tetraedro molécula estrutura de vidro branco 

O tetraedro anterior é chamado de regular, porque há todos os 4 triângulos iguais. Entretanto, pode haver variações de tamanho das bases, o que influenciará diretamente na altura. Essa mudança passa a ser chamada de irregular e pode haver 2 tipos diferentes.

A primeira se chama trirretângulo, isto é, as três faces são congruentes, ou seja, iguais e sua alturas, encontradas pelas arestas, coincidem em uma mesmo ponto. Isso ocorre mesmo que a base seja diferente. A outra forma é conhecida como isofacial, portanto, deriva-se do triângulo isóceles.

Com essa nomenclatura podemos facilmente descobrir que 2 das faces triangulares terão medidas diferentes. Em síntese, vamos lembrar, o triângulo isoceles possui apenas dois lados iguais, equilátero refere a três lados semelhantes e o escaleno tem todos os lados diferentes. Não se esqueça dessas definições para fazer os cálculos do tetraedro e boa sorte!

Por fim, leia também sobre a Circunferência – O que é, características e geometria analítica

Fonte: Conceitos, Mundo educação, Saber matemática, Mundo educação. Conceitos.

Imagem de destaque: Conhecimento científico