Biologia

Mitocôndrias, o que são? Definição, estrutura e principais funções

Mitocôndrias são um complexo de organelas presentes nas células. A principal função está na liberação de energia para as atividades celulares.

Atualizado em 25/01/2020

As células são divididas em dois tipos principais, as eucarióticas e as procarióticas. Nesse sentido, dentro das células eucarióticas está presente o que chamamos de mitocôndrias.

As mitocôndrias são formadas por um conjunto complexo de organelas, responsáveis, principalmente, pela energia que cada célula carrega. A energia das células, nesse sentido, é gerada pelo processo de respiração celular.

Dessa forma, as características principais das mitocôndrias pode variar de acordo com alguns aspectos. Dentre eles podemos citar o tamanho de cada célula e o tipo. Além disso, vale destacar que as mitocôndrias apresentam em sua composição o próprio material genético.

Origem das mitocôndrias

De acordo com estudos feitos sobre as mitocôndrias, constatou-se que esse conjunto de organelas possui material genético (DNA), assim como nas bactérias, além de ribossomos.

Mitocôndrias, o que são? Definição, estrutura e principais funções
Exemplo de célula eucarionte. Fonte: Estudo Prático

Nesse sentido, os primeiros relatos sobre a existência das mitocôndrias vem de organismos procariotas encontrados antigamente. Essa afirmação é a base da Teoria Endossimbiótica ou Endossimbiogênese.

Dessa forma, organismos primitivos, após se alojarem dentro de células eucariontes, teriam se transformado em mitocôndrias, de acordo com o processo evolutivo.

Formação de uma mitocôndria

O que forma uma mitocôndria são as membranas lipoproteicas. Visto isso, essas membranas podem ser localizadas tanto na parte externa, quanto no interior das organelas. Além disso, podem ser encontradas nos seres eucariontes, como plantas, animais, algas, fungos e etc.

Assim, na parte externa a mitocôndria se assemelha à outras organelas. Dentre as principais características estão os lipídios e as proteínas chamadas de deporinas, além do fato de serem lisas. As proteínas presentes nessas organelas são responsáveis pelo transporte de outras moléculas.

Mitocôndrias, o que são? Definição, estrutura e principais funções
As mitocôndrias são responsáveis pela produção de energia celular, além de carregarem o próprio DNA. Fonte: Fronteiras da Ciência

Já na membrana interna a característica mais presente são as dobras em grande quantidade. À essas diversas dobras dá-se o nome de cristais mitocondriais, responsáveis, por exemplo, na produção de energia dentro da célula.

A energia que é produzida dentro das células auxiliam em processos de extrema importância no corpo. Como exemplo, podemos citar a regulação térmica que é possível graças a produção de energia das mitocôndrias.

A respiração celular

As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular que fica armazenada na chamada adenosina trifosfato, ou simplesmente, ATP. Após o armazenamento dessa substância a energia produzida é liberada, sendo responsável à vida aeróbica.

No momento em que a reação da respiração celular ocorre, as moléculas presentes nas células concentram uma reação com o gás oxigênio (O2). Em seguida, a reação é transformada em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e, por fim, ocorre a liberação de energia.

Assim, temos: C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia.

Gostou da matéria? Então, corre pra conferir o que é um Neurônio e o que são Nêutrons.

Fontes: Toda Matéria, Info Escola e Só Biologia

Fontes imagens destaque: Curso Enem

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.