História

Por que o Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março?

O Dia Internacional da Mulher nasceu das reivindicações históricas femininas, sendo até hoje lembrado com festas e protestos pelo mundo.

Atualizado em 08/03/2020

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que se celebra no dia 08 de março. É uma exaltação do papel social da mulher, bem como das lutas para a conquista dos seus direitos.

Há divergências históricas sobre a origem da data, mas sua finalidade continua sendo a valorização feminina.

Embora de grande importância no contexto da família, assim como da sociedade como um todo, a mulher não era valorizada. Daí a grandeza de uma data que exalte sua importância e destaque.

Você sabe porque se comemora o Dia Internacional da Mulher?

Contexto Histórico

Não há um consenso entre os historiadores sobre a real origem da data do Dia Internacional da Mulher. Há os que a ligam ao incêndio ocorrido em Nova York, em 25 de março de 1911, na fábrica Triangle Shirtwaist Company.

Ali morreram 125 mulheres que trabalhavam em exaustiva jornada, bem como em péssimas condições.

Outros nos remetem às operárias russas que ousaram desafiar o Czar Nicolau II e foram às ruas em 8 de março de 1917. Elas protestavam contra a fome, bem como queriam a saída do país da Primeira Guerra Mundial.

Foram aproximadamente 90 mil protestantes e isso pode ter desencadeado a Revolução Russa.

Mesmo sem um acordo quanto à data, os dois episódios tinham em comum chamar a atenção para o estado feminino. Pelo simples fato de ser mulher, o salário era menor, a jornada maior e os locais de trabalho perigosos.

O dia 8 de março, data das greves das trabalhadoras russas, foi oficialmente instituído no ano de 1977. O ato oficial do Dia Internacional das Mulheres ocorreu na Organização das Nações Unidas. E é considerado um marco das conquistas femininas.

Você sabe porque se comemora o Dia Internacional da Mulher?

As comemorações do Dia Internacional das Mulheres

O Dia Internacional das Mulheres é comemorado com presentes mimosos, como flores e bombons. Mas é também momento de relembrar as trabalhadoras que pereceram, assim como as metas de conquistas.

O dia 8 de março é um feriado nacional na Rússia, que exalta o feito de suas operárias na grande passeata. Já na China é ponto facultativa em meio dia, embora fique a critério das empresas cumprir.

Nos Estados Unidos, entretanto, o mês todo é de protestos, comemorações, assim como de reivindicações.

A data no Brasil sempre é o momento de se buscar igualdades salariais, bem como o fim da discriminação. Busca-se também a descriminalização do aborto e o fim da violência sexual e doméstica contra a mulher.

Você sabe porque se comemora o Dia Internacional da Mulher?

As conquistas sociais no Brasil

Ainda há diferença de tratamento entre homens e mulheres, só que o Brasil criou uma legislação protetiva. A mais famosa é a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), posto que instituiu um Juizado da Violência Doméstica e Familiar.

Mas houve também a edição de outras leis, como a do Feminicídio, que agrava a pena em homicídios. A dispensa da mulher por seis vezes anuais, ainda que em horário de expediente, para tratamento. Pode ainda ela descer de ônibus depois das 22 horas, além de duas semanas de repouso após aborto natural.

Na obstante as tantas leis em vigor, o Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. Alta também é a taxa de violência doméstica e familiar, além de estupros e discriminações. Por isso a importância social de se lembrar o Dia Internacional da Mulher.

Se você gostou de ler sobre o Dia Internacional das Mulheres, então leia também sobre o que é a Teocracia? Origem, conceito e os povos que ainda a exercem.

Fonte: Calendarr, BBC, Wikipédia, Nova Escola, G1, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Brasil Escola, Folha, Economia.

Fonte das imagens: Movimento Revista, Centro Cultural JerusalémM de Mulher, O Sul.