Biologia

Equinodermos – O que são e características específicas

Equinodermos são grupo de seres animais, exclusivamente marinhos e são invertebrados,além de possuir o sistema ambulacrário.

Atualizado em 03/06/2020

A princípio, os equinodermos são, majoritariamente, animais do filo Echinodermata, invertebrados, pertencentes ao mar. O seu corpo, portanto, é simétrico e, normalmente dividido em cinco partes iguais, é sustentado por um endosqueleto, ou seja, possuem a estrutura fora do corpo.

As estrelas do mar, sobretudo, compõem essa categoria e, como alguns outros seres vivos desse filo, carrega espinhos em sua formação. A diversidade presente entre as espécies detentoras dessas características são imensas. Suas formas de vida e tamanhos alcançam de centímetros a metros, encantando estudiosos e curiosos da natureza.

Características dos equinodermos

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Fonte: Estudo prático

Primeiramente, por estarem, sobretudo, embaixo ‘água, há três características fundamentais para as espécies de equinodermos as lâminas, os canais e as válvulas. Todas as três compõem o sistema são fundamentais para a excreção, a locomoção, a respiração e a circulação.

A junção de todos eles forma o  sistema ambulacrário que desempenha a difícil missão de aguçar os sentidos de percepção do animal através da circulação da água em seu corpo.

Outra peculiaridade dos seres equinodermos é que eles possuem, portanto, o esqueleto fora do corpo. As placas calcárias são importantes, porque realizar a sustentação dos corpos desses seres vivos. Acima do esqueleto há, sobretudo, uma camada bem suave de epiderme, ou seja, um tecido de células justapostas.

O fator que compreende também ao filo Echinodermata é, sobretudo, os bichos que possuem 5 parte completamente simétricas que juntas formam, portanto, uma circunferência. Essas formas podem varias bastante de tamanho. As estrelas do mar, por exemplo, contêm muitas dessas variações.

A maior estrela do mar já registrada se chama “Estrela de Gordura”. Chegando a 1 metro e 30 centímetro de comprimento, esse equinodermo pesa cerca de 6 kg. E por falar, portanto, em surpresas como essa, a boca desses animais ficam na parte inferior de seus corpos.

Ainda nas características, esse animais também possuem rápida regeneração. Muitas vezes eles soltam partes do corpo como método de defesa. Esse órgão deixado para trás logo se refaz e, portanto, repõe a estrutura corporal.

Sistema circulatório e excretor

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Fonte: veVET

Também denominado como sistema hidrovascular, a água que circula dentro do corpo dos equinodermos desempenham um papel similar ao sangue. É o líquido que ajuda em várias funções do organismo. Entre eles estão, a princípio, a locomoção.

Locomoção

Com a circulação da água e a chegada até os chamados “pés ambulacrais” ocorre uma pequena contração nos membros fazendo com que consiga se locomover. Todo o processo de se movimentar depender da pressão do líquido em seu corpo.

Digestão

Os animas, por sua vez, possuem boca, ânus, estômago e ânus que juntos formam o sistema digestório. Grande parte deles, sobretudo, se alimentam de algas. No entanto, há outra variação da espécie que são carnívora. A esses comedores de pequenos animais há, portanto, a presença do estômago.

A curiosidade é que esse animal projeta o seu estômago sobre o alimento fazendo com que as enzimas já inicie seu processos de digestão. Após isso, o material é engolido.

Sistema respiratório

A estrutura ambulacral depende das brânquias localizadas próxima da boca. É através da boca que ocorre a excreção de amônia e a troca de gases. Todo esse processo faz com que o animal possa respirar debaixo da água.

Reprodução

Por fim, assim como o processo de digestão, a reprodução é feita externamente. Há, portanto, orifícios em suas placas que liberam o material genético por meio da água. Os zigotos sofrem metamorfose e nascem os animais. Abaixo temos alguma exemplos de equinodermos que apresentam esse modo de reproduçao.

Asteroides

Equinodermos - o que são e suas características específicas

Ophiuroroidea

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Serpente do mar – Fonte: Biologia

Crinoidea

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Lírio do mar – Fonte: Wikipedia

Holothuroidea

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Pepino do mar – Fonte: Aquaculture

Echinoidea

Equinodermos - o que são e suas características específicas
Ouriço do mar – Fonte: Aminoapps

Gostou dessa matéria? Então leia também sobre estrelas do mar e sua anatomia, habitat, reprodução e curiosidades

Fontes: Só biologia, Infoescola, BigToda matéria,Biomania

Fontes imagens: Biomania , aquaculture, VeVET