MENU
Parágrafos – O que são, utilidade, estrutura, dicas e exemplos práticos
Os parágrafos são a estrutura de como os textos se apresentam. Possuem apenas uma ideia-núcleo e pontos específicos, dependo do tipo de texto.

Para escrever artigos, redações, cartas etc é preciso que o texto seja estruturado em parágrafos. Dessa forma, o parágrafo é definido como o agrupamento das frases que expressam alguma ideia ou pensamento principal e ajudam na organização a estruturação textual.
Resumindo, o símbolo do parágrafo é definido pelo sinal gráfico §, simbolizando a expressão do latim signum sectiōnis (“sinal de corte”). Anteriormente, se utilizava o sinal § indicando o início do parágrafo. Porém, o uso foi substituído pelo espaço.
Atualmente o sinal gráfico § ainda é utilizado em artigos de lei, legislações e etc para indicar a repartição ou a complementação de um artigo.
Dessa forma, a arte de construir um parágrafo é denominada paragrafação. Assim, é importante saber que um parágrafo bem construído não pode ser muito grande para que as ideias não fiquem bagunçadas.

Estrutura dos parágrafos
O parágrafo bem estruturado se constitui em três partes principais: introdução, onde é apresentado a abertura do tema; desenvolvimento, onde a ideia ou pensamento principal é explicado; e a conclusão, em que a ideia se prepara para o fim e conecta o leitor com o próximo parágrafo (caso haja).
Dessa forma, o parágrafo se define como uma parte muito importante no momento da escrita, organizando e desenvolvendo as ideias que querem ser apresentadas. Dessa forma, é importante que haja coesão e coerência no momento da escrita.
Os parágrafos podem ser divididos atendendo à estrutura de cada texto, crônica, artigo, dissertação e etc. Assim, os parágrafos podem ser:
- Curtos – geralmente usados em propagandas, publicidades e textos infantis.
- Médios – aparecem com mais frequência em jornais e revistas. Assim, possuem a função de informar.
- Longos – normalmente são usados textos acadêmicos como artigos, monografias, teses e etc.
- Descritivos – são caracterizados pelo uso de adjetivos, orações coordenadas e verbos de ligação.
- Narrativos – utilizados em parágrafos de livros de história. Assim, o discurso é direto e o travessão é utilizado para separar falas de personagens.
- Dissertativos – são construídos com base em ideias argumentativas.

Dicas para escrever um parágrafo
Cada parágrafo deve apresentar apenas uma ideia-núcleo
Essa é a primeira dica e deve ser pensada antes da escrita, para que o parágrafo se desenvolva com coesão e coerência. Assim, após a ideia central, ideias secundárias podem ser desenvolvidas com mais facilidade. Logo, ideias que não dialoguem com a proposta principal devem ser inseridas em um novo parágrafo.
O tópico frasal é a frase inicial de cada parágrafo
Dessa forma, a frase inicial precisa dar ao leitor uma ideia geral do que vai ser tratado. Sendo assim, precisa ser objetiva e concisa sendo composta por, no máximo, duas ou três frases.
Não existe para o tamanho exato do parágrafo
O tamanho do parágrafo desenvolvido será escolhido de acordo com o tipo de texto desenvolvido. Assim, não deve apresentar uma extensão longa e nem pequena, ou seja, a moderação é o que conta.

Ideia-núcleo, ideias secundárias e conclusão
A estrutura do parágrafo segue em estruturação padrão que, se bem desenvolvida, evita confusões no decorrer da leitura. Assim, a ideia-núcleo, secundárias e a conclusão são imprescindíveis, principalmente em textos acadêmicos e jornalísticos.
Leia o texto em voz alta
Ao terminar, como forma de identificar possíveis erros ortográficos, de coesão e coerência, a leitura em voz alta é uma alternativa bastante eficaz. Assim, a revisão das ideias e do desenvolvimento são importantes para a compreensão do todo.
O que achou de ler sobre o que é um parágrafo e como ele estrutura? Então confere também esse outro texto sobre Afim ou a fim? – Significados, diferenças e quando usar
Fontes: Significados, Escola Kids, Brasil Escola
Fonte imagens: Notícias Universia, Rock Contente, Breves fragmentos, About Rédaction