Gramática é o estudo ou tratado dos fatos da língua e linguagem, falada e escrita, e das leis que a regulam. Apresenta regras e também exerce funções, como analisar as estruturas de uma determinada língua.
Em constante evolução, a língua apresenta o que se usa efetivamente e alguns fatores que fixam as normas. Todavia, a Gramática carrega consigo uma série de recomendações do que deve ser entendido por norma culta, que deve ser conhecida e aplicada por todos.
Ainda, a Gramática deve ser capaz de reduzir a reputação da língua enquanto apenas um amontoado de regras estabelecidas por estudiosos. A ela cabe também prescrever e descrever o idioma, sobretudo preservá-lo, de modo que tenha utilidade para os falantes.
Por se tratar de um elemento dinâmico e que passa por transformações diariamente, a língua deve estar sempre à disposição dos falantes. Variações linguísticas (como o regionalismo) que compõem a língua também devem ser consideradas e, por isso, a Gramática apresenta tipos diferentes a serem enunciados no próximo tópico.
Tipos de Gramática
A Gramática é um sistema complexo e carrega consigo várias concepções com abordagens diversas. Nesse sentido, ela é dividida em quatro tipos diferentes:
Normativa
Busca padronizar a língua, estabelecendo normas do falar e do escrever correto. É conhecida por destacar a norma culta, sendo a gramática oficial, aquela ensinada em escolas.
Descritiva
Neste tipo de gramática, acontece a análise da língua quanto ao seu uso oral e suas variações. Também se apega à descrição dos fatos da língua, investigando-os e não apenas estabelecendo o certo e o errado dentro do sistema.
Histórica
Trata a história da língua ao longo do tempo, ou seja, estuda a origem e a evolução histórica da língua, desde a origem da escrita.
Comparativa
Todavia, neste caso são estabelecidas correspondências entre línguas distintas, a fim de estabelecer relações de parentesco.
A língua portuguesa, por exemplo, tem como línguas próximas a espanhola e a francesa, consideradas línguas românicas.
Divisões da Gramática
A Gramática analisa a língua, sistema tríplice que compreende um sistema de formas (mórfico), outro de frases (sintático) e um sistema de sons emitidos ao se falar, conhecido por sistema fônico.
Nesse sentido, a noção do que é Gramática divide-se na Morfologia, na Sintaxe e na Fonologia (fonética).
Então, o que achou da matéria sobre gramática? Se gostou, leia também: Etimologia, o que é? Definição, o que estuda e composição gramatical.
Fontes: Português, Só Português, Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação
Imagens: Uol, Guia do Estudante, Diário da Jaraguá, Gramática & Cognição