Biologia

Núcleo celular, o que é? Funções, estrutura nuclear e divisão celular

O núcleo de uma célula é a base para a maioria de suas funções, é aqui que fica armazenado os cromossomos para a divisão celular

Atualizado em 23/01/2020

Você sabia que em nosso corpo possui bilhões de células? E que cada uma exerce uma função em nosso organismo? O que, aliás, é controlado por um núcleo, que possui inúmeras funções. Sobretudo, nesta matéria você irá conhecer mais sobre o núcleo celular e sua importância.

Primeiramente, precisamos partir dos conceitos básicos. Em suma, o núcleo é uma parte das células eucariontes, envolto de uma membrana nuclear, ou a chamada carioteca (karyon = núcleo; théke = invólucro). Além disso, é aqui que fica guardado os cromossomos e os nucléolos, imergidos em um nucleoplasma (cariolinfa).

Geralmente, os núcleos possuem um formato meio esférico, com um diâmetro igual a 5 μm. Entretanto, também possui uma morfologia lobular: bilobulados ou mulltilobulados; presente em células de defesa.

Núcleo Celular - Funções, carioteca e divisão celular
Fonte: Infoescola

Para além disso, ainda há as células sem núcleo, conhecidas como anucleadas. Podemos citar de exemplo as hemácias, presentes em nosso corpo. Assim, as células se diferem uma da outra, nos tecidos, de acordo com o número de núcleos. Logo, existem as mononucleares (células epiteliais), binucleadas (células hepáticas e as multinucleadas (células musculares), por exemplo.

Funções da membrana do núcleo:

  • Possui duas camadas lipoproteicas;
  • Há inúmeros poros comunicantes com o hialoplasma, onde saem e entram substancias;
  • Protege o material genético
  • É uma barreira física, que regula o metabolismo, através do processo de transcrição.
Núcleo Celular - Funções, carioteca e divisão celular
Fonte: Tira o Jaleco

Apesar de já dito, cada célula pode reagir de inúmeras maneiras a cada processo. Por exemplo, quando ocorre a interfase, período de síntese intensa, o núcleo apresenta característica evidente. Enquanto isso, durante o período de multiplicação (mitose ou meiose), a carioteca e o nucléolo se desintegram.

Estrutura do núcleo:

Basicamente, é constituído por um envoltório nuclear, pela cromatina, pelo nucléolo, pela matriz nuclear e pelo nucleoplasma.

  1. Envoltório nuclear: Também conhecido como carioteca, é constituído por duas membranas e permite a separação entre o núcleo e o citoplasma, em uma célula. Essa parte do núcleo possui inúmeros poros, que selecionam as moléculas que saem e entram no núcleo.
  2. Cromatina: Em suma, a cromatina são os filamentos de DNA, junto a proteínas (histona). É aqui onde são formados os cromossomos. Por fim, há dois tipos a heterocromatina e a eucromatina.
  3. Nucléolos:Os nucléolos são densos, constituídos por RNA e DNA. Basicamente, eles são especializados na produção de ribossomos, que, por sua vez, se associam a certas proteínas para forma subunidades. Assim, as subunidades ribossômicas, ficam armazenadas no nucléolo e saem quando ocorro a síntese proteica.
  4. Matriz nuclear:A matriz nuclear funciona como uma espécie de esqueleto, que dá suporte aos cromossomos, que possuem fibra muscular.
  5. Nucleoplasma:Substancia que imerge o espaço entre as estruturas presentes no núcleo, como o nucléolo e a cromatina.
Núcleo Celular - Funções, carioteca e divisão celular
Fonte: Citologia

 É importante ressaltar que não é só no núcleo que encontramos DNA em uma célula. Já que há material genético também nas mitocôndrias e nos cloroplastos.

 Divisão Celular

 Em resumo, precisamos entender que esse processo origina duas células-filhas idênticas, chamado de mitose. A princípio, a divisão celular ocorre depois das fases: metáfase, anáfase e telófase, até então originar duas células-filhas. Enquanto isso, quando essas células-filhas possuem metade do número de cromossomos, o processo é chamado de meiose.

Nos organismos unicelulares a divisão celular determina a reprodução desses seres. A medida que nos multicelulares a divisão é importante para o crescimento e desenvolvimento do organismo. Logo, o nascimento de uma nova célula e todo processo de divisão é denominado de ciclo celular.

Núcleo Celular - Funções, carioteca e divisão celular
Fonte: Biologia Total

Gostou dessa matéria? Então venha conhecer essa: Citologia, saiba o que é e como é a estrutura no interior das células

Fontes: Brasil escola, Brasil Escola e Toda Matéria 

Imagem destacada: BiologiaNet