História

Pitágoras – Quem foi, biografia, contribuições para Filosofia e Matemática

Pitágoras estudou filosofia, música, matemática e literatura. Foi o responsável pela criação da Escola Pitogórica, e do Teorema de Pitágoras

Atualizado em 24/12/2019

Pitágoras de Samos foi um filósofo da Grécia antiga que, além de filosofia, também se dedicou aos estudos da matemática, astronomia, literatura e música. Seu nome está relacionado à ilha em que nasceu, Ilha de Samos, em 570 a.C.

De acordo com o filósofo “tudo é número”. Assim, a frase explica que toda a existência no mundo é explicada por números. Logo, os termos que existem hoje como “filosofia” e “matemática” são atribuídos à Pitágoras.

Assim, por mais que as informações sobre Pitágoras sejam escassas, sabe-se que Tales de Mileto, um dos maiores filósofos pré-socráticos , foi quem o orientou na cidade grega de Mileto.

Pitágoras - quem foi? História e contribuição para a filosofia e matemática
Fonte: Ítalo

História de Pitágoras

Ao estudar e desenvolver suas teorias, Pitágoras foi perseguido na cidade de Mileto. Assim, por consequência, se mudou para a cidade do sul da Itália, em Crotona. Logo, Pitágoras fundou a Escola Pitogórica, conhecida como a primeira universidade do mundo.

Porém, as ideias do filósofo também não agradaram na cidade italiana e Pitágoras foi perseguido novamente. Dessa forma, mudou-se então para a Egito. Logo, após a observação das pirâmides, o filósofo chegou ao que hoje conhecemos como Teorema de Pitágoras, representado pela fórmula c² = a² + b².

Pitágoras nasceu em 570 a.C, na Ilha de Samos e faleceu com mais ou menos 80 anos,  na cidade de Metaponto, sul da Itália, em 480 a.C.

Pitágoras - quem foi? História e contribuição para a filosofia e matemática
Fonte: Philinus Comics

“Tudo é número”

A frase criada por Pitágoras de que “tudo é número” deu origem ao Pitagorismo, desenvolvido na Escola Pitagórica. Ou seja, para o filósofo, os números explicam a origem da vida na terra, representando a harmonia e a ordem das coisas.

Logo, os estudantes que pertenciam à escola ficaram conhecidos como pitagóricos. Dessa forma, se destacam Temistocleia, Filolau de Crotona, Arquitas de Tarento, Alcmeão e Melissa.

Dessa forma, Pitágoras era responsável por aplicar aulas de música, filosofia, política, religião, moral e matemática, ensinando os conceitos de aritmética e geometria.

Logo, o filósofo chegou à teoria de que tudo é número por meio da observação dos acordes musicais. Ou seja, Pitágoras despertou conceitos além da matética, como também mística e espiritual.

Assim, os pitagóricos desenvolveram argumentos sobre a reencarnação acreditando que a alma é libertada do corpo logo após a morte. Portanto, a alma poderia reencarnar em corpos com capacidades mais elevadas de acordo com os ensinamentos adquiridos durante a outra vida na terra.

Teorema de Pitágoras

Pitágoras - quem foi? História e contribuição para a filosofia e matemática
Fórmula do Teorema de Pitágoras. Fonte: Escola Kids

Em resumo, o Teorema de Pitágoras foi desenvolvido a partir da observação das pirâmides do Egito. Assim, o filósofo grego chegou à formula (c² = a² + b²), ou seja, a soma dos quadrados dos catetos corresponde ao quadrado da hipotenusa.

Dessa forma, o teorema explica a relação existente no triângulo retângulo. Logo, a relação é identificada por um ângulo reto (90º) e por mais dois ângulos que, somados, chegam a 90º. Assim, a hipotenusa é o ângulo maior de 90º e os catetos os dois ângulos somados.

Pensamentos do filósofo e curiosidades

Pensamentos:

  • “Não é livre quem não consegue ter o domínio sobre si”;
  • Todas as coisas são números”;
  • “Aquele que fala semeia; aquele que escuta recolhe”;
  • “Com ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer bem”;
  • “Educai as crianças e não será preciso punir os homens”;
  • “A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus”; e etc;

Curiosidades

  • Pitagorismo foi o nome destinado às doutrinas e ideias filosóficas defendidas pelo filósofo e pelos pitagóricos;
  • O filósofo grego foi considerado o primeiro teórico da música no Ocidente, por desenvolver estudos e estabelecer relações entre música e matemática.

O que achou de ler a matéria sobre um dos mais importantes filósofos pré-socráticos? Então, aproveita e leia também sobre René Descartes – quem foi, ideias, obras e como impactou a Filosofia

Fontes: Toda Matéria, Info Escola, Sua Pesquisa

Fonte imagem destaque: Revista Galileu

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.