Você já viu a neve? Já fez anjinho ou até mesmo a provou? A neve é um fenômeno natural meteorológico. Em suma, ela acontece quando as nuvens do céu estão com temperatura inferior a 0ºC. Com isso, o vapor de água condensa e formam cristais de gelo.
Frequentemente, ela incide em regiões cujo clima é frio ou temperado. Como resultado disso, torna-se familiar ao cotidiano de várias pessoas e culturas, principalmente nos lugares próximos às extremidades do planeta, onde a população acostumou-se com o clima fixamente frio.
No entanto, como exatamente forma-se a neve? Ela é igual em todos os lugares ou possui formatos variáveis? Por acaso existem tipos de neve? E como esse fenômeno relaciona-se com o clima? Pois bem, logo abaixo estão as respostas para essas questões.
Como se forma?
Primeiramente, quando uma nuvem tiver temperatura suficientemente baixa, o vapor de água que se encontra nela se congelará. Assim, forma cristais de gelo. Com isso, quando a temperatura está entre -40ºC e 0ºC, esse vapor de água cristaliza em torno de pedacinhos de poeira presentes na nuvem. Logo, esses cristais de gelo podem permanecer nas nuvens.
Entretanto, se forem suficientemente pesados, podem cair ao chão. Assim, durante a queda, podem unir-se a outros cristais de gelo, formando flocos de neve. Um floco de neve pode conter até cem cristais de gelo. Mas alguns cristais de gelo isolados também caem sob a forma de neve.
Formatos dos flocos
A maneira como os cristais de gelo se juntam confere a cada floco de neve um desenho singular. Basicamente, os flocos têm sete formatos. Só para ilustrar, os mencionamos abaixo:
- Estrelas;
- Agulhas;
- Dendritos (que têm ramos);
- Pratos;
- Colunas;
- Colunas coroadas por pratos e irregulares (danificados).
Logo, o formato que um cristal de gelo assume depende da temperatura e do teor de umidade presente na nuvem. Mesmo assim, a maioria dos flocos de neve tem seis pontas ou seis lados.
Tipos de neve
De acordo com a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, existem sete tipos de neve:
- Flocos (gelo em forma de floco);
- Grão (partículas bem pequenas e opaca de gelo);
- Grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro);
- Graupel (partículas pesadas de neve);
- Granizo (pedras solidas de gelo);
- Chuva congelada (água congelada ao entrar em contato com o solo);
- Aguaneve (cai no chão com traços de cristalização).
Influências do clima
Agora vamos entender o que acontece com os flocos em certas condições de ar:
- Ar quente: caso a temperatura do ar seja superior a 0 ºC, os flocos de gelo irão se derreter total ou parcialmente, podendo chegar ao solo na forma de granizo ou mesmo chuva.
- Ar úmido: se o ar é úmido e a temperatura é próxima a 0 ºC, os flocos de neve se juntam com facilidade, formando grandes flocos de neve. Esses flocos são mais fofos e ideais para fazer bonecos de neve.
- Ar frio e seco: quando os flocos de gelo caem em uma atmosfera seca e muito fria, adquirem uma textura semelhante ao pó e não se juntam facilmente. Essa é a neve ideal para esquiar.
Efeitos da neve
A princípio, o que poucos sabem é que ela exerce efeito profundo sobre o clima e os seres vivos. Porque, a presença de uma camada de gelo sobre o chão ajuda a manter o ar frio, porque ele reflete, ou manda de volta, a maior parte do calor do Sol.
Enquanto isso, uma capa de cristais de gelo também pode proteger plantas pequenas contra os efeitos do frio intenso. Quando ela derrete, na primavera, fornece água doce para pessoas e animais.
No entanto, quando a neve passa anos sem derreter, pode formar enormes placas de gelo conhecidas como geleiras.
Consequências negativas
Apesar da bela, a neve pode ser um problema em lugares onde se neva muito. Em suma, um dos grandes perigos é que quando úmida e em temperaturas entre -5 ºC e 2 ºC deixa as pistas muito escorregadias, causando derrapagem de veículos.
Em temperaturas mais baixas e condições atmosféricas mais secas não é comum que as pistas fiquem escorregadias. Assim, nesses casos, o problema é o acúmulo de neve, que pode impedir a locomoção das pessoas e veículos. Além disso, sobretudo, ainda há avalanches, que levam tudo que está na frente.
Você sabe onde existe neve?
Assim como citado acima, a neve acontece em regiões de clima frio ou temperado, em regiões próximas aos trópicos. Além disso, também é possível encontra-la em zonas de média ou elevada latitude.
No Brasil
Por mais estranho que pareça, há neve no Brasil. Embora apresente clima tropical e elevadas temperaturas, em uma pequena parte brasileira há precipitação de flocos de gelo.
Essencialmente, esse fenômeno ocorre ocasionalmente, sendo mais comum nos pontos mais elevados dos planaltos serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sobretudo, no ano de 1975, houve uma onda de frio no Brasil, deixando a região Sul coberta de gelo.
Além disso, outros estados também registraram o fenômeno, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Curiosidades
- As avalanches ocorrem quando uma grande quantidade de flocos acumulam em um local íngreme. Assim, sofrem a ação da gravidade e se desloca de maneira rápida e violenta.
- Grandes quantidades acumuladas de neve podem demorar para derreter devido à capacidade dereflexão da luz do gelo. Logo, a superfície do gelo reflete, em média, 90% da energia que incide sobre ela.
- Parece bizarro a cor do gelo ser translúcido e nós enxergarmos a neve branca, mas isso ocorre devido toda a luz é refletida de volta para nossos olhos.
- Nevascas acontecem quando há queda de muitos flocos de gelo durante a ocorrência de ventos muito fortes.
- Apesar de parecer impossível, os iglus podem garantir temperaturas muito mais altas em comparação com a parte externa e isso se deve ao isolamento térmico produzido pelo gelo.
E então, gostou dessa matéria? Aproveite e venha conhecer essa: O que você sabe sobre o Polo Norte? Separamos imagens que vão te surpreender
Fontes: BrasilEscola, Significados e Escola Britannica
Bibliografia:
- ALMEIDA, Lúcia Marina Alves de. Fronteiras da Globalização. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2004.
- MAGNOLI, Demétrio e ARAÚJO, Regina. Construção Do Mundo – Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2005.
- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil – Volume Único. São Paulo: Editora Harbra, 2016.
Imagem destacada: The Sun