Os monossacarídeos são uma das categorias de divisão dos carboidratos. Esses compostos são, portanto, carboidratos simples que podem facilmente se ligar aos glicídeos. Quando todas essas estruturas simples se juntam, acontece a formação de um polissacarídeo.
Monossacarídio vem de “mono” e significa um, ou seja, são monômeros que não podem ser quebrados em unidades menores. A etimologia da palavra “mono” quer dizer “solteiro”, e “sacchar” significa “açúcar”.
O que são os monossacarídeos?
Os monossacarídeos são, basicamente, carboidratos, ou açúcares simples, capazes de realizar combinações entre si. Sua estrutura molecular é ligada ao carbono e não pode ser abaixo de 3 ligações. Sua fórmula é dada da seguinte maneira: (CH2O)n.
Os átomos de carbono, por sua vez, auxiliam na classificação dos monossacarídeos. Além disso, seus números atômicos, nomes e fórmulas são:
Triose – número de carbono 3 -> C3H6O3
Tetrose – número de carbono 4 -> C4H8O4
Pentose – número de carbono 5 -> C5H10O5
Hexose – número de carbono 6 -> C6H12O6
Heptose – número de carbono 7 -> C7H14O7
Onde encontrar
Das classificações acima, os mais famosos estão relacionados à D-Ribose, com 5 carbonos e a D-frutose, ou D-Glicose, com 6 carbonos. A pentose e hexose são encontradas, sobretudo, no DNA e no RNA.
Os monossacarídeos são responsáveis por produzir os ácidos que dão origem ao material genético das células. Ou seja, sem esses carboidratos, não haveria a vida.
Além disso, as hexoses, como a frutose, são fontes de energia e alimentação para muitos seres vivos. Principalmente as plantas, porque elas mesmas produzem a glicose para sobreviver. Isso ocorre para que ela mantenha o funcionamento de seu organismo.
Seja fruto, glicose ou galactose, todas essa moléculas desempenham a função energética.
Hexose nos alimentos
Além das plantas, há, portanto, a grande incidência de moléculas de monossacarídeos nos alimentos que comemos no dia a dia. Abaixo, listamos alguns que são fundamentais para a saúde do nosso corpo:
Mel
Fonte de dissacarídeos, o mel está entre os alimentos ricos em carboidratos considerados fonte de glicose. No entanto, estes mesmos compostos são encontrados, por exemplo, nas plantas. Contudo, o fornecimento de energia não é o seu único benefício.
Como característico dos carboidratos, o mel possuiu um gosto adocicado e pode ser usado para substituir o açúcar convencional. Sua funções aliviam, sobretudo, doenças como reumatismo, problemas gástricos, além de ser calmante e expectorante.
Frutas
As frutas são carregadas de frutose e têm seu adoçante natural. O mais interessante em relação a esse monossacarídeo é que ele também é encontrado nos espermas. Os nutrientes naturais das frutas são riquíssimos para a saúde e não contam com contraindicações.
Para os pacientes com problemas de diabetes, inclusive, a frutose é muito indicada, pois não altera de forma alguma os níveis de açúcar no sangue. Mas, como tudo, é preciso prestar atenção aos excessos.
Leite
A galactose é, sobretudo, um dissacarídeo exclusivo do leite e é rico em energia. Para os consumidores desse alimento, o monossacarídeo é importante porque ajuda a regular o intestino e proporciona também a melhor absorção de cálcio, magnésio, zinco e manganês.
Absorção do monossacarídeo?
Os monossacarídeos, presentes nos carboidratos acima, são absorvidos no organismo através do intestino. Depois de processados pela parede desse órgão, são lançados para o sangue, tornando-se responsável pela distribuição da energia.
Os dissacarídeos e polissacarídeos são, portanto, derivados do monossacarídeo. Essas grandes ou pequenas moléculas de açúcar, também passam pelo fígado, tornando-se importantes para o “filtro” do corpo humano. A partir desse ponto, há a decisão da distribuição, queima ou armazenamento do açúcar.
Em suma, os carboidratos citados acima são especialmente pertencentes à família de importância biológica. Outros grupos funcionais são, portanto: aldoses, cetoses, isomeria óptica e estrutura cíclica.
Por fim, saiba mais sobre Bioquímica, o que é? Definição, o que estuda, função e metabolismo
Fontes: Viva Bem, Cooper, Minha Vida 1, Minha Vida 2, Tua Saúde, Dammous, Toda Biologia, Info Escola 1, Mundo e Educação, Portal São Francisco, Só Biologia, Info Escola 2
Fontes de imagens: Conceitos, Wikipedia 1, Huffpost, Para Eles, Peb Med, Andreia Torres Phd, Wikipédia 2, Mundo e Educação