História

Rainha Vitória – Biografia, Império e principais atos da Era Vitoriana

Rainha Vitória foi Rainha do RU de 1837 até sua morte, aos 81 anos, e Imperatriz da Índia. Seu reinado ficou conhecido como "Era Vitoriana".

Atualizado em 17/01/2020

Rainha Vitória, além de Rainha do Reino Unido, também foi Rainha da Irlanda entre os anos de 1837 e 1901. Além disso, foi Imperatriz da Índia por vinte e cinco anos, entre 1876 e 1901. Como resultado de seu reinado, que ficou conhecido como Era Vitoriana, vários foram os avanços na indústria da época.

Nascida no dia 24 de maio de 1819, Vitória era filha de Eduardo Augusto e de Vitória de Saxe-Coburgo. Em síntese, com 63 anos de reinado, a Rainha Vitória gerou grandes transformações no Império Britânico. Além disso, comandou operações de dominação territorial na África e na Índia.

Como futura sucessora do trono britânico, Vitória teve suporte bastante reforçado durante os estudos. Assim, aprendeu sobre geografia, história. Além disso, estudou os idiomas inglês, francês e alemão, além de outros conhecimentos que eram necessários.

Rainha Vitória, vida

Com apenas 18 anos, Alexandrina Vitória Regina – o real nome da Rainha Vitória – se viu responsável por liderar todo um império. Entretanto, sua linhagem familiar veio da Alemanha, com o Rei Jorge I e depois Jorge II, governando de  1727 a 1760.

Rainha Vitória, quem foi? História de vida e principais atos da Era Vitoriana
Vitória quando criança. Fonte: Rainhas Trágicas

Os reinados se estenderam para Jorge III, que governou entre 1760 e 1820. Após isso, Jorge IV tomou o trono já que seu antecessor sofria de problemas mentais. Entretanto, o rei não estava muito preocupado com os problemas do reino. Assim, como Jorge IV não teve filhos, o Duque de Kent, Eduardo Augusto foi o único a se casar. Sua esposa era a princesa germânica Vitória de Saxe-Coburgo.

Em seguida, juntos tiveram Alexandrina Vitória Regina como filha, que logo se tornaria a futura rainha Vitória I. Após oito meses de seu nascimento, o Duque Eduardo faleceu e a menina foi criada pelo tio, Leopoldo da Bélgica. Assim, a rainha cresceu sobre grande influência do tio que a criou.

Coroação e o Casamento

Após a morte do tio, Vitória foi coroada ao trono britânico com apenas 18 anos de idade. Assim, a Coroa Britânica foi passada a Rainha Vitória em uma grandiosa cerimônia, realizada na Catedral de Westminster. Em seguida, após três anos de sua coroação, a Rainha se casa com o primo, Albert de Saxe-Coburgo.

Rainha Vitória, quem foi? História de vida e principais atos da Era Vitoriana
Litografia representando o momento em que Vitória recebe a notícia de sua ascensão ao trono. Fonte: Rainhas Trágicas

Nesse sentido, a cerimônia de casamento ocorreu na Capela do Palácio de St. James, em Londres. Assim, os recém casados foram os primeiros integrantes da Família Real a morarem no então Palácio de Buckingham.

Rainha Vitória, quem foi? História de vida e principais atos da Era Vitoriana
Palácio de Buckingham, local onde Rainha Vitória e seu marido moraram após o casamento. Fonte: Rainhas Trágicas

Dessa forma, livre de escândalos ou de qualquer ato que pudesse colocar a família real em má reputação, o casal britânico foi um grande exemplo para a Inglaterra. Com nove filhos, Vitória e Albert tinham uma vida simples e majestosa. Não tardou muito, Albert logo se tornou Príncipe Consorte em 1857.

O Império de Vitória

Os primeiros anos de reinado da Rainha Vitória não foram fáceis. Assim, vários eram os obstáculos para que os anos de prosperidade viessem. Dentre os vários caminhos a serem atravessados estavam as lutas contra o exército de Napoleão Bonaparte e o bloqueio dos continentes para novos produtos. Dessa forma, o comércio pelos mares veio tardio para os europeus.

Além disso, a fome era umas das grandes preocupações do reinado, principalmente em países como a Inglaterra e Irlanda. Isso porque, vários desastres fizeram com o que plantações de batatas e criações de suínos fossem destruídos. Assim, a busca por oportunidades de emprego fora dos campos tomaram conta dos camponeses sem esperanças em suas terras.

Rainha Vitória, quem foi? História de vida e principais atos da Era Vitoriana
Rainha Vitória após o casamento. Fonte: Rainhas Trágicas

Por consequência, a grande procura por empregos gerou um ambiente de insalubridade em fábricas e péssimas condições de trabalhos. Por esta razão, trabalhadores desesperados se agoniavam em jornadas de 15 a 16 horas de trabalho. Além disso, não recebiam um salário condizente com os esforços gerados.

Entretanto, em 1847, graças ao Cartismo – movimento dos trabalhadores – trabalhadores conseguiram conquistar menor carga horária de trabalho para mulheres e crianças. Assim, as horas trabalhadas seriam de, no máximo, dez horas para esse grupo de pessoas.

A Era Vitoriana

Parte das decisões políticas do reinado de Vitória estava nas mãos dos primeiros-ministros Disraeli e Gadstone. Assim, o papel da rainha estava em organizar solenidades, dentre elas as sessões do Parlamento e até o discurso do trono. Dessa forma, a Rainha Vitória exercia papel de mediadora entre o governo e a população.

Todavia, o reinado da Rainha Vitória serviu para que grandes avanços fossem observados na Europa. Assim, ainda no século XIX, as expansões econômicas já eram notórias na Grã-Bretanha. Após a morte do Príncipe-Consorte, em 1861, Vitória se afastou por um tempo dos assuntos relacionados ao reino.

Rainha Vitória, quem foi? História de vida e principais atos da Era Vitoriana
Rainha Vitória e seu marido, o Príncipe Albert. Fonte: Canal Londres

Entretanto, após longo período de luta, a Rainha Vitória recebeu o título de Imperatriz da Índia, em 1876. Assim, Vitória conseguiu que o direito ao voto fosse concedido à população urbana, em 1884. Além disso, a Rainha Vitória era adepta ao liberalismo e a monarquia constitucional. Desse modo, era conhecida por ser grande diplomata e por respeitar o parlamento.

Em síntese, foram sessenta e três anos e sete meses de reinado, em que seu lema era “Paz e Abundância”. Por todos os feitos e pela excelência que adquiriu durante todos os anos, o reinado de Vitória ficou conhecido como “Era Vitoriana”. Foi, até então, o maior reinado. Por fim, a Rainha Vitória faleceu em East Cowes, Inglaterra, no dia 22 de janeiro de 1901.

Você sabia?

  • A Rainha Vitória e seu marido, o príncipe Albert, tiveram nove filhos. Os filhos e filhas da rainha se casaram em diferentes países, gerando um total de 42 netos em diversas monarquias europeias;
  • Os descendentes da Rainha Vitória fazem parte de países como a Alemanha, a Rússia, Romênia, Suécia, Noruega, Grécia e a Espanha. Entre os descendentes estão a rainha Elizabeth I e o príncipe Plilip;
  • O título de “avó da Europa” foi concedido à Rainha Vitória devido aos laços que criou com as famílias reais europeias.

O que achou da matéria? Você pode conferir assuntos semelhantes como, por exemplo, quem foi Cleópatra e Maria Bonita, mulheres que revolucionaram o tempo com ideias e formas diferentes de lutar.

Fontes: Ebiografia, Aventuras na História, Mapa de Londres

Fonte imagem destaque: Rainhas Trágicas 

 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.