Língua Portuguesa

Etimologia, o que é? Definição, o que estuda e composição gramatical

A semelhança entre as línguas, a origem das palavras e a evolução linguística são estudadas pela etimologia, esta que faz parte da gramática.

Por Kariny Bianca

-

Você sabia que existe um estudo científico sobre a origem das palavras? De fato, a etimologia é a parte da gramática responsável por explicar a composição e evolução dos vocábulos, como também os significados dos fonemas. Além disso, a palavra etimologia vem do grego étumos, que significa real ou verdadeiro.

De modo geral, a linguística é uma das maneiras de compreender a etimologia, visto que para saber o porquê de certas palavras serem escritas com “SS” ou “Ç”, por exemplo, precisamos estudar a origem, o significado, a influência de outras línguas e as mudanças que sofreu ao longo do tempo.

Dessa forma, a etimologia retrata a construção do português falado no Brasil, suas expressões e palavras derivadas do latim e do tupi-guarani. Ademais,  as outras línguas como francês, italiano, espanhol e alemão também carregam histórias, expressões e palavras com significados reveladores.

Estudo da etimologia

É interessante compreender as semelhanças entre línguas diferentes e aprender palavras novas com o estudo da etimologia. Geralmente, as palavras se originam de outras línguas, sendo adaptadas de uma língua para a outra. Isto porque, o português possui forte influência do latim.

Estudo das palavras
Dizionaripiu

No entanto, ao reconstruir a história das palavras em textos antigos, podemos descobrir estruturas morfológicas de línguas mortas, ou seja, que não são mais utilizadas. A partir disso, entendemos como as regras de escrita se modificaram e descobrimos as origens das formas linguísticas.

Quer um exemplo de etimologia? Os nomes com “ph” com som de “f”, como Raphael e sophia, possuem influência do grego. Isto porque, a letra “f” não existia na língua grega, utilizava-se o “ph”. Sobretudo, essa variação ainda é muito presente na língua portuguesa.

Resumidamente, a etimologia estuda a origem das palavras, as semelhanças entre as línguas e a evolução linguística. Ao passo que, existem as falsas etimologistas, que são palavras parecidas com outras já existentes, mas apenas quando são escolhidas pela cultura popular sem qualquer aprovação de um etimologista.

Por fim, separamos alguns exemplos de palavras da língua portuguesa que receberam influência de outras línguas.

  • Amor: originada do latim amor, visto que a grafia e o significado são os mesmos;
  • Abacaxi: tem origem no tupi iba-cati, que significa fruto que cheira muito;
  • Trabalho: de origem do latim tripaliu, que significa ser torturado.

O que achou dessa matéria sobre etimologia? Se gostou, confira também: Linguística, o que é? Definição, principais teorias e definições verbais 

Fontes: InfoEscola, Dicio e Significados

Imagens: Vortex Magazine e Dizionaripiu

Próxima página »