Protostomados são animais que pertencem aos filos Arthropoda, Annelida e Mollusca. São classificados dessa forma por terem a boca originada a partir de um blastóporo – abertura embrionária também responsável por originar o ânus, em algumas espécies.
Assim, a palavra protostomado tem como referência o termo proto, que significa primeiro. Ou seja, o blastóporo pode originar tanto a boca, quanto o ânus em animais como vermes, dos moluscos e artrópodes. Quando isso ocorre, dizemos que são animais protostômicos.
Por outro lado, quando o blastóporo apenas origina o ânus os animais são classificados como deuterostômios. Isso porque, a boca seja originada a partir de outra cavidade, como no caso dos dos equinodermos e dos cordados. Por conta disso o nome deuterostômios vem de deutero, que significa posterior.
Protostomados, o que são?
Para que os órgãos dos animais protostômios possam ser diferenciados, eles necessitam de uma estrutura denominada organogênese. Assim, a organogênese representa a fase de desenvolvimento do embrião onde a divisão dos órgãos será feira a partir de folhetos embrionários.
Desse modo, os folhetos são formados numa parte denominada gastrulação, que significa a formação da gástrula por meio da blástula. Nesse sentido, para que o embrião chegue até essa fase, primeiro é necessário que ocorra a neurulação, ou seja, é quando o tubo neural é formado.
A partir disso, o embrião segue o seguinte processo de desenvolvimento: endoderma – tubo digestório – mesoderma – somitos – notocorda. Nesse sentido, os somitos são formados logo no início da fase embrionária. Assim, são estruturas epiteliais transitórias. Já a notocorda está presente na fase dos embriões vertebrados, caracterizada como uma espécie de bastão dorsal.
Além disso, diversos são os filos aos quais os protostomados pertencem. Dentre eles podemos destacar:
- Rotifera
- Acanthocephala
- Cycliophora
- Gastrotricha
- Gnathostomulida
- Platyhelminthes
- Entoprocta
- Mollusca
- Sipunculida
- Brachiopoda
- Phoronida
- Ectoprocta
- Nemertea
- Annelida
- Priapulida
- Kinorhyncha
- Loricifera
- Nematomorpha
- Nematoda
- Chaetognatha
- Tardigrada
- Onychophora
- Arthropoda.
Diferença entre Deuterostomados e Protostomados
Os animais classificados como deuterostomados possuem a boca formada de maneira secundária. Isso porque, o blastóporo primeiro origina o ânus e, em seguida, a boca é formada por outra cavidade.
Dessa forma, o termo dêuteron se remete à secundário e stoma à boca. Os filos que fazem parte dos deuterostomados são o Echinodermata e o Chordata, apresentando em sua composição clivagem radial e celoma enterocélico.
Em síntese, os protostomados possuem a boca formada na primeira fase da fecundação. Dessa maneira, o termo protos se refere a primeiro e stoma significa boca. Assim, os filos que fazem parte da classificação dos protostomados são o Arthropoda, Annelida e Mollusca.
Portanto, diferente dos deuterostomados, os protostomados apresentam em sua composição clivagem espiral, além de um celoma composto por esquizocélico.
Principais características
Neste caso, os animais classificados como protostômios são aqueles em que o blastóporo permanece após a formação do embrião. Assim, esse processo ocorre tanto nas espécies de protostomados quanto nas espécies de deutorostomados. Ou seja, tem como função a boca no processo de desenvolvimento.
Em síntese, as principais características dos animais protostomados são:
- Blastóporo dá origem a futura boca e ao ânus
- Embrião com clivagem espiral
- O celoma surge diretamente do mesoderma
O que achou da matéria? Se gosta de biologia, corre pra conferir quais são as características do Reino Animal e do Reino Vegetal.
Fontes: Só Biologia, Biologia Net e Studocu
Fonte imagem destaque: Estudo Kids