Pitágoras de Samos foi um filósofo da Grécia antiga que, além de filosofia, também se dedicou aos estudos da matemática, astronomia, literatura e música. Seu nome está relacionado à ilha em que nasceu, Ilha de Samos, em 570 a.C.
De acordo com o filósofo “tudo é número”. Assim, a frase explica que toda a existência no mundo é explicada por números. Logo, os termos que existem hoje como “filosofia” e “matemática” são atribuídos à Pitágoras.
Assim, por mais que as informações sobre Pitágoras sejam escassas, sabe-se que Tales de Mileto, um dos maiores filósofos pré-socráticos , foi quem o orientou na cidade grega de Mileto.
História de Pitágoras
Ao estudar e desenvolver suas teorias, Pitágoras foi perseguido na cidade de Mileto. Assim, por consequência, se mudou para a cidade do sul da Itália, em Crotona. Logo, Pitágoras fundou a Escola Pitogórica, conhecida como a primeira universidade do mundo.
Porém, as ideias do filósofo também não agradaram na cidade italiana e Pitágoras foi perseguido novamente. Dessa forma, mudou-se então para a Egito. Logo, após a observação das pirâmides, o filósofo chegou ao que hoje conhecemos como Teorema de Pitágoras, representado pela fórmula c² = a² + b².
Pitágoras nasceu em 570 a.C, na Ilha de Samos e faleceu com mais ou menos 80 anos, na cidade de Metaponto, sul da Itália, em 480 a.C.
“Tudo é número”
A frase criada por Pitágoras de que “tudo é número” deu origem ao Pitagorismo, desenvolvido na Escola Pitagórica. Ou seja, para o filósofo, os números explicam a origem da vida na terra, representando a harmonia e a ordem das coisas.
Logo, os estudantes que pertenciam à escola ficaram conhecidos como pitagóricos. Dessa forma, se destacam Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa.
Dessa forma, Pitágoras era responsável por aplicar aulas de música, filosofia, política, religião, moral e matemática, ensinando os conceitos de aritmética e geometria.
Logo, o filósofo chegou à teoria de que tudo é número por meio da observação dos acordes musicais. Ou seja, Pitágoras despertou conceitos além da matética, como também mística e espiritual.
Assim, os pitagóricos desenvolveram argumentos sobre a reencarnação acreditando que a alma é libertada do corpo logo após a morte. Portanto, a alma poderia reencarnar em corpos com capacidades mais elevadas de acordo com os ensinamentos adquiridos durante a outra vida na terra.
Teorema de Pitágoras
Em resumo, o Teorema de Pitágoras foi desenvolvido a partir da observação das pirâmides do Egito. Assim, o filósofo grego chegou à formula (c² = a² + b²), ou seja, a soma dos quadrados dos catetos corresponde ao quadrado da hipotenusa.
Dessa forma, o teorema explica a relação existente no triângulo retângulo. Logo, a relação é identificada por um ângulo reto (90º) e por mais dois ângulos que, somados, chegam a 90º. Assim, a hipotenusa é o ângulo maior de 90º e os catetos os dois ângulos somados.
Pensamentos do filósofo e curiosidades
Pensamentos:
- “Não é livre quem não consegue ter o domínio sobre si”;
- Todas as coisas são números”;
- “Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe”;
- “Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem”;
- “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”;
- “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”; e etc;
Curiosidades
- Pitagorismo foi o nome destinado às doutrinas e ideias filosóficas defendidas pelo filósofo e pelos pitagóricos;
- O filósofo grego foi considerado o primeiro teórico da música no Ocidente, por desenvolver estudos e estabelecer relações entre música e matemática.
O que achou de ler a matéria sobre um dos mais importantes filósofos pré-socráticos? Então, aproveita e leia também sobre René Descartes – quem foi, ideias, obras e como impactou a Filosofia
Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Sua Pesquisa
Fonte imagem destaque: Revista Galileu