Você já parou para pensar como as perguntas são respondidas? Melhor, como as perguntas científicas são respondidas? Muitos dos saberes que obtemos durante a vida vieram por meio do senso comum, ou seja, o conhecimento que responde as perguntas corriqueiras. Mas como cientistas, por exemplo, chegaram às respostas médicas, geográficas, filosóficas? Simples, utilizaram o método científico.
O método científico trata-se, então, de uma espécie de manual seguido por aqueles que desejam responder perguntas científicas. Neste caso, é organizado por etapas que são seguidas até que a ideia seja testada e comprovada (seja de forma positiva ou negativa – quando a teoria se prova falsa). Assim, o método pode variar em relação ao tipo de ciência que é empregado.
Entretanto, a forma mais usual do método científico – baseado em experimentações, testes lógicos e matemáticos, por exemplo – utilizado nas ciências da natureza, foi desenvolvido por cientistas como Galileu Galilei, Antoine Lavoisier e Robert Boyle. Filósofos como Francis Bacon e René Descartes também tiveram contribuições para a construção do método.
Definição de método científico
Utiliza-se o método científico para responder uma pergunta ou, para o aprofundamento em estudos já existentes. Assim, pesquisadores de universidades, por exemplo, traçam qual caminho seguir até atingir o objetivo da pesquisa.
Portanto, o método utilizado nas ciências divide-se nas seguintes etapas: observação, questionamentos, hipóteses, experimentação, análise de resultados e conclusão. Caso aplique-se o método para pesquisas nas ciências humanas aplicadas, por exemplo, a linha de raciocínio é um pouco diferente.
Ou seja, o pesquisador inicia com a pergunta – parte inicial de qualquer método científico e, em seguida, começa a revisão bibliográfica. Com a bibliografia já organizada, o próximo passo é a formulação da hipótese. Neste caso, não estão inseridos experimentos e lógicas matemáticas.
Emprega-se então, a pesquisa científica, utilizando o método a fim de solucionar indagações a cerca do problema ou questionamento. As perguntas surgem quando as respostas para estudos já concluídos precisam, por algum motivo, passar por averiguação. Além disso, é comum quando, uma simples pesquisa não consegue responder as indagações.
Etapas do método científico
Como vimos, o método científico divide-se em observar, elaborar a questão problema, estabelecer hipóteses, partir para a experimentação, analisar os resultados e concluir o estudo. Agora, vamos entender como funciona cada etapa especificamente.
Bom, a observação – como o próprio nome sugere – é a parte em que o pesquisador irá observar dada situação ou material. É a partir da observação que as indagações começam a surgir. O próximo passo, então, será elaborar questionamentos sobre a situação observada.
As perguntas, neste caso, podem ser respondidas com base no conhecimento prévio do pesquisador. Com isso, elaboram-se as hipóteses como respostas às perguntas da etapa anterior. A hipótese é parte fundamental da pesquisa e deve ser feita de forma cuidadosa. Isso porque, é por meio das hipóteses que realizam-se as experimentações.
Na etapa da experimentação respondem-se as hipóteses, ou hipótese, formuladas. Os pesquisadores utilizam de material bibliográfico ou experimentações, quando o trabalho é feito em campo, por exemplo. Aqui, cada profissional desenvolve o método de acordo com a área científica pesquisada.
Em seguida, realiza-se a análise dos resultados com base nas respostas das hipóteses formuladas. Pode ocorrer, em alguns casos, que o resultado não seja satisfatório. Quando isso ocorre, o pesquisador pode formular novas hipóteses e, consequentemente, fazer novas experimentações. Caso os resultados se mostrem suficientes, a próxima etapa será a conclusão da pesquisa.
Conclusão
Em suma, na conclusão, o pesquisador chega ao resultado final da pesquisa científica. Assim, torna-se possível averiguar se as respostas obtidas possuem sentido em relação ao questionamento. Com isso, possibilita-se fazer afirmações sobre a situação ou material analisado.
Dessa forma, quando estabelecem as afirmações por meio do método científico as mesmas denominam-se teorias. Caso os resultados sejam testados e averiguados por diversas vezes e a resposta obtida for sempre a mesma, as afirmações se tornam leis.
Método dedutivo e método indutivo
O pesquisador pode ou não seguir a ordem das etapas do método científico. Ou seja, não é algo fixo e rígido feito sempre da mesma maneira. Além disso, existem formas diferentes de aplicar o método, por exemplo, quando já existem hipóteses.
Neste caso, o método é denominado de dedutivo e utiliza da análise para averiguar hipóteses já respondidas – chamadas de axiomas, ou comprovar teorias, denominadas de teoremas. Por conta disso, esse tipo de método também é chamado de método hipotético-dedutivo, sendo utilizado na filosofia, leis científicas e na educação.
Em contrapartida, utiliza-se o método indutivo para chegar à conclusões sobre determinada situação ou problema. Porém, se baseia em conhecimentos que já existem como forma de atingir o resultado. É um processo de indução baseado em dados gerais.
E então, o que achou da matéria? Aproveita que já está aqui e confira quem foi Malcolm X e quais os principais nomes da Literatura Brasileira.
Bibliografia:
- DIAS, Diogo Lopes. “Método científico”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/metodo-cientifico.htm. Acesso em 30 de abril de 2020.
- JACOBSEN, Priscila Saraiva. Como funciona o método científico? 2016. Disponível em: https://www.ufrgs.br/bibliotecacentral/como-funciona-o-metodo-cientifico/. Acesso em: 30 abr. 2020.
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2007.