Santo Agostinho, quem foi? Vida, pensamento e obras

Santo Agostinho, também conhecido como Aurélio Agostinho de Hipona, foi um dos mais importantes teólogos e filósofos da Igreja Católica.

Santo Agostinho, quem foi? Vida, pensamento e obras

Santo Agostinho, também conhecido como Aurélio Agostinho de Hipona, foi uma dos mais importantes teólogos e filósofos nos primeiros séculos do cristianismo. Sua filosofia contribuiu muito para a criação dos fundamentos teóricos da Igreja Católica e para a filosofia ocidental, sendo que Agostinho pertenceu à era Patrística.

A era Patrística corresponde à filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros teóricos pais apostólicos de igreja. Os textos de Santo Agostinho possuem importância e relevância até os nossos dias, principalmente em suas obras-primas, como De Civitate Dei (A Cidade de Deus) e Confissões.

Santo Agostinho, como filósofo da era patrística, integrou o grupo dos responsáveis pela confirmação e defesa da fé católica, a liturgia, a disciplina e a decisão de rumos ao longo dos sete séculos do cristianismo. Portanto, esta era filosófica, a qual se integrou Agostinho, foi a filosofia responsável pela elucidação progressiva dos dogmas cristãos chamados de tradição cristã.

Biografia de Santo Agostinho

Santo Agostinho, quem foi? Vida, pensamento e obras
Histórias de Roma

Este filósofo, bispo de Hipona, nasceu na cidade de Tagaste em 354 d.c., cidade localizada no continente africano onde hoje é a Argélia. Portanto, nessa cidade, transcorreram sua infância e juventude, um ambiente limitado de um povoado perdido entre as montanhas. No entanto, Santo Agostinho em sua juventude, decorou trechos de poetas e prosadores latinos e aprendeu conceitos de música, física e matemática.

Posteriormente, fez seus estudos superiores em Cartago e entrou em contato com as cerimônias em honra aos deuses protetores do império. Apesar de ser um jovem ponderado e dedicado aos livros, passou a viver com uma  mulher, e se tornou pai aos 19 anos. Porém, seu filho de nome Adeodato, morreu aos 17 anos.

Quando Agostinho retornou à terra natal, ele se dedicou ao ensino e lecionou por treze anos, continuando esse ofício em Cartago e Roma. Porém, também dedicou-se ao estudo das escrituras, mas como achava muito simples, o abandonou.

 Após passar por várias doutrinas religiosas, incluindo o maniqueísmo do profeta persa Mani, ele retornou para o cristianismo, onde se tornou o grande estudioso e filósofo da igreja.

Filosofia de Santo Agostinho

Primeiramente, o pensamento de Santo Agostinho vai além de simplesmente falar sobre religião ou a sistematização de dogmas. Portanto, a qualidade dos seus textos revelava um entendimento do cristianismo com grande saber intelectual, com densidade e profundidade igual ou maior do que os textos de qualquer pensador antigo.

Santo Agostinho, quem foi? Vida, pensamento e obras
Wikipédia

No entanto, para ele a fé cristã deveria ser refletida, compreendida e assimilada com todo esforço que fosse possível à razão humana. Neste sentido, um dos temas mais importantes em suas reflexões foi a ética.

Apesar disso, esse tema não está elaborado em uma única obra, mas inserido em toda sua reflexão antropológica a respeito da relação do homem com Deus enquanto fundamento de toda a realidade.

Neste sentido, Agostinho compreendeu que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, seu ser permanecia fundado em Deus definindo sua existência. Assim, ser “imagem e semelhança” significava possuir uma condição ontológica diferenciada na ordem dos seres.

Portanto, esse pensamento de Santo Agostinho, deu ao homem a condição de ser co-criador da realidade, ou seja, o responsável por sustentar a unidade entre os seres criados.

Principais obras

Santo Agostinho redigiu uma obra imensa, a maior parte inspirada em problemas concretos que preocupavam a igreja na época. Sendo assim, tirando as “Confissões” e “Trinitate”, que são livros que tratam de problemas psicológicos e de cunho interior, as outras obras estão configuradas na problemática da igreja.

Santo Agostinho, quem foi? Vida, pensamento e obras
Livraria Loyola

Entre as principais obras estão: Contra os Acadêmicos (escrita em 386), Solilóquios (387), Do Livre Arbítrio (388-39), De Magistro (389), Confissões (400), Espírito e Letra (412), A Cidade de Deus (413-426) e as Retratações (413-426). Porém, quase todas essas obras assumiram caráter polêmico, em decorrência dos diversos conflitos que Santo Agostinho teve que enfrentar.

Portanto, a relação de suas obras com a sua luta religiosa, fez dele um amigo seu e primeiro biógrafo. Posídio classifica as obras conforme adversários enfrentados: pagãos, astrólogos, judeus, maniqueus, priscilianistas, donatistas, pelagianos, arianos e apolinaristas. A propósito, à medida que os anos passavam e a velhice começava a chegar, ele preocupava-se em reservar mais tempo para dedicar-se ao trabalho de escrever.

Santo Agostinho e sua morte

No final da vida, Agostinho suscitou-se à invasão dos vândalos, que depois da devastação da Espanha, penetraram na África e sitiaram Hipona. Portanto, Agostinho adoeceu, pouco depois de a cidade ser incendiada pelos bárbaros.

Assim, Santo Agostinho, morreu no dia 23 de agosto de 430, deixando uma obra de pensamento que reinaria no ocidente cristão durante pelo menos sete séculos.

Vale lembrar que a filosofia, para Agostinho, foi um instrumental auxiliar destinado a um fim que transcendeu seus próprios limites. Neste sentido, muitos veem nele um teólogo e um místico e não propriamente um filósofo. Todavia, seu pensamento manifestou grande penetração filosófica quando é focado em problemas particulares.

Por fim, Agostinho conseguiu sistematizar uma grandiosa concepção de mundo, do homem e de Deus, que, por muito tempo, tornou-se a doutrina fundamental da Igreja Católica.

Gostou da matéria? Se gostou, leia também, Imperio Bizantino, Suas leis sua cultura e a divisão de igreja

Fontes: Brasil Escola, Toda matéria e Info Escola

Imagens:  Jornal O Semanário, História de Roma, Wikipédia e Livraria Loyola

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.