A natureza é repleta de animais de diferentes tipos e espécies. Logo, aqueles que se desenvolvem dentro de um ovo são classificados como ovíparos. Dessa forma, são animais que possuem o processo de desenvolvimento fora do corpo da mãe, na água ou na terra. Assim, o ovo consta apenas com o feto fecundado.
O embrião se alimenta de nutrientes (vitelo) presentes dentro dos ovos até que o momento da eclosão chegue. Assim, a fecundação desses animais pode ocorrer de forma externa ou interna. Ou seja, na fecundação interna o macho deposita os espermatozoides no corpo da fêmea.
Por outro lado, na fecundação externa, o macho libera os espermatozoides em cima dos ovos já depositados pela fêmea. Assim, podemos citar como exemplo de animais ovíparos alguns peixes condrictes, aves, répteis e animais invertebrados.
Exemplos de animais ovíparos
Os principais tipos de animais ovíparos são classificados como anfíbios, aracnídeos, aves, insetos, mamíferos, moluscos, peixes e répteis. Nesse sentidos, podemos citar:
- anfíbios – rã e sapo
- aracnídeos – aranhas
- aves – todas as aves, como galinhas, canário, pavão, pinguim
- insetos – formiga, barata, gafanhoto
- mamíferos – ornitorrinco, equidna (são animais também classificados como mamíferos porque as fêmeas possuem glândulas mamárias. Porém, seus filhotes nascem de ovos, sendo classificados como ovíparos).
- moluscos – caracol, lesma, polvo
- peixes – beta, tilápia, caracu
- répteis – cobra, tartaruga marinha, jacaré, crocodilo
Características de alguns animais ovíparos
Répteis ovíparos
Serpente
Serpentes são animais sem patas que possuem corpo cilíndrico, escamado e que rasteja. Assim, são exemplos de animais que produzem ovos e que o filhote eclode ao final do desenvolvimento.
Cobra
As cobras são um dos tipos de serpente. Sendo assim, todas as cobras são serpentes. Em contrapartida, nem toda serpente é uma cobra. Logo, as cobras também são classificadas como ovíparas.
Crocodilo
A fêmea de crocodilo consegue botar até 30 avos. Além disso, em seguida, para a proteção do ninho, a fêmea o constrói com pedaços de plantas e o protege com folhas e areia.
Peixes
Só para ilustrar, são exemplos os peixes beta, tilápia, caracu.
Insetos ovíparos
Formiga
As formigas rainhas são capazes de botar entre um e vários milhares de ovos em pouquíssimo tempo. Assim, são animais que ocupam a posição de operários ou soldados.
Aranha
As aranhas possuem o corpo ideal para o desenvolvimento de ovos. Assim, possuem o abdômen em forma ovoide e pode se dilatar.
Mamíferos
Ornitorrinco
São, também, classificados como mamíferos, pois, as fêmeas possuem glândulas mamárias. Todavia, os filhotes de ornitorrinco nascem de ovos, então, são classificados como animais ovíparos.
Anfíbios ovíparos
Em resumo, no caso dos anfíbios, citaremos as rãs, a reprodução é externa. Sendo assim, os machos depositam o espermatozoide sobre os ovos dentro da água. Como resultado disso, os ovos dão origem aos girinos que se transformam em rãs na fase adulta.
Moluscos
Polvo
São animais que depositam milhares de ovos e em diferentes lugares. Assim, a mãe cuida dos ovos até o fim do processo e, por não se alimentar, morre logo após os ovos eclodirem.
Caracol
Em suma, após o acasalamento, as fêmeas botam os ovos. Como resultado disso, os ovos possuem casca calcária e são pequenos. Logo, após alguns dias, pequenos caracóis nascem.
Curiosidades sobre os ovíparos
- Visto que os ovos ficam expostos, essa forma de reprodução possui menores chances de sobrevivência, pois está sujeita ao ataque de predadores;
- Contudo, no caso das baratas, é notável uma estratégia de reprodução eficiente, ao passo que as mesmas depositam ovos em uma bolsa cuja camada de proteção é espessa, chamada de ooteca;
- Ademais, curiosamente, fatores como estresse, desidratação, desnutrição, obesidade e até mesmo locais de nidificação inadequados podem afetar a saúde dos ovos;
- Por fim, distócia é o nome dado às dificuldades associadas ao parto e, nos répteis, refere-se à incapacidade da fêmea concluir ou reverter o processo reprodutivo.
E então, gosta de biologia? Pois bem, corre e confere essa outra matéria sobre os Mamíferos – Classificação, principais características e curiosidades, além dos 23 animais estranhos que existem por aí e você nunca viu.
Fontes: Toda Matéria, Escola Educação, Mundo Educação
Bibliografia:
- OLIVEIRA, Darcicléia. ANIMAIS OVÍPAROS. 2019. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/animais-oviparos
- SERAFIM, Ana Margarida Braz Ramos. DISTÓCIA EM RÉPTEIS OVÍPAROS. 69 f. Dissertação (Doutorado) – Curso de Medicina Veterinária, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2019. Disponível em: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/9675
- FERREIRA, Joana Luís. ESTASE REPRODUTIVA EM RÉPTEIS OVÍPAROS. 2013. 43 f. Universidade do Porto, 2013. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/66314/2/30805.pdf
Fonte imagem destaque: National Geographic